Apresentação VI CONBALF
| Apresentação | |
| Lourival José Martins Filho, Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Elizabeth Orofino Lucio, Selma Costa Pena |
Alfabetização e políticas públicas
| O VAGAR DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA | |
| Cátia Marinello |
| A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | |
| Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santos, Josevaldo Trindade dos Santos, Claudionor Alves da Silva |
| A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS NACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL (2001 – 2019) | |
| Lúcia Veiga Schermack, Tânia Maria Massaruto de Quintal, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fraulein Vidigal de Paula |
| A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): dissonâncias com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) | |
| Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza, Lívia Lempek Trindade Monteiro |
| AS APROPRIAÇÕES DA TEORIA DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA NOS PCN E NA BNCC | |
| Maria Vitória Bezerra da Silva |
| AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS: alguns dispositivos de governo da infância engendrados entre 2019 e 2022 | |
| Cristiane Perol da Silva |
| AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA: implicações para o ensino da leitura e formação de leitores no 2º ano do ensino fundamental | |
| Schirlen Pancieri Lima, Cleonara Maria Schwartz |
| BREVE PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO NO BRASIL | |
| Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa |
| Campanhas nacionais de alfabetização de adultos (1947-1963) | |
| Polyanna Silva Goronci |
| CURRÍCULO COMO TERCEIRA MARGEM: questionando os sentidos de currículo no PNLD 2022 | |
| Isabele Lacerda Queiroz, Jéssica Couto e Silva do Nascimento, Carolina Duarte Pandini Liporage |
| DISSONÂNCIAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) | |
| Luciana Leopoldino Carvalho, Milka Helena Carrilho Slavez |
| E o “outro” no Projeto ABC? Rompendo a autoridade no movimento “Efeito Mateus” | |
| Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Manoela do Nascimento Morgado |
| Esperançar através de diálogos e práticas: a Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf como espaço de resistência | |
| Daiane Aparecida Mesquita Marciano, Antônio Marcos Murta |
| LEITURA E LITERATURA NO PNAIC: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA | |
| KATIA CILENE DA COSTA |
| LETRAMENTO E LITERACIA: disputas discursivas na Política Nacional de Alfabetização e na produção acadêmica brasileira | |
| Maria Carolina da Silva Caldeira |
| MÉTODO FÔNICO: O “NOVO-VELHO” CAMINHO À ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA NOS DISCURSOS DE ALFABETIZADORES | |
| Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| O PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: reflexões a partir de um olhor acerca da história dos métodos de alfabetização e da concepção de leitura | |
| Mariana Antunes Portis |
| O SILENCIAMENTO DA HETEROGENEIDADE DAS APRENDIZAGENS NO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES | |
| Bárbara Santos Alves |
| OBRAS DIDÁTICAS DESTINADAS A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL APROVADAS NO PNLD 2019: que sugestões de atividades de leitura e de escrita são propostas no livro “Pé de brincadeira”? | |
| Augusto Vinícius Olveira da Silva, Alexsandro da Silva |
| POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva foucaultiana do discurso | |
| Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: discursos em disputa | |
| Fernanda de Araújo Frambach |
| POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA PROMEIRA INFÂNCIA | |
| Leila Regina Oliveira Chinelatto |
| PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o que propõem os PCN e a BNCC? | |
| Elifalety Silva Nascimento, Alexsandro da Silva |
| PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO (PAS) NO ESTADO DE PERNAMBUCO: percepções de professoras alfabetizadoras | |
| Risocleide Aparecida Maria Da Silva |
| PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise do curso “Práticas de produção de textos” | |
| você Daniela Silva, Senhora Ferraz Leal |
| QUANDO UMA POLITICA DE ALFABETIZAÇÃO ENTRA EM JOGO E ROMPE COM UMA TRADIÇÃO PEDAGÓGICA CONTRUÍDA A LONGO DE 40 DECÁDAS | |
| ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA |
| REVISITANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROGRAMAS FEDERAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS | |
| Giovanna Rodrigues Cabral, Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
| TEMPO DE APRENDER– ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Ramona Graciela Alves de Melo Kappi |
| TEMPO DE APRENDER OU PARA APRENDER? | |
| BONNIE AXER, Sabrina EUGÊNIO |
| UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA “CONTA PRA MIM” DO GOVERNO FEDERAL | |
| Thaíse Machado Santos, Tainá Pinto Bessa Ribeiro, Letícia de Oliveira Affonso Salvador |
| VIDEOAULAS DO CURSO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise da organização do espaço da sala de aula na Educação Infantil | |
| ela Lempek Trindade Monteiro, ela Espíndola |
| A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES FRENTE A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: uma análise do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba/PA | |
| Gislayne Carvalho Pires, Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Micheli Silva dos Santos |
| A PROPOSTA CURRICULAR DE FLORIANÓPOLIS / SC: um estudo dos objetivos de aprendizagem de Língua Portuguesa a partir das facetas da alfabetização | |
| Marco Cesar Krüger da Silva |
| ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE BNCC: o que dizem algumas pesquisas sobre a temática | |
| Sthefany Sigolo, Heloisa Chalmers Sisla |
| Alfabetização, Letramento ou Literacia: perspectivas teóricas para a habilidade da leitura e da escrita | |
| Paula Rejane de Araújo Valente, Pérsida da Silva Ribeiro Miki |
| ALFABETIZAÇÃO: discurso oficial e desdobramentos do Projeto Conquista Maceió para a recuperação e recomposição de aprendizagens | |
| Vivian Souza Lima, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| ANÁLISE DA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO “ALFA EM AÇÃO” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARITUBA/PA: impactos e desafios | |
| Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Gislayne Carvalho Pires, Luiz Augusto Soares Mendes |
| ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise das ações desenvolvidas em 2020 e 2021 | |
| Priscilla de Freitas Mafra |
| AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: o entendimento das professoras sobre a contribuição para as turmas do 2º ano | |
| Maria José Barbosa, Ana Karla Gomes Pereira, Lo-Ruama Amaro de Oliveira |
| CURRÍCULO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para o processo de alfabetização | |
| Andrea Rodrigues Dalcin |
| CURRÍCULO E LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: significações produzidas nos textos oficiais | |
| Senhorita Ritta Costa |
| EQUIDADE COMO POLÍTICA AFIRMATIVA NO PROCESSO ALFABETIZADOR: uma análise no contexto do Programa LEIA+ | |
| Ana Celina Rabuske Corsi, Isabella De Meira Araujo |
| GT SAMAÚMA: por uma política de livro e leitura infantojuvenil no Portal da Amazônia | |
| SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO |
| INTENÇÕES E PROPÓSITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): que Educação Infantil (não) desejamos? | |
| Flávia Burdzinski de Souza, Gabriela Medeiros Nogueira |
| LETRAMENTO COMO SIGNO IDEOLÓGICO DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA: um contraponto à sanha [não menos ideológica] da Política Nacional de Alfabetização | |
| Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) | |
| Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes |
| POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: da produção à implementação | |
| Fabíola Cardoso Cecchetti |
| POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM A LER E ESCREVER NA ESCOLA: relações e reflexões. | |
| Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPARTILHADAS DE ALFABETIZADORAS EM ESCOLAS PORTUGUESAS E BRASILEIRA: implementação de políticas públicas para iniciação da leitura e da escrita | |
| Suzana Mary de Andrade Nunes, Fátima Carneiro Pereira |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA/CEARÁ | |
| Karine Andrade Mourão, Darlize Teixeira de Mello |
| PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: consolidação das práticas proficientes para o alcance de uma aprendizagem significativa | |
| Hislan Gomes de Almeida Rodrigues, Andrea Rodrigues Dalcin, Vanessa Sotelo da Silva, Tatiany Gomes dos Santos, Luciana Ribeiro Teixeira Oliveira, Renata Fernandes Gomes Olaia, Katerine Chagas Camargo Garcia |
| TEMPO DE APRENDER O QUÊ? A luta por significar o alfabetizar na Política Nacional de Alfabetização | |
| Phelipe Florez Rodrigues, Sonia de Oliveria Martins, Emerson Bezerra Vidal Gomes |
| UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM EM REDE: possibilidades com testagens diagnósticas a partir da psicogênese da Língua Escrita | |
| Carine Daiana Binsfeld, Caroline Leonhardt Romanowsk, Michelle Turra, Laura Pippi Fraga |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PROGRAMA TEMPO DE APREN | |
| Suzane Melo da Silva |
Alfabetização e história
| ASPECTOS HISTÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ATÉ 1963 | |
| Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos |
| A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: um encontro com Paulo Freire | |
| Cecília de Sousa Reibnitz |
| A EMERGÊNCIA DA UNESCO E DE SUA CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO: o ideário de educação fundamental no pós-Segunda Guerra Mundial | |
| Martinho Guilherme Fonseca Soares |
| A ESCOLA E AS DESCOBERTAS: lembranças de alfabetização | |
| Diana Lusa |
| A HISTÓRIA DA PALAVRA ESCRITA: um relato de experiência sobre as oficinas e suas contribuições para o ensino de História | |
| Aline Madalena Martins, Maria Sirlene Pereira Schlickmann |
| CONTRIBUIÇÕES DA CARTILHA “A CASINHA FELIZ”, DE IRACEMA FURTADO SOARES DE MEIRELES (1907-1982), PARA A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA | |
| Bruno Marini Bruneri |
| LIVRO DIDÁTICO- ALFABETIZAÇÃO E PARCERIA (1996) Um artefato em análise | |
| ela -- Vilar, ela Silva |
| MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS E MODOS DE ENSINO | |
| Magna Aparecida Unas Dias, Cancionila Janzkovski Cardoso |
| O direito à leitura e à escrita no contexto da lei 14.583 | |
| Bianca Anderson Laurintino, Marli Delmonico De Araujo Futata |
| O PERCURSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: estado do conhecimento a partir da Revista Brasileira de Alfabetização | |
| Bruna Aldine Muller, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi |
| “VÓ, EU NÃO VOU MAIS NA ESCOLA, VOU TRABALHAR”: indícios sobre leitura, escrita e escolarização em famílias negras de São Paulo | |
| Diego Benjamim Neves |
| A Cartilha maternal e o Método João de Deus em Belém do Pará | |
| Fabio Fujiyama da Fontoura, Elizabeth Orofino Lucio |
| A LEITURA (EM)CENA: o papel da fluência leitora no processo de alfabetização | |
| Marli Stuart Araujo, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria |
| ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: do paradigma dominante ao emergente | |
| Priscila Alves Pereira, Francisca de Paula Santos da Silva, Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Alberto Batinga Pinheiro |
| concepções de alfabetização: uma revisão de literatura | |
| senhora Souza Arellano |
| PRODUÇÃO EDITORIAL DE CARTILHAS E PRIMEIROS LIVROS DE LEITURA NO RS (1832-1976) | |
| Gabriela Medeiros Nogueira, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola |
| SÉRIE “LEITURAS INFANTIS”: o ensino de leitura no início do século XX por meio das obras de Francisco Furtado Mendes Vianna | |
| Alessandra Melo Secundo Paulino |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| RECURSOS DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA MEDIAR A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: um produto educacional do mestrado profissional em educação inclusiva | |
| Fabíola Cadete Silva |
| APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS | |
| Wenis Vargas de Carvalho |
| DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Ser e estar incluso no proceso de alfabetização | |
| Glécia Fernanda Caetano Fernandes Nasario, Tania Regina da Rocha Unglaub |
| Implicações da falta de regularidade na forma de nomear a profissional de apoio escolar | |
| Luíse Robaski Gregory |
| Letramento Queer: um olhar desobediente aos corpos dissidentes | |
| Mateus Valadão de Souza, Diuli Alves Wulff, Rafael Mendes |
| O LETRAMENTO FICCIONAL NA INFÂNCIA: formas de inserção na cultura escrita na periferia | |
| Clarice adalgiza Cruz dos Santos |
| O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA: COMO O APAGAMENTO DA LITERATURA AFRODESCENDENTE CONTRIBUIU PARA UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR EUROCENTRICA? | |
| Ela/dela Jessica Machado de Sena e Silva |
| OS SENTIDOS DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE NAS FALAS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUBÚRBIO CARIOCA | |
| Izabel Cristina Costa de Faria, Elizabeth Orofino Lucio |
| PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de concepções | |
| Mariana Antunes Portis, Clarice Adalgiza Cruz dos Santos |
| PRÁTICAS DECOLONIAIS DE ALFABETIZAÇÃO: tecendo saberes sobre o continente africano a partir da leitura e da escrita | |
| Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
| VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA PANTANEIRA: reflexões de práticas em sala de aula | |
| Regina Coelho Nogueira de Melo |
| A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS PCDS NO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA/PA | |
| Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos |
| ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E INCLUSÃO: Reflexões sobre estratégias pedagógicas e lúdicas no processo de ensino da escrita e da leitura para crianças com dificuldades de aprendizagem. | |
| jeane vieira souza |
| Contação de História para alunos com deficiência visual:Com a utilização do programa etnomatematica | |
| Izabela Monteiro Gilmara Santos Monteiro |
| LITERATURA E A REPRESENTATIVIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES | |
| Maria Clara Fajardo Souza Lima, Milena Prado Dos Santos Peres, Jennifer Willis Rezende de Sousa |
| OS DESAFIOS NO INTERIOR DA ESCOLA: POR UMA ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO | |
| Alenita Rodrigues da Silva, Marcia Machado de Lima, Jocilene Macedo da Silva Almeida |
| PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: vivências com a alfabetização durante a pandemia de COVID-19 | |
| Mateus Marques da Cunha, Aira Suzana Ribeiro Martins |
| Protagonismo na educação inclusiva: contribuindo no processo de alfabetização e letramento com cadernos sensoriais. | |
| Risele Dayane Costa de Souza |
| INTERCULTURALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE: o lúdico como estratégia de inclusão linguística de migrantes | |
| Lia Gomes e Carvalho e Oliveira, Yasmin Postiga da Fonseca |
Alfabetização e infância
| Gêneros da tradição oral e cultura lúdica em tempos de isolamento social | |
| Liane Castro de Araujo |
| QUAL O ESTADO DA ARTE SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL, NA ANPED E NO CONBALF, ENTRE 2015 E 2021? | |
| Fabiana da Silva Correia Souza |
| ALFABETIZAÇÃO PELA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: assunção à cidadania | |
| Silvane Friebel |
| OU ISTO OU AQUILO: Proposições metodológicas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita | |
| Gildene Lima de Souza Fernandes, Manoilly Dantas de Oliveira |
| REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E AS APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Danielle Jurema Barcelos, Alba Regina Battisti de Souza |
| A LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO: a formação leitora da criança | |
| Kalytha Rodrigues Silva, Aline Lemes Silva, Lethicia Rafaelly Fernandes Oliveira |
| Alfabetização de crianças numa perspectiva crítica | |
| Angela Barbara Rossetto, Almir Paulo dos Santos |
| ALFABETIZAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
| claudionor alves da silva, Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santo, Josevaldo Trindade dos Santos |
| AS VOZES MÚLTIPLAS NO DIÁLOGO ENTRE O VERBAL E O VISUAL: Repertório poético para a formação literária das crianças | |
| Lilane Maria de Moura Chagas, Cleber Fabiano da Silva |
| Consciência Fonológica na Primeira Infância | |
| Cristiani da Silva Inácio Nery |
| ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA E LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência de uma professora com o Porta Aberta Volume 2 | |
| Debora Djully Gomes da Paz, Maria da Conceição Lira da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque |
| LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões a partir dos documentos que orientam o currículo | |
| Luíse Penning Pereira, Larissa dos Santos Urquia |
| “NÃO COMPREENDIA BEM O SENTIDO”: as pesquisas sobre a linguagem escrita na Educação Infantil | |
| Elizangela Silva Mesquita, Adriana Leite Limaverde Gomes |
| O APLICATIVO GRAPHOGAME COMO PRODUTO DE UM CURRÍCULO EM DISPUTAS | |
| Carolina Silva Severo |
| O CUIDAR E O EDUCAR NA ORGANIZAÇÃO DAS ROTINAS DE ATENDIMENTO DA CRECHE DA REDE DIRETA PAULISTANA (1969 a 1982) | |
| Juliana dos Santos Camaru |
| O QUE AS CRIANÇAS DE 5 ANOS PENSAM SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA? | |
| Maryelen Evilly Reis de Amorim, Elizangela Gonzaga Rosa, Adriana Alves Fausto Gama |
| O SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO VAMOS TODOS APRENDER A LER (EDUBE/BID) - REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANOAS/RS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES | |
| Ananda Silva Palermo, Darlize Teixeira de Mello |
| A LITERATURA PELO VIÉS DA ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: mapeamento das produções acadêmicas | |
| Simone de Cássia Soares da Silva, Bárbara Cortella Pereira |
| A produção científico-acadêmico sobre o livro didático no contexto da Educação Infantil e o ensino da leitura e escritura | |
| Albene Cezar de Arruda, Bárbara Cortella Pereira |
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INFÂNCIA: reutilização de resíduos sólidos na Educação Infantil | |
| EVERTON VIEIRA RIBEIRO, JOSIANE VINHAS QUADROS |
| INFÂNCIAS: proteger e educar para a vida | |
| Anayse de Fatima Santos da Silva |
| Narrativas autobiográficas de crianças sobre a aprendizagem da escrita | |
| Ana Maura Tavares dos Anjos |
| ESTRATÉGIA DE LEITURA: Ler para encontrar | |
| Márcia Martins de Oliveira Martins |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| Alfabetização, educação e trabalho: discussões necessárias para o repensar dos currículos na/da EJA para uma formação humana e integral | |
| Jaqueline Luzia da Silva, Bruno Martins de Carvalho Paulo, Estefanne Beatriz Cordeiro do Nascimento |
| Cultura e educação popular na EJA: reflexões sobre memórias e afetividade no processo de alfabetização | |
| Jaqueline Luzia da Silva, Andréa Cristina Ferreira dos Santos, Priscila da Silva Barcellos |
| Educação de jovens e adultos: aprender para a emancipação ou para a certificação? | |
| Damiana Camila Vilalva França |
| ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: a importância da coordenação pedagógica nos polos educativos | |
| Lourival José Martins Filho |
| ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E HISTÓRIA DE VIDA: SENTIDOS E (RE)FORMULAÇÕES ENTRE SUJEITOS COM TRAJETÓRIA NA EJA | |
| Daniela Penha Monteiro Brito Pavini, Filomena Elaine Paiva Assolini |
| CAROLINA MARIA DE JESUS COMO ELEMENTO CONTEMPORÂNEO DE REFLEXÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Relato de experiência | |
| Melissa Branco |
| CATEGORIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O PROGRAMA DE ESCRITA INVENTADA NA EJA | |
| Juliane Gomes de Oliveira |
| Da invenção do "analfabeto" ao analfabetizado: leitura, escrita e população negra | |
| Marta Lima De Souza |
| LIVRO DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: projeto recomeçar e a constituição de identidades | |
| Liziana Arambula Teixeira, Francisca da Silva Cruz, Thaise da Silva |
| MEDIAÇÃO DE LEITURA EM UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS: As coincidências do inesperado | |
| Julia Soares Martini, Victória Luiza Vargas dos Santos |
| OS ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DE RETORNO PRESENCIAL | |
| Juliane Gomes de Oliveira, Simone de Assis Costa |
| Apropriação do sistema de escrita alfabética na EJA: desafios e possibilidades na prática das professoras | |
| Joanna Castro Magalhães Assenção, Francisca Maciel |
| CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: uma incursão crítico-reflexiva sobre a temática | |
| CECILIA MARIA MOURAO CARVALHO, Isa Mourão Carvalho |
| “EU POSSO APRENDER, EU SOU CAPAZ DE APRENDER”: o preconceito sofrido por alfabetizandos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos | |
| Charliel Lima Couto, Eliana Borges Albuquerque |
| LER E ESCREVER COMO DIREITO DE TODO CIDADAO Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos | |
| Jaqueline Maria Coelho Maciel |
| O ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA: estratégias de ensino aprendizagem na ejai no ensino municipal. | |
| Sra Patrícia Cabral Duarte |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma abordagem social e emancipatória | |
| Vitória Gabriela Lima Carvalho, Graziela Brito de Almeida, Odalisca Cavalcanti de Moraes |
| Abrindo Espaços para Atividade Criadora das Crianças: O Ateliê de História Coletiva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
| Bruna Eduarda Olivera da Silva, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| ASPECTOS GRÁFICO-EDITORIAIS PRESENTES EM OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| A Carla Maria Gomes Cordeiro |
| ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF | |
| Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
| FORMAÇÃO DE LEITORES: O que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor | |
| edneia da silva neves, Karoline Aparecida Soares do Nascimento, Raquel Francisca Matos Bezerra |
| JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: concepções em manuais didáticos do Programa Criança Alfabetizada | |
| Aline Gomes de Souza |
| JOGOS E A TECNOLOGIA: alfabetizando de forma dinâmica e divertida. | |
| Karine Lindesay da Soledade de Souza |
| LEITURA LITERÁRIA COMO ESTÍMULO À FORMAÇÃO LEITORA: contribuições do livro didático | |
| Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Anabela Rute Kolmann Ferrarini |
| LEITURAS PRESENTES NA SALA DE AULA: análise de um conjunto escolhas com foco na educação literária | |
| Marília Forgearini Nunes, Joana Wurth Geller |
| O QUE HÁ SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA? Um estudo sobre o eixo estruturante análise linguística e as habilidades metafonológicas | |
| Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Monique Beatriz Klumb |
| OS TEXTOS MULTIMODAIS DAS FANFICS: a escrita criativa como forma de consolidação das competências leitoras e de escrita de crianças do 5°ano do ensino fundamental | |
| Welessandra Aparecida Benfica, Ana Luisa Silva Schmidt |
| Produção Cultural na Escola: do texto ao livro, do livro ao teatro- A bruxa do 74 | |
| Monica Regina dos Santos |
| A ALFABETIZAÇÃO NA CULTURA DE CRIANÇAS INDÍGENAS EM MACAÍBA-RN | |
| Lucielton Tavares, Cristina Leandro de Paiva |
| A cultura escrita na Educação Infantil | |
| Camila Antonia da Silva Santos |
| A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Louriete Ribeiro de Araújo, Ana Clarissa Gomes de França, Milena Paula Cabral de Oliveira |
| A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a socialização como resultado do conhecimento da linguagem oral e escrita | |
| Claudionor Gonçalves Melo |
| ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS TIC NO CURRICULO ESCOLAR | |
| Ana Christina de Sousa Damasceno, maria dos remédios nunes da costa |
| AS NOVAS SUPERFÍCIES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
| Margarete Nunes, Wendell Fiori de Faria, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Tatiane Castro dos Santos |
| Contação de histórias, Artes Visuais e alfabetização: relato de experiência | |
| Miriam Fonte Bôa Ferrraz |
| CULTURA VIVIDA E ALFABETIZAÇÃO: linguagem escrita como ponto de conexão | |
| Dilza Maria Rodrigues, Suellen Nathasha dos Anjos Costa, Carlos Jorge Paixão |
| FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIIO: a biblioteca comunitária como espaço da cultura escrita para crianças | |
| senhora Santos Gama |
| FORMAÇÃO DE LEITOR: a literatura no combate ao bullying nas escolas | |
| Rosalina Albuquerque Henrique |
| O JOGO DE PALAVRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EMERGÊNCIA DE VOZES SINGULARES: uma abordagem do campo do Design | |
| Michele Marconsini Loureiro, Cláudia Maria Mendes Gontijo |
| O UNIVERSO DA LIGUANGEM ORAL E ESCRITA NA EI: Uma questão de direito | |
| Maria Wenny Franco Feitosa, Hadassa Araújo Carvalho, Daniele Dorotéia Rocha da silva de Lima |
| OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM FAVOR DA ALFABETIZAÇÃO: usos em uma rede de ensino | |
| Tarciana Pereira da Silva Almeida, Artur Gomes de Morais |
| PEQUENOS AUTORES, GRANDES ESTRELAS: um projeto de letramento onde o aluno é protagonista | |
| Juliane Dias Guillen |
| (RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: os jogos para a aquisição da leitura e escrita | |
| Amanda Murta Gama, Isabella Paim, Klegillen Canelas, Leonan Castro |
| TENDÊNCIA DE ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SEA NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Tania Tuchtenhagen Clarindo |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| LEMBRANÇAS DA ALFABETIZAÇÃO - as escritas de si como potencialidades na formação docente | |
| Josélia Gomes Neves |
| NEUROCIÊNCIA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Letícia Corrêa Mendes Borges, Michelle Castro Lima |
| OFICINAS DE JOGOS : posssibilidades formativas no âmbito da alfabetização | |
| Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti |
| ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: Lagarto, SE e São José da Laje, AL | |
| Leonor Scliar Cabral |
| DESAFIOS ENCONTRADOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO | |
| Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Rita Buzzi Rausch |
| A DIMENSÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO: uma construção possível do projeto de escola | |
| Rosimeri Jorge Silva, Patricia de Simas Pinheiro, JIlvania Lima dos Santos Bazzo |
| A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA AÇÃO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS | |
| Vânia Queiroz Lopes de Andrade, Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo |
| AÇÕES EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALFABETIZADORAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA | |
| Luciane Manera Magalhães, Juliano Guerra Rocha |
| ALFABETIZAÇÃO & INICIAÇÃO GEOGRÁFICA – possibilidades de aprendizagens interdisciplinares | |
| Rosângela Castilho Valenciano |
| AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DOS/AS LICENCIANDOS/AS: a realidade do núcleo de pedagogia, área prioritária alfabetização, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié | |
| Neila Silva Oliveira |
| ASSESSORIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS: o contexto pós ensino remoto em turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental | |
| Silvana Maria Zasso |
| CÍRCULO DE LEITURA: a literatura na formação de docentes da Educação Básica | |
| Eliana Guimarães Almeida, Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto, Beatriz Iva de Sales |
| CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: um estudo das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação do Pará | |
| Vitoria Raquel Pereira de Souza, Petrônio Cavalcante, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira |
| DE CARTA EM CARTA: sentidos, memórias e métodos de alfabetização em correspondências. | |
| karen cezar baptista, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto |
| DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: perspectivas e reflexões a partir de um projeto de rede | |
| Carolina Monteiro |
| DIDÁTICA DA PALAVRA INVISÍVEL À PALAVRA VISÍVEL: um (singelo) tributo à Magda Soares | |
| Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rute da Silva, Daniele Aparecida Muller Pamplona Soares |
| ECOS DA LEITURA DE LITERATURA INFANTIL NEGRA NAS VOZES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL | |
| Manoilly Dantas de Oliveira, Gildene Lima de Souza Fernandes, Juliana de Melo Lima, Alessandra Cardozo de Freitas |
| ENTRE FIOS E DESAFIOS: literatura, formação inicial docente e currículo | |
| Giane Maria Silva, Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
| ESTUDANTES E PROFESSORAS VOANDO NAS ASAS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | |
| Ana Paula da Silva Almeida, Bárbara Cortella Pereira, Abraão Augusto da Silva Santos |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: percepções docentes sobre o Programa ‘Educar para Valer’ | |
| Tarcyla Coelho Marinho, Maria Virgínia Freire Santos |
| FORMAÇÃO ESTÉTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma questão (para a área da) Didática? | |
| Caroline Fanizzi, Jilvania Lima dos Santos Bazzo |
| FORMAÇÕES EM LINGUAGEM PARA PROFESSORES: O PAPEL DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ALETRA/UFRGS | |
| Ana Paula Rigatti-Scherer, Clarice Staub Lehnen |
| IDENTIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA: análises a partir de resumos de teses e dissertações produzidas no Estado do Rio Grande do Sul | |
| Renata Sperrhake, Luciana Piccoli, Kamila Petrikicz |
| MEMÓRIA E ALFABETIZAÇÃO – CIRCUITOS DA DOCÊNCIA EM APRENDIZAGEM | |
| Gracielle Boing Lyra, nelita Bortolotto |
| MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFRB/CFP: entrelaçando narrativas alfabetizadoras vivenciadas na infância | |
| MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE, SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA |
| O DESAFIO DE ALFABETIZAR NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: a gestão da sala de aula em discussão | |
| Kamila Petrikicz, Patrícia Camini |
| O PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada em municípios da Chapada Diamantina - BA (2022-2023) | |
| Mônica Correia Baptista, Laís Carolina Andrade Bitencourt, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, Mariana Parreira Lara do Amaral |
| Os adultos também aprendem: o lugar das crianças na formação de professores das infâncias | |
| ANA CRISTINA CORREA FERNANDES |
| POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAR: o projeto ‘1º ano no Colégio de Aplicação João XXIII-observação e interação’ | |
| Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Kelly Marcella de Paula Michaeli Roque |
| PRODUÇÃO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALFABETIZADORA EM FORMAÇÃO INICIAL | |
| Verônica Tostes Silva |
| PROFESSORA PESQUISADORA: A docência com o primeiro ano do Ensino Fundamental | |
| Ariane Simão de Souza |
| PROFESSORES ALFABETIZADORES NO BRASIL: uma análise do programa tempo de aprender | |
| CLARA SILVA FRANÇA, JOSIANE DOS SANTOS VILHENA |
| Recriando saberes através dos contos literários: A literatura infantil como mola propulsora para uma alfabetização encantadora. | |
| Keila Aparecida Gonçalves, Rubia Helena Naspolini Coelho, Sarah Oliveira Hiller, Josiane Silva Gomes |
| SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização | |
| EVERTON VIEIRA RIBEIRO, JOSIANE VINHAS QUADROS |
| SUPERANDO O BÁ BE BI BO BU: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS POR MEIO DO PROJETO ALFABETIZAÇÃO ITINERANTE | |
| Srta Liége Santos |
| UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE 2012 A 2022 NAS IES FEDERAIS BRASILEIRAS: um estudo em andamento. | |
| Ingrid Nalin Trocha, Andreia Bulaty |
| Um panorama nacional sobre a formação inicial do professor alfabetizador | |
| Andrialex Silva |
| A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA | |
| Naelen Nunes dos Santos, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Luiz Augusto Soares Mendes |
| A FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL | |
| Jhessiene Keila da Silva Mendes, Luanna Vivório Cardoso Santos, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado |
| A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL | |
| ela Salvador Clipes |
| AS PRETINHAS SÃO AS MELHORES QUE HÁ: uma proposta de formação de coordenadores pedagógicos no Município de Santa Maria/RS | |
| Laura Pippi Fraga, Caroline Leonhardt Romanowski, Carine Daiana Binsfeld, Michelle Turra |
| COMPREENSÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS: o que dizem os professores alfabetizadores? | |
| Jânio Nunes dos Santos, Patrícia dos Santos dos Santos Moura Cavalcante, Thammy Cristina de Oliveira Nascimento |
| COORDENAÇÃO COLETIVA: espaço/ tempo de formação continuada de docentes alfabetizadores em escolas públicas do Distrito Federal | |
| Emely Crystina Da Silva Viana, Maria Elena Tavares de Pinho, Ozenilde Santos do Nascimento |
| DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, REGISTRO E DOCUMENTALIDADE: contribuições para sua significação | |
| Lêda Garção Moura |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MARICÁ: caminhos e diálogos da alfabetização no cenário atual | |
| Alessandra Iguassú da Fonseca |
| FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES EM CURSO: Uma experiência em rede | |
| Rita de Cássia Prazeres Frangella |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: tendências temáticas na produção científica realizada no Brasil | |
| Isabela Cristina Daeuble Girardi, Rita Buzzi Rausch |
| LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: A formação de professores alfabetizadores em Belém do Pará | |
| Débora Thaissa Monteiro Teixeira, Jéssica Lorena Marinho de Souza, Brenda Karoline Meireles Sales, Danielle de Nazaré Lopes Cunha |
| O POTENCIAL FORMATIVO DO TRABALHO COM MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays |
| O professor leitor: indicativos para uma política de formação continuada na rede pública municipal de Várzea Grande - MT | |
| Wanda Cecília Mello, Ana Paula Duarte, Waldir Félix Costa Júnior |
| Ondas da Alfabetização e a Formação de professores eternamente iniciantes | |
| Ludmila Thomé de Andrade, Denise Resende |
| OS DESAFIOS DE EDUCAR E ALFABETIZAR NO MUNDO ATUAL: UMA ANÁLISE DE LIVES DO CANAL DE YOUTUBE LASEA — LABORATÓRIO SERTÃO DAS ÁGUAS | |
| Beatriz Chaves Messias |
| PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI: interfaces com o processo de alfabetização | |
| Vanda Helena Loureiro |
| PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO EM FORMA E CONTEÚDO: A DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE PROFESSORES QUE OUSARAM PEGAR NA SEMENTE DA PALAVRA | |
| Lorelay Pereira Brandão, Greice Duarte de Brito Silva |
| Programa Tempo de Aprender: com a palavra, as alfabetizadoras | |
| Tarcyla Coelho Marinho |
| SABERES TECIDOS EM ESCRITAS E LEITURAS: um caminho para indução pedagógica | |
| Jessika de Assiz da Silva |
| APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: uma análise dos saberes do professor/a alfabetizador/a sobre os conceitos da linguística textual | |
| Ana Christina de Sousa Damasceno |
| OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO COM A ALFABETIZAÇÃO: O Sentido da alfabetização como trabalho objetivado | |
| Diego Camara, Shirleide Pereira da Silva Cruz |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO: Práticas pedagogicas em sala de aula. | |
| lídia pereira magalães |
| ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA – Análise em caderno de atividades de alfabetização no contexto de escola pública estadual do ensino fundamental em Ji-Paraná, Rondônia. | |
| senhora Souza Souza, doutora maria Azevedo Machado |
| A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: o que dizem os documentos que norteiam o planejamento e a prática em alfabetização e letramento | |
| Jennifer Pereira da Rocha Almeida |
| A CIDADE, AS LETRAS E A VIDA: questões para compreender a alfabetização como processo discursivo | |
| Alessandra da Costa ABREU, Mairce da Silva ARAUJO, Rose Mary Castro Magdallena |
| A FLUÊNCIA EM LEITURA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo comparativo. | |
| Síria Carinhanha Pires da Silva |
| A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PELO ALUNO COMO UMA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO LEITORA | |
| Louyzie Barbara da Cruz Dias |
| A TEORIZAÇÃO DA VIDA VIVIDA PELA LINGUAGEM POR UM ALFABETIZANDO | |
| Fabiana Giovani |
| Alfabetização como processo discursivo: depois das pedras, o verbo | |
| Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani |
| Alfabetização e arte: práticas de linguagem e discursividade | |
| Daniella Matsunaga Vasconcelos |
| ALFABETIZAÇÃO E LEITURA DE MUNDO: aprendendo a ler, escrever a partir do lugar na Amazônia Marajoara | |
| Solange Pereira da Silva |
| ALFABETIZAÇÃO: a concepção e a prática pedagógica de professoras das turmas de 1° ano da rede de ensino municipal de Alcobaça e Caravelas | |
| Adriele Apolinária Casagrande, Amanda Moreira Maia, Priscila Alves Pereira |
| ALFABETIZAR LETRANDO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE SUAS PRÁTICAS | |
| Iure Coutre Gurgel, Adriana Fernandes Ferreira, Marcos Roberto da Silva Cavalcante |
| APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA: MODOS DE PARTICIPAÇÃO DO OUTRO | |
| Adriana Ofretorio, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| Articulação dos Fundamentos da alfabetização a partir de uma Tecnologia Educacional | |
| Natalia de Souza Duarte |
| AS CONTRIBUIÇÕES DE ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA | |
| Rafael Scheidt, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
| AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO LIVRO MAIS DISTRIBUÍDO NO ESTADO DE SANTA CATARINA | |
| Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Dalva Maria Alves Godoy |
| AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IMPERATRIZ/MARANHÃO: Problematizações do contexto escolar. | |
| professora Sousa NASCIMENTO |
| Atividades diversificadas para a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: um olhar para além dos níveis de escrita | |
| Flaviana Bernardo Costa, Neidyana Silva Oliveira, Adriana Leite Limaverde Gomes |
| AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma análise de instrumentos avaliativos para uma turma de 1º ano | |
| Jennifer Sitaria Petzold Mendes, Renata Sperrhake, Fernanda Berger Blumenthal |
| BRINCADEIRA E LINGUAGEM ESCRITA: como se articulam na Educação Infantil? | |
| Maiara vieira da silva, Jaíne Lorivânia Neckel da Silva, Marineiva Moro Campos de Oliveira |
| Condutas de reconhecimento de palavras por crianças de cinco anos | |
| Rafaella Castro, Sara Mourão |
| EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: o que revelam os discursos das crianças? | |
| Pollyana Lúcia Mangabeira |
| Emprestando asas para voar através de Manoel de Barros: alçando voos literários na leitura e escrita de crianças | |
| Flaviane Flaviane Silva, Mônica Regina Santos, Keila Aparecida Gonçalves |
| ENTRE PALAVRAS E EXPERIÊNCIAS: a aprendizagem da língua escrita na metodologia de projetos | |
| Eduarda Troglio Dias, Alba Regina Battisti de Souza |
| “EU NÃO SABIA ESCREVER SEU NOME, ENTÃO FIZ ESSAS LETRAS”: criação de escritas e sentidos na Educação Infantil | |
| Adriana Santos da Mata |
| EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO CONTEXTO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA UFMG | |
| Laura Alves Andrade, Rute Silva de Oliveira |
| EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA EM FORMAÇÃO EM JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS | |
| Leandra da Costa Oliveira |
| FORMAÇÃO DOCENTE E RESIDENCIA PEDAGÓGICA: Imersão no Campo Da Prática Pedagógica | |
| Wanderléa Damásio Mauricio, Vera Regina Lucio, Andreia De Dem Machado |
| HOJE TEM TEATRO E LETRAMENTO? Tem sim senhor! | |
| Magalis Bésser Dorneles Schneider |
| LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM - LEIA: projeto-piloto em Santa Catarina | |
| Fabíola Cardoso Cecchetti, Adriana Leal Brum Silva, Patrícia Carla Bittencourt |
| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: compartilhando experiências de ações de extensão do LAL/Ceale/Fae/UFMG | |
| Maria José Francisco Souza, Fernanda Louise Helena Brites, Ingrid Stefane Costa, Gabrielle de Aguilar Magnani |
| Literatura Infantil e Alfabetização: Um Estudo Na Perspectiva Histórico-Cultural | |
| Nayra Ferreira De Almeida, Daniele Pampanini Dias, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL: vivências com crianças em fase de alfabetização e o prazer pela leitura, escritura e oralidade | |
| Débora Fernandes Fontes, Izaira Aparecida Da Silva, Aleth Da Graça Amorim |
| “O ACIDENTE MISTERIOSO”: o discurso escrito de crianças em processo de alfabetização | |
| Andréa Pessôa dos Santos |
| O CADERNO DA REALIDADE COMO APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA | |
| Karine maria heidemann, Daniela Dias dos Anjos |
| O PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO: escrita significativa e desenvolvimento cultural. | |
| Pollyanna Garcia Geraldo Fecchi, Ana Lúcia Horta Nogueira |
| O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: o que dizem as dissertações e teses de 2008 a 2022. | |
| Juliana Mottini Klein |
| O QUE OS TRABALHOS DO CONBALF APRESENTAM SOBRE LEITURA? | |
| Luzia Helena Brandt Martins, Gabriella das Neves Furtado |
| ORIGAMI E (RE)CONTO: DO ENCANTAMENTO À PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL | |
| Flávia Cristina da Silva Lena, JULLIETTE GOMES DA SILVA |
| OS ATOS DE LER E DE ESCREVER: concepções e práticas presentes nas aulas do Ensino Fundamental I | |
| Adriana Jesuino Francisco |
| OS JOGOS DE ANÁLISE FONOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PELAS CRIANÇAS | |
| Simone Regina Pereira, Daniela Montuani |
| PALAVRA é BRINQUEDO: a rima da cultura popular brasileira no desenvolvimento da consciência fonológica | |
| Prof.ª Caroline de Lima Goulart |
| PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE LETRAS MÓVEIS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Mariana Rocha Eller Miranda |
| PLIM EM AÇÃO: uma proposta de enriquecimento escolar no Município de Santa Maria/RS | |
| Caroline Leonhardt Romanowski |
| POÉTICA PEDAGÓGICA EM MANOEL DE BARROS: uma vivência inspiradora para os modos de ensinaraprender leitura e escritura numa perspectiva discursiva na Educação Básica | |
| Agnaldo Périgo, Aleth da Graça Amorim |
| PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: o ensino dos atos de ler e de escrever no 1º e 2º anos do ensino fundamental | |
| Greice Ferreira da Silva |
| PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DA ESCRITA: Uma análise de produção contextualizada | |
| Nathan Ribeiro Machado de Moraes, Letícia Andrade Alves, Paula da Silva Vidal Cid Lopes |
| PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO CONBALF | |
| Rafaela Elert Strelow, Laura Vitória Gomes, Camily Alves San Martin |
| Propostas de Alfabetização em um livro aprovado no PNLD 2019 | |
| Edlane Alves de Lima, Eliana Borges Correia de Albuquerque |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM RESIDENTE PEDAGÓGICO ENSINANDO E APRENDENDO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: alfabetização com interlocuções entre a psicologia da aprendizagem e abordagens pedagógicas. | |
| Lucas da Silva Costa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS O que tem por dentro e por fora dessa bola chamada planeta terra? | |
| Cristiane Barroso Dias, Érica Cristina de Melo R. Gentil2 |
| SE EU FOSSE PRESIDENTE DO MUNDO: trabalhando com a oralidade em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental | |
| Dhietelly Morghana Almeida Santos |
| SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ENSINO POR PESQUISA: as parlendas na alfabetização | |
| Rute Sheila Moura Gomes, Maria Elizabete Souza Couto |
| Sequência didática com jogos de alfabetização e textos de tradição oral: um relato de ações do Laboratório de Alfabetização e Letramento em turmas de 2° ano do ensino fundamental | |
| Isadora Cristina Silva Felipe, Letícia Lima da Silva, Daniela Freitas Brito Montuani, Maria José Francisco De Souza |
| TECENDO UMA GINCANA INESQUECÍVEL: quando ler e escrever se tornam uma aventura | |
| CristinaFreund Spolidoro Freund, Andressa Folly Fonseca, Letícia Tavares Cyrillo, Adriane Fernandes da Silva |
| TENSÃO ENTRE AS LÍNGUAS MATERNAS E A OFICIAL NOS ESCRITOS DOS ALUNOS DA 4ª CLASSE NA GUINÉ-BISSAU: uma questão de ensino monolíngue em contexto multilíngue | |
| Ivo Aloide Ié |
| VESTÍGIOS DE UMA ESCRITA INICIAL: a constituição dos gêneros discursivos através do Paradigma Indiciário em produções de crianças em fase de alfabetização | |
| Daniela Campregher, Fabiana Giovani |
| A AFETIVIDADE COMO ELEMENTO CATALISADOR DA APRENDIZAGEM: aquisição/evolução da leitura e da escrita. | |
| Nizandria dos Santos Pompeu |
| A aprendizagem da ortografia sob o viés das práticas interativas | |
| Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal |
| A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO ENTRE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE | |
| Silvia de Sousa Azevedo Aragão, Artur Gomes de Morais |
| A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO: FORMANDO AUTORES | |
| Michele da Silva Antunes |
| A LEITURA COMO PRÁTICA TRANSGRESSORA: por uma escola leitora | |
| DANIELE RODRIGUES do NASCIMENTO, NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA |
| ABORDAGEM DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO: princípios e concepções | |
| Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Guitel, Rafael Scheidt |
| ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL | |
| Suzana Brunet Camacho |
| ALFABETIZAÇÃO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA. Vivências em uma escola pública de Castanhal-PA | |
| JAQUELINE CASSIA GOMES DO NASCIMENTO, Marinalva Santos Silva |
| ALFABETIZAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: Quando a (anti)discriminação vai para a escola | |
| Fabiane Castilho Oliveira, Sarai Schmidt |
| ALFABETIZAÇÃO SOB OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL | |
| Marineiva Moro Campos de Oliveira |
| AVALIAÇÃO FORMATIVA NA ALFABETIZAÇÃO: diálogos e coconstruções de possibilidades com crianças, familiares e docentes | |
| Clarice Carolina Ortiz de Camargo |
| Bichos Malucos: uma sequência didática como ponto de partida | |
| Luana Luiza de Oliveira |
| CONCEPÇÕES NECESSÁRIAS SOBRE O VALOR DA NEUROCIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO | |
| Shirley Rolim Evangelista |
| Consciência fonêmica para que(m)? | |
| DALVA MARIA ALVES GODOY |
| DE QUAL LINGUAGEM, DOCÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO FALAM OS PROFESSORES E PROFESSORAS? Reflexões acerca do processo de alfabetização de crianças. | |
| Camila Besen Koch, MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR |
| DEIXA EU FALAR: projeto de leitura e escrita com crianças | |
| JOANA DARC ROCHA VASCONCELOS, SELMA COSTA PENA |
| DIALOGANDO COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DO/NO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Renata Luchi Pires, Dania Monteiro Vieira Costa |
| ENFOQUES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO | |
| Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays, Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
| ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA: um modo de assegurar o direito à aprendizagem da leitura | |
| Chris Royes Schardosim |
| EXPLORANDO E CONHECENDO ALGUNS ALIMENTOS DE ORIGEM INDÍGENA | |
| Silvia de Sousa Azevedo Aragão |
| FACETA LINGUÍSTICA: reflexões a partir de práticas de uma docente do primeiro ano do ensino fundamental | |
| Regina Aparecida Correa, Sara Mourão Monteiro |
| FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: a formação leitora de crianças pequenas | |
| SELMA COSTA PENA, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA |
| “LÁ NO CADERNO DE LEITURA É ORTOGRAFIA”: os conhecimentos linguísticos e a leitura numa turma de alfabetização | |
| Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
| MODOS INDIVIDUAIS DE REPRESENTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E NA DOCÊNCIA: Princípios de constituição do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento | |
| Janaina Moreira Pacheco de Souza, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes |
| MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO: uma sinfonia para a infância | |
| PATRICIA TATIANE SOUZA DA COSTA, DANIELE RODRIGUES DO NASCIMENTO, DANIELE DOROTÉIA ROCHA DA SILVA DE LIMA |
| O Desenho como Representação Ideativa da Palavra | |
| Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz De Castro Nascimento Ometto |
| O INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O PAPEL DO AMBIENTE ALFABETIZADOR | |
| Klegillen Canelas, Isabella Paim, Amanda Gama, Leonan Castro |
| O TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA E INTERDISCIPLINAR | |
| Evanilza Ferreira Silva, Mariete Souza Amorim Lima, Tatiane Castro Santos, Nadson Araujo Santos |
| Práticas de ensino no ciclo de alfabetização: o foco em atividades notacionais | |
| Renata Rossi Fiorim Siqueira |
| Práticas de letramentos: um fenômeno plural presente no Ensino Fundamental? | |
| Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento, Darlize Teixeira de Mello |
| ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO: metodologias ativas na Licenciatura em Pedagogia e no LÁPIS - Laboratório de Alfabetização da UFRGS | |
| Patrícia Camini |
| CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: aplicação de uma proposta de intervenção pedagógica e a superação do realismo nominal | |
| Vitória Bersch, Renata Sperrhake |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
| ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR: a prática didático-pedagógica do professor e o tamanho da turma no contexto da sala de aula | |
| Vanessa Moreira Pintoco |
| O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO ALFABETIZADOR: reflexões sobre a realidade cotidiana em escolas públicas estaduais do Sul de Santa Catarina | |
| Veronez Nandi Marisângela, Maria Sirlene Pereira Schlickmann |
| Pedagogia hospitalar: o planejamento escolar no processo de alfabetização das crianças com câncer | |
| EMANUELLE FERREIRA |
| RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVAS COMPREENSÕES E “MOVIMENTOS DE APRENDIZAGENS” PARA A METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
| Wanderléa Damásio Mauricio |
| ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E CULTURA ESCRITA : Entre Leituras e afetos | |
| alreny lima da rocha, Elizabeth Orofino Lúucio |
| PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE PERSPECTIVA DISCURSIVA | |
| Ana Beatriz de Oliveira da Silva, Gabrielle da Silva Pereira, Giovanna Melo de Paiva Torres |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
| OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO COM A COEXISTÊNCIA DO ENSINO REMOTO E O PRESENCIAL | |
| Carmen Regina Gonçalves Ferreira |
| PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: tecendo caminhos em busca de garantir o direito a leitura e escrita de alunos da Educação Básica nas escolas públicas no município de São Gonçalo/RJ. | |
| Michele Barreto Nunes |
| Alfabetização na Pandemia: as experiências de professoras alfabetizadoras | |
| Tamara Cardoso André, Soraia Cristina Weidman Baltruk |
| A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: práticas de uma professora do sertão de Pernambuco. | |
| Ana Flávia Pereira Menezes, Nayanne Nayara Torres da Silva |
| ALFABETIZAÇÃO COM GAMES NA PÓS-PANDEMIA: a experiência da pesquisa alfabeclicando | |
| Luciene de Sousa Teixeira Vales, Kamila Melo de Oliveira Costa, Lorrayne dos Santos, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerd, Thais da Cruz Martins |
| Alfabetização como justiça social: o desafio de garantir a aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças no contexto do pós-pandemia | |
| Adrielle Viana Ramos, Maria Luisa Da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves De Oliveira Santos |
| Alfabetização no Cenário Pós-Pandêmico: escolhas pedagógicas realizadas por professores na Rede Municipal de São Paulo (SP) | |
| Gabriela Floreano Centenaro, Claudia Lemos Vóvio |
| ALFABETIZAÇÃO, PANDEMIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA | |
| Isabela Santos da Silva Oliveira |
| ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: os desafios enfrentados pelas professoras de uma escola do campo do RS | |
| Verônica Amorim Saraiva |
| AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: (im)possibilidades da mediação familiar | |
| de Souza Papa Geruza Soares Rodrigues |
| DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS E PÓS-PANDÊMICO: POR ONDE ANDAM OS LETRAMENTOS DIGITAIS?” | |
| Vanessa Silva Almeida |
| DO PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS | |
| Ana Vitória Bonatti Passos, Elvira Cristina Martins Tassoni |
| E AGORA PROFESSORA? Narrativas de alfabetizadoras do Sul e do Norte do país em tempos de pandemia. | |
| Cristiane Medianeira da Silva Reis, Vanessa Marcuzzo |
| ENSINO REMOTO: Desafio docente em uma escola do campo | |
| Berwaldt Gowert Gowert Madia Berwaldt |
| ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal | |
| Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
| ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | |
| Giovanna Rodrigues Cabral, Caroline Souza Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
| FAMILIA, ESCOLA E ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA | |
| Adriana Francisca de Medeiros, Rute dos Santos Silva |
| FIM DO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública | |
| João Carlos Roedel Hirdes, Rafael Mendes, Alisson Castro Batista |
| IMPACTOS DO PERÍODO PANDÊMICO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM TURMA DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Sandra dos Santos Andrade, Luciana Piccoli, Brenda Rosana Goulart |
| O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino | |
| Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
| O CONTROLE DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA PANDEMIA: A FALÁCIA DO PRODUTIVISMO | |
| Mara Rubia Aparecida da Silva, Cecídia Barreto Almeida |
| O PÓS-PANDEMIA NA PRÁTICA EDUCATIVA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: relato de experiência | |
| Márcia de Souza dos Santos |
| O QUE AS CRIANÇAS DE 8 ANOS SABEM SOBRE A ESCRITA: O RETORNO À ESCOLA NA PÓS-PANDEMIA | |
| Josiane Assunção Marcelos |
| OS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA: relato de uma experiência | |
| Sineide Cerqueira Estrela, Maria Eurácia Barreto Andrade |
| OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: uma análise do retorno à educação presencial. | |
| Thaís Rodrigues Cardoso |
| PANDEMIA DA COVID-19: Panorama da educação especial em turmas de alfabetização em cidades de Minas Gerais | |
| Duanne Antunes Bomfim, Flávia Emily Viegas dos Santos, Marco Antônio de Melo Franco |
| PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| sr ECIONE FELIX DE LIMA, SRA Yzynya Silva Rezende Machado, SRA Maria Cristina Leandro de Paiva |
| PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: desafios inéditos | |
| Patricia Miolo, Débora Ortiz de Leão |
| RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O OLHAR DA FAMÍLIA SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO | |
| Tâmila Carolini Trindade Tavares, Adelma Barros Mendes |
| REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19. | |
| Mariane Ferreira Placeres, Heloisa Chalmers Sisla |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: revolução tecnológica e as possibilidades no chão da escola | |
| Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Eugênia Antunes Dias |
| UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PÓS PANDEMIA | |
| Sra Maria Cristina Leandro de Paiva, sra Yzynya Silva Rezende Machado, Sr Ecione Félix de Lima |
| UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO EIXO 10 DO V CONBALF (2021) | |
| Márcia de Souza dos Santos, Santuza Amorim da Silva, Daniela Perri Bandeira |
| A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: REVELAÇÕES DA AVALIAÇÃO EXTERNA SAEPI | |
| Elvira Cristina Martins Tassoni, Raimunda Alves Melo |
| A IMPORTÂNCIA DA NEUROAFETIVIDADE NA VOLTA ÀS AULAS | |
| Cilene Maria Ebeneser Cavalcanti |
| ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS | |
| Gilceane Caetano Porto, Annelise Costa de Jesus, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mateus Valadão de Souza, Luzia Helena Brandt Martins, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
| ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: a perspectiva de um trabalho híbrido e de formação do professor alfabetizador | |
| Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Elizabeth de Jesus Romeu Garcia, Giovanna Rodrigues Cabral |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: os desafios para trazer sentido à aprendizagem da leitura | |
| Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Samara Maria Fernandes |
| As dificuldades em relação a alfabetização e letramento e as consequências na aprendizagem após isolamento social | |
| Marcela Alves, Adriana Sousa, Hellen Cristina Monteiro |
| AS LIVES DO CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 | |
| Taís - Caroline Barbosa - Braga Rodrigues -Michel |
| DA URGÊNCIA À EXPERIÊNCIA: caminhos de construção de estratégias teórico-metodológicas para alfabetização on-line. | |
| Renata Silva Bergo |
| DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
| Hebe Duarte Andrade Maluf Resende, AIRA SUZANA MARTINS |
| EM MEIO A PANDEMIA TECENDO A ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO PROCESSO DA CIBERCULTURA | |
| Larissa Rodrigues Matias |
| “EU FIQUEI COM SAUDADE PORQUE A MINHA MÃE QUE ME ENSINAVA AS COISAS”: perspectiva das crianças em processo de alfabetização durante a pandemia | |
| Jéssica Castrto Nogueira, Janete Teixeira de Lyra, Zena Winona Eisenberg |
| EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DURANTE A PANDEMIA NA AMAZÔNIA DO BAIXO TOCANTINS | |
| Sirlane Damasceno Ramos, Ana Luiza Bustamante Smolka |
| Impactos, limites e conquistas na perspectiva da alfabetização no contexto do ensino remoto | |
| Ana Lúcia Machao |
| Letramento e ensino remoto em escolas rurais: práticas de leitura | |
| Leila Beatriz Almeida Santos, Áurea da Silva Pereira Santos |
| O TRABALHO COM A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO | |
| ela PERDONI SOARES |
| OS DESAFIOS DO PÓS-PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO: reflexões sobre o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS | |
| Sonia Aparecida Bays, Kamile Frias Claros, Marcia Regina do Nascimento Sambugari |
| OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | |
| Juliana Silva Cabrera, Caroline Braga Michel |
| PANDEMIA E ALFABETIZAÇÃO: uma análise das práticas dos/as alfabetizadores/as no Piauí | |
| Ana Christina de Sousa Damasceno, MARIA DOS REMÉDIOS NUNES DA COSTA |
| PRÁTICA DE UMA ALFABETIZADORA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO: "crer que eles são capazes" | |
| Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Silvana Maria Bellé Zasso, Luíse Penning Pereira |
| PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: o ensino não presencial no município de Itabirito/MG | |
| Daniela De Carvalho Pena Gonçalves, Paula Cristina De Almeida Rodrigues, Janaína Oliveira Gonçalves |
| PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DA ESCRITA E REESCRITA DE TEXTO EM CONTEXTO DE PANDEMIA | |
| CRISTIANE BATISTIOLI VENDRAME, ARRAIS LACANALLO FIGUEIREDO |
| Recomposição das Aprendizagens: Mais uma oportunidade para a alfabetização | |
| Lindinalva Maria Barbosa Bezerra, Maria Luciene da Silva, Maria Ciane do Nascimento, Patrícia Socorro Souza do Espírito Santo |
| REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL SOB O OLHAR DE QUATRO PROFESSORAS ALFABETIZADORAS | |
| Juliane de Oliveira Alves Silveira, Gabriela Medeiros Nogueira |
| Retorno das atividades presenciais em dois municípios do Rio Grande do Sul: orientações e particularidades dos planejamentos docentes. | |
| Caroline, Julina, Taís Braga, Silva, Barbosa Michel, Cabrera, Rodrigues |
| TEXTOS AUTORAIS DE CRIANÇAS: ALFABETIZAÇÃO PÓS- PANDEMIA EM RONDÔNIA | |
| Jocilene Macedo da Silva Almeida, Marcia Machado de Lima, Alenita Rodrigues da Silva |
| Alfabetização e letramento: impactos do ensino remoto em tempos pandêmicos no ciclo de alfabetização nas escolas públicas do municipio de Rio Branco | |
| Alicia Oliveira Cunha |
| ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: experiências de pesquisa do ensino remoto no território maranhense | |
| Marise Marçalina Rosa |