Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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A FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL
Jhessiene Keila da Silva Mendes, Luanna Vivório Cardoso Santos, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


A formação inicial do professor alfabetizador constitui-se através dos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Neste sentido, este trabalho objetiva discutir o lugar da formação do professor alfabetizador em tais cursos. Para tanto, realizou-se uma análise documental das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Brasil, nas modalidades presencial e à distância. O levantamento dos dados foi realizado através dos sites das Universidades, no ano de 2022. Adotou-se como referencial teórico a abordagem enunciativa discursiva de alfabetização. Os resultados parciais da pesquisa apontam para a necessidade de conhecer, analisar e refletir sobre as propostas dos cursos de Pedagogia do Brasil, a fim de contribuir para a efetividade da formação do professor alfabetizador, bem como para o planejamento de políticas públicas que favoreçam a redução do analfabetismo no país.

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