Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Apresentação VI CONBALF

Apresentação PDF
Lourival José Martins Filho, Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Elizabeth Orofino Lucio, Selma Costa Pena

Alfabetização e políticas públicas

O VAGAR DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA PDF
Cátia Marinello
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PDF
Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santos, Josevaldo Trindade dos Santos, Claudionor Alves da Silva
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS NACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL (2001 – 2019) PDF
Lúcia Veiga Schermack, Tânia Maria Massaruto de Quintal, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fraulein Vidigal de Paula
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): dissonâncias com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) PDF
Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza, Lívia Lempek Trindade Monteiro
AS APROPRIAÇÕES DA TEORIA DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA NOS PCN E NA BNCC PDF
Maria Vitória Bezerra da Silva
AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS: alguns dispositivos de governo da infância engendrados entre 2019 e 2022 PDF
Cristiane Perol da Silva
AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA: implicações para o ensino da leitura e formação de leitores no 2º ano do ensino fundamental PDF
Schirlen Pancieri Lima, Cleonara Maria Schwartz
BREVE PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO NO BRASIL PDF
Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa
Campanhas nacionais de alfabetização de adultos (1947-1963) PDF
Polyanna Silva Goronci
CURRÍCULO COMO TERCEIRA MARGEM: questionando os sentidos de currículo no PNLD 2022 PDF
Isabele Lacerda Queiroz, Jéssica Couto e Silva do Nascimento, Carolina Duarte Pandini Liporage
DISSONÂNCIAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) PDF
Luciana Leopoldino Carvalho, Milka Helena Carrilho Slavez
E o “outro” no Projeto ABC? Rompendo a autoridade no movimento “Efeito Mateus” PDF
Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Manoela do Nascimento Morgado
Esperançar através de diálogos e práticas: a Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf como espaço de resistência PDF
Daiane Aparecida Mesquita Marciano, Antônio Marcos Murta
LEITURA E LITERATURA NO PNAIC: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA PDF
KATIA CILENE DA COSTA
LETRAMENTO E LITERACIA: disputas discursivas na Política Nacional de Alfabetização e na produção acadêmica brasileira PDF
Maria Carolina da Silva Caldeira
MÉTODO FÔNICO: O “NOVO-VELHO” CAMINHO À ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA NOS DISCURSOS DE ALFABETIZADORES PDF
Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
O PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: reflexões a partir de um olhor acerca da história dos métodos de alfabetização e da concepção de leitura PDF
Mariana Antunes Portis
O SILENCIAMENTO DA HETEROGENEIDADE DAS APRENDIZAGENS NO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES PDF
Bárbara Santos Alves
OBRAS DIDÁTICAS DESTINADAS A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL APROVADAS NO PNLD 2019: que sugestões de atividades de leitura e de escrita são propostas no livro “Pé de brincadeira”? PDF
Augusto Vinícius Olveira da Silva, Alexsandro da Silva
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva foucaultiana do discurso PDF
Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: discursos em disputa PDF
Fernanda de Araújo Frambach
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA PROMEIRA INFÂNCIA PDF
Leila Regina Oliveira Chinelatto
PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o que propõem os PCN e a BNCC? PDF
Elifalety Silva Nascimento, Alexsandro da Silva
PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO (PAS) NO ESTADO DE PERNAMBUCO: percepções de professoras alfabetizadoras PDF
Risocleide Aparecida Maria Da Silva
PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise do curso “Práticas de produção de textos” PDF
você Daniela Silva, Senhora Ferraz Leal
QUANDO UMA POLITICA DE ALFABETIZAÇÃO ENTRA EM JOGO E ROMPE COM UMA TRADIÇÃO PEDAGÓGICA CONTRUÍDA A LONGO DE 40 DECÁDAS PDF
ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA
REVISITANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROGRAMAS FEDERAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS PDF
Giovanna Rodrigues Cabral, Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
TEMPO DE APRENDER– ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Ramona Graciela Alves de Melo Kappi
TEMPO DE APRENDER OU PARA APRENDER? PDF
BONNIE AXER, Sabrina EUGÊNIO
UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA “CONTA PRA MIM” DO GOVERNO FEDERAL PDF
Thaíse Machado Santos, Tainá Pinto Bessa Ribeiro, Letícia de Oliveira Affonso Salvador
VIDEOAULAS DO CURSO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise da organização do espaço da sala de aula na Educação Infantil PDF
ela Lempek Trindade Monteiro, ela Espíndola
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES FRENTE A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: uma análise do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba/PA PDF
Gislayne Carvalho Pires, Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Micheli Silva dos Santos
A PROPOSTA CURRICULAR DE FLORIANÓPOLIS / SC: um estudo dos objetivos de aprendizagem de Língua Portuguesa a partir das facetas da alfabetização PDF
Marco Cesar Krüger da Silva
ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE BNCC: o que dizem algumas pesquisas sobre a temática PDF
Sthefany Sigolo, Heloisa Chalmers Sisla
Alfabetização, Letramento ou Literacia: perspectivas teóricas para a habilidade da leitura e da escrita PDF
Paula Rejane de Araújo Valente, Pérsida da Silva Ribeiro Miki
ALFABETIZAÇÃO: discurso oficial e desdobramentos do Projeto Conquista Maceió para a recuperação e recomposição de aprendizagens PDF
Vivian Souza Lima, Adriana Cavalcanti dos Santos
ANÁLISE DA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO “ALFA EM AÇÃO” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARITUBA/PA: impactos e desafios PDF
Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Gislayne Carvalho Pires, Luiz Augusto Soares Mendes
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise das ações desenvolvidas em 2020 e 2021 PDF
Priscilla de Freitas Mafra
AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: o entendimento das professoras sobre a contribuição para as turmas do 2º ano PDF
Maria José Barbosa, Ana Karla Gomes Pereira, Lo-Ruama Amaro de Oliveira
CURRÍCULO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para o processo de alfabetização PDF
Andrea Rodrigues Dalcin
CURRÍCULO E LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: significações produzidas nos textos oficiais PDF
Senhorita Ritta Costa
EQUIDADE COMO POLÍTICA AFIRMATIVA NO PROCESSO ALFABETIZADOR: uma análise no contexto do Programa LEIA+ PDF
Ana Celina Rabuske Corsi, Isabella De Meira Araujo
GT SAMAÚMA: por uma política de livro e leitura infantojuvenil no Portal da Amazônia PDF
SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO
INTENÇÕES E PROPÓSITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): que Educação Infantil (não) desejamos? PDF
Flávia Burdzinski de Souza, Gabriela Medeiros Nogueira
LETRAMENTO COMO SIGNO IDEOLÓGICO DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA: um contraponto à sanha [não menos ideológica] da Política Nacional de Alfabetização PDF
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos
MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) PDF
Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes
POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: da produção à implementação PDF
Fabíola Cardoso Cecchetti
POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM A LER E ESCREVER NA ESCOLA: relações e reflexões. PDF
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPARTILHADAS DE ALFABETIZADORAS EM ESCOLAS PORTUGUESAS E BRASILEIRA: implementação de políticas públicas para iniciação da leitura e da escrita PDF
Suzana Mary de Andrade Nunes, Fátima Carneiro Pereira
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA/CEARÁ PDF
Karine Andrade Mourão, Darlize Teixeira de Mello
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: consolidação das práticas proficientes para o alcance de uma aprendizagem significativa PDF
Hislan Gomes de Almeida Rodrigues, Andrea Rodrigues Dalcin, Vanessa Sotelo da Silva, Tatiany Gomes dos Santos, Luciana Ribeiro Teixeira Oliveira, Renata Fernandes Gomes Olaia, Katerine Chagas Camargo Garcia
TEMPO DE APRENDER O QUÊ? A luta por significar o alfabetizar na Política Nacional de Alfabetização PDF
Phelipe Florez Rodrigues, Sonia de Oliveria Martins, Emerson Bezerra Vidal Gomes
UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM EM REDE: possibilidades com testagens diagnósticas a partir da psicogênese da Língua Escrita PDF
Carine Daiana Binsfeld, Caroline Leonhardt Romanowsk, Michelle Turra, Laura Pippi Fraga
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PROGRAMA TEMPO DE APREN PDF
Suzane Melo da Silva

Alfabetização e história

ASPECTOS HISTÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ATÉ 1963 PDF
Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos
A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: um encontro com Paulo Freire PDF
Cecília de Sousa Reibnitz
A EMERGÊNCIA DA UNESCO E DE SUA CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO: o ideário de educação fundamental no pós-Segunda Guerra Mundial PDF
Martinho Guilherme Fonseca Soares
A ESCOLA E AS DESCOBERTAS: lembranças de alfabetização PDF
Diana Lusa
A HISTÓRIA DA PALAVRA ESCRITA: um relato de experiência sobre as oficinas e suas contribuições para o ensino de História PDF
Aline Madalena Martins, Maria Sirlene Pereira Schlickmann
CONTRIBUIÇÕES DA CARTILHA “A CASINHA FELIZ”, DE IRACEMA FURTADO SOARES DE MEIRELES (1907-1982), PARA A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA PDF
Bruno Marini Bruneri
LIVRO DIDÁTICO- ALFABETIZAÇÃO E PARCERIA (1996) Um artefato em análise PDF
ela -- Vilar, ela Silva
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS E MODOS DE ENSINO PDF
Magna Aparecida Unas Dias, Cancionila Janzkovski Cardoso
O direito à leitura e à escrita no contexto da lei 14.583 PDF
Bianca Anderson Laurintino, Marli Delmonico De Araujo Futata
O PERCURSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: estado do conhecimento a partir da Revista Brasileira de Alfabetização PDF
Bruna Aldine Muller, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
“VÓ, EU NÃO VOU MAIS NA ESCOLA, VOU TRABALHAR”: indícios sobre leitura, escrita e escolarização em famílias negras de São Paulo PDF
Diego Benjamim Neves
A Cartilha maternal e o Método João de Deus em Belém do Pará PDF
Fabio Fujiyama da Fontoura, Elizabeth Orofino Lucio
A LEITURA (EM)CENA: o papel da fluência leitora no processo de alfabetização PDF
Marli Stuart Araujo, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: do paradigma dominante ao emergente PDF
Priscila Alves Pereira, Francisca de Paula Santos da Silva, Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Alberto Batinga Pinheiro
concepções de alfabetização: uma revisão de literatura PDF
senhora Souza Arellano
PRODUÇÃO EDITORIAL DE CARTILHAS E PRIMEIROS LIVROS DE LEITURA NO RS (1832-1976) PDF
Gabriela Medeiros Nogueira, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola
SÉRIE “LEITURAS INFANTIS”: o ensino de leitura no início do século XX por meio das obras de Francisco Furtado Mendes Vianna PDF
Alessandra Melo Secundo Paulino

Alfabetização, diversidades e inclusão

RECURSOS DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA MEDIAR A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: um produto educacional do mestrado profissional em educação inclusiva PDF
Fabíola Cadete Silva
APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS PDF
Wenis Vargas de Carvalho
DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Ser e estar incluso no proceso de alfabetização PDF
Glécia Fernanda Caetano Fernandes Nasario, Tania Regina da Rocha Unglaub
Implicações da falta de regularidade na forma de nomear a profissional de apoio escolar PDF
Luíse Robaski Gregory
Letramento Queer: um olhar desobediente aos corpos dissidentes PDF
Mateus Valadão de Souza, Diuli Alves Wulff, Rafael Mendes
O LETRAMENTO FICCIONAL NA INFÂNCIA: formas de inserção na cultura escrita na periferia PDF
Clarice adalgiza Cruz dos Santos
O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA: COMO O APAGAMENTO DA LITERATURA AFRODESCENDENTE CONTRIBUIU PARA UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR EUROCENTRICA? PDF
Ela/dela Jessica Machado de Sena e Silva
OS SENTIDOS DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE NAS FALAS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUBÚRBIO CARIOCA PDF
Izabel Cristina Costa de Faria, Elizabeth Orofino Lucio
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de concepções PDF
Mariana Antunes Portis, Clarice Adalgiza Cruz dos Santos
PRÁTICAS DECOLONIAIS DE ALFABETIZAÇÃO: tecendo saberes sobre o continente africano a partir da leitura e da escrita PDF
Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira
VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA PANTANEIRA: reflexões de práticas em sala de aula PDF
Regina Coelho Nogueira de Melo
A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS PCDS NO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA/PA PDF
Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E INCLUSÃO: Reflexões sobre estratégias pedagógicas e lúdicas no processo de ensino da escrita e da leitura para crianças com dificuldades de aprendizagem. PDF
jeane vieira souza
Contação de História para alunos com deficiência visual:Com a utilização do programa etnomatematica PDF
Izabela Monteiro Gilmara Santos Monteiro
LITERATURA E A REPRESENTATIVIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES PDF
Maria Clara Fajardo Souza Lima, Milena Prado Dos Santos Peres, Jennifer Willis Rezende de Sousa
OS DESAFIOS NO INTERIOR DA ESCOLA: POR UMA ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO PDF
Alenita Rodrigues da Silva, Marcia Machado de Lima, Jocilene Macedo da Silva Almeida
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: vivências com a alfabetização durante a pandemia de COVID-19 PDF
Mateus Marques da Cunha, Aira Suzana Ribeiro Martins
Protagonismo na educação inclusiva: contribuindo no processo de alfabetização e letramento com cadernos sensoriais. PDF
Risele Dayane Costa de Souza
INTERCULTURALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE: o lúdico como estratégia de inclusão linguística de migrantes PDF
Lia Gomes e Carvalho e Oliveira, Yasmin Postiga da Fonseca

Alfabetização e infância

Gêneros da tradição oral e cultura lúdica em tempos de isolamento social PDF
Liane Castro de Araujo
QUAL O ESTADO DA ARTE SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL, NA ANPED E NO CONBALF, ENTRE 2015 E 2021? PDF
Fabiana da Silva Correia Souza
ALFABETIZAÇÃO PELA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: assunção à cidadania PDF
Silvane Friebel
OU ISTO OU AQUILO: Proposições metodológicas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita PDF
Gildene Lima de Souza Fernandes, Manoilly Dantas de Oliveira
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E AS APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Danielle Jurema Barcelos, Alba Regina Battisti de Souza
A LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO: a formação leitora da criança PDF
Kalytha Rodrigues Silva, Aline Lemes Silva, Lethicia Rafaelly Fernandes Oliveira
Alfabetização de crianças numa perspectiva crítica PDF
Angela Barbara Rossetto, Almir Paulo dos Santos
ALFABETIZAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PDF
claudionor alves da silva, Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santo, Josevaldo Trindade dos Santos
AS VOZES MÚLTIPLAS NO DIÁLOGO ENTRE O VERBAL E O VISUAL: Repertório poético para a formação literária das crianças PDF
Lilane Maria de Moura Chagas, Cleber Fabiano da Silva
Consciência Fonológica na Primeira Infância PDF
Cristiani da Silva Inácio Nery
ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA E LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência de uma professora com o Porta Aberta Volume 2 PDF
Debora Djully Gomes da Paz, Maria da Conceição Lira da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões a partir dos documentos que orientam o currículo PDF
Luíse Penning Pereira, Larissa dos Santos Urquia
“NÃO COMPREENDIA BEM O SENTIDO”: as pesquisas sobre a linguagem escrita na Educação Infantil PDF
Elizangela Silva Mesquita, Adriana Leite Limaverde Gomes
O APLICATIVO GRAPHOGAME COMO PRODUTO DE UM CURRÍCULO EM DISPUTAS PDF
Carolina Silva Severo
O CUIDAR E O EDUCAR NA ORGANIZAÇÃO DAS ROTINAS DE ATENDIMENTO DA CRECHE DA REDE DIRETA PAULISTANA (1969 a 1982) PDF
Juliana dos Santos Camaru
O QUE AS CRIANÇAS DE 5 ANOS PENSAM SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA? PDF
Maryelen Evilly Reis de Amorim, Elizangela Gonzaga Rosa, Adriana Alves Fausto Gama
O SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO VAMOS TODOS APRENDER A LER (EDUBE/BID) - REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANOAS/RS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES PDF
Ananda Silva Palermo, Darlize Teixeira de Mello
A LITERATURA PELO VIÉS DA ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: mapeamento das produções acadêmicas PDF
Simone de Cássia Soares da Silva, Bárbara Cortella Pereira
A produção científico-acadêmico sobre o livro didático no contexto da Educação Infantil e o ensino da leitura e escritura PDF
Albene Cezar de Arruda, Bárbara Cortella Pereira
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INFÂNCIA: reutilização de resíduos sólidos na Educação Infantil PDF
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, JOSIANE VINHAS QUADROS
INFÂNCIAS: proteger e educar para a vida PDF
Anayse de Fatima Santos da Silva
Narrativas autobiográficas de crianças sobre a aprendizagem da escrita PDF
Ana Maura Tavares dos Anjos
ESTRATÉGIA DE LEITURA: Ler para encontrar PDF
Márcia Martins de Oliveira Martins

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

Alfabetização, educação e trabalho: discussões necessárias para o repensar dos currículos na/da EJA para uma formação humana e integral PDF
Jaqueline Luzia da Silva, Bruno Martins de Carvalho Paulo, Estefanne Beatriz Cordeiro do Nascimento
Cultura e educação popular na EJA: reflexões sobre memórias e afetividade no processo de alfabetização PDF
Jaqueline Luzia da Silva, Andréa Cristina Ferreira dos Santos, Priscila da Silva Barcellos
Educação de jovens e adultos: aprender para a emancipação ou para a certificação? PDF
Damiana Camila Vilalva França
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: a importância da coordenação pedagógica nos polos educativos PDF
Lourival José Martins Filho
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E HISTÓRIA DE VIDA: SENTIDOS E (RE)FORMULAÇÕES ENTRE SUJEITOS COM TRAJETÓRIA NA EJA PDF
Daniela Penha Monteiro Brito Pavini, Filomena Elaine Paiva Assolini
CAROLINA MARIA DE JESUS COMO ELEMENTO CONTEMPORÂNEO DE REFLEXÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Relato de experiência PDF
Melissa Branco
CATEGORIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O PROGRAMA DE ESCRITA INVENTADA NA EJA PDF
Juliane Gomes de Oliveira
Da invenção do "analfabeto" ao analfabetizado: leitura, escrita e população negra PDF
Marta Lima De Souza
LIVRO DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: projeto recomeçar e a constituição de identidades PDF
Liziana Arambula Teixeira, Francisca da Silva Cruz, Thaise da Silva
MEDIAÇÃO DE LEITURA EM UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS: As coincidências do inesperado PDF
Julia Soares Martini, Victória Luiza Vargas dos Santos
OS ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DE RETORNO PRESENCIAL PDF
Juliane Gomes de Oliveira, Simone de Assis Costa
Apropriação do sistema de escrita alfabética na EJA: desafios e possibilidades na prática das professoras PDF
Joanna Castro Magalhães Assenção, Francisca Maciel
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: uma incursão crítico-reflexiva sobre a temática PDF
CECILIA MARIA MOURAO CARVALHO, Isa Mourão Carvalho
“EU POSSO APRENDER, EU SOU CAPAZ DE APRENDER”: o preconceito sofrido por alfabetizandos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos PDF
Charliel Lima Couto, Eliana Borges Albuquerque
LER E ESCREVER COMO DIREITO DE TODO CIDADAO Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos PDF
Jaqueline Maria Coelho Maciel
O ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA: estratégias de ensino aprendizagem na ejai no ensino municipal. PDF
Sra Patrícia Cabral Duarte

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma abordagem social e emancipatória PDF
Vitória Gabriela Lima Carvalho, Graziela Brito de Almeida, Odalisca Cavalcanti de Moraes
Abrindo Espaços para Atividade Criadora das Crianças: O Ateliê de História Coletiva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental PDF
Bruna Eduarda Olivera da Silva, Ana Luiza Bustamante Smolka
ASPECTOS GRÁFICO-EDITORIAIS PRESENTES EM OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
A Carla Maria Gomes Cordeiro
ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF PDF
Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto
FORMAÇÃO DE LEITORES: O que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor PDF
edneia da silva neves, Karoline Aparecida Soares do Nascimento, Raquel Francisca Matos Bezerra
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: concepções em manuais didáticos do Programa Criança Alfabetizada PDF
Aline Gomes de Souza
JOGOS E A TECNOLOGIA: alfabetizando de forma dinâmica e divertida. PDF
Karine Lindesay da Soledade de Souza
LEITURA LITERÁRIA COMO ESTÍMULO À FORMAÇÃO LEITORA: contribuições do livro didático PDF
Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Anabela Rute Kolmann Ferrarini
LEITURAS PRESENTES NA SALA DE AULA: análise de um conjunto escolhas com foco na educação literária
Marília Forgearini Nunes, Joana Wurth Geller
O QUE HÁ SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA? Um estudo sobre o eixo estruturante análise linguística e as habilidades metafonológicas PDF
Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Monique Beatriz Klumb
OS TEXTOS MULTIMODAIS DAS FANFICS: a escrita criativa como forma de consolidação das competências leitoras e de escrita de crianças do 5°ano do ensino fundamental PDF
Welessandra Aparecida Benfica, Ana Luisa Silva Schmidt
Produção Cultural na Escola: do texto ao livro, do livro ao teatro- A bruxa do 74 PDF
Monica Regina dos Santos
A ALFABETIZAÇÃO NA CULTURA DE CRIANÇAS INDÍGENAS EM MACAÍBA-RN PDF
Lucielton Tavares, Cristina Leandro de Paiva
A cultura escrita na Educação Infantil PDF
Camila Antonia da Silva Santos
A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Louriete Ribeiro de Araújo, Ana Clarissa Gomes de França, Milena Paula Cabral de Oliveira
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a socialização como resultado do conhecimento da linguagem oral e escrita PDF
Claudionor Gonçalves Melo
ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS TIC NO CURRICULO ESCOLAR PDF
Ana Christina de Sousa Damasceno, maria dos remédios nunes da costa
AS NOVAS SUPERFÍCIES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PDF
Margarete Nunes, Wendell Fiori de Faria, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Tatiane Castro dos Santos
Contação de histórias, Artes Visuais e alfabetização: relato de experiência PDF
Miriam Fonte Bôa Ferrraz
CULTURA VIVIDA E ALFABETIZAÇÃO: linguagem escrita como ponto de conexão PDF
Dilza Maria Rodrigues, Suellen Nathasha dos Anjos Costa, Carlos Jorge Paixão
FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIIO: a biblioteca comunitária como espaço da cultura escrita para crianças PDF
senhora Santos Gama
FORMAÇÃO DE LEITOR: a literatura no combate ao bullying nas escolas PDF
Rosalina Albuquerque Henrique
O JOGO DE PALAVRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EMERGÊNCIA DE VOZES SINGULARES: uma abordagem do campo do Design PDF
Michele Marconsini Loureiro, Cláudia Maria Mendes Gontijo
O UNIVERSO DA LIGUANGEM ORAL E ESCRITA NA EI: Uma questão de direito PDF
Maria Wenny Franco Feitosa, Hadassa Araújo Carvalho, Daniele Dorotéia Rocha da silva de Lima
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM FAVOR DA ALFABETIZAÇÃO: usos em uma rede de ensino PDF
Tarciana Pereira da Silva Almeida, Artur Gomes de Morais
PEQUENOS AUTORES, GRANDES ESTRELAS: um projeto de letramento onde o aluno é protagonista PDF
Juliane Dias Guillen
(RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: os jogos para a aquisição da leitura e escrita PDF
Amanda Murta Gama, Isabella Paim, Klegillen Canelas, Leonan Castro
TENDÊNCIA DE ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SEA NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Tania Tuchtenhagen Clarindo

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

LEMBRANÇAS DA ALFABETIZAÇÃO - as escritas de si como potencialidades na formação docente PDF
Josélia Gomes Neves
NEUROCIÊNCIA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Letícia Corrêa Mendes Borges, Michelle Castro Lima
OFICINAS DE JOGOS : posssibilidades formativas no âmbito da alfabetização PDF
Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti
ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: Lagarto, SE e São José da Laje, AL PDF
Leonor Scliar Cabral
DESAFIOS ENCONTRADOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO PDF
Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Rita Buzzi Rausch
A DIMENSÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO: uma construção possível do projeto de escola PDF
Rosimeri Jorge Silva, Patricia de Simas Pinheiro, JIlvania Lima dos Santos Bazzo
A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA AÇÃO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PDF
Vânia Queiroz Lopes de Andrade, Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo
AÇÕES EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALFABETIZADORAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PDF
Luciane Manera Magalhães, Juliano Guerra Rocha
ALFABETIZAÇÃO & INICIAÇÃO GEOGRÁFICA – possibilidades de aprendizagens interdisciplinares PDF
Rosângela Castilho Valenciano
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DOS/AS LICENCIANDOS/AS: a realidade do núcleo de pedagogia, área prioritária alfabetização, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié PDF
Neila Silva Oliveira
ASSESSORIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS: o contexto pós ensino remoto em turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental PDF
Silvana Maria Zasso
CÍRCULO DE LEITURA: a literatura na formação de docentes da Educação Básica PDF
Eliana Guimarães Almeida, Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto, Beatriz Iva de Sales
CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: um estudo das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação do Pará PDF
Vitoria Raquel Pereira de Souza, Petrônio Cavalcante, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
DE CARTA EM CARTA: sentidos, memórias e métodos de alfabetização em correspondências. PDF
karen cezar baptista, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: perspectivas e reflexões a partir de um projeto de rede PDF
Carolina Monteiro
DIDÁTICA DA PALAVRA INVISÍVEL À PALAVRA VISÍVEL: um (singelo) tributo à Magda Soares PDF
Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rute da Silva, Daniele Aparecida Muller Pamplona Soares
ECOS DA LEITURA DE LITERATURA INFANTIL NEGRA NAS VOZES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL PDF
Manoilly Dantas de Oliveira, Gildene Lima de Souza Fernandes, Juliana de Melo Lima, Alessandra Cardozo de Freitas
ENTRE FIOS E DESAFIOS: literatura, formação inicial docente e currículo PDF
Giane Maria Silva, Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira
ESTUDANTES E PROFESSORAS VOANDO NAS ASAS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PDF
Ana Paula da Silva Almeida, Bárbara Cortella Pereira, Abraão Augusto da Silva Santos
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: percepções docentes sobre o Programa ‘Educar para Valer’ PDF
Tarcyla Coelho Marinho, Maria Virgínia Freire Santos
FORMAÇÃO ESTÉTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma questão (para a área da) Didática? PDF
Caroline Fanizzi, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
FORMAÇÕES EM LINGUAGEM PARA PROFESSORES: O PAPEL DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ALETRA/UFRGS PDF
Ana Paula Rigatti-Scherer, Clarice Staub Lehnen
IDENTIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA: análises a partir de resumos de teses e dissertações produzidas no Estado do Rio Grande do Sul PDF
Renata Sperrhake, Luciana Piccoli, Kamila Petrikicz
MEMÓRIA E ALFABETIZAÇÃO – CIRCUITOS DA DOCÊNCIA EM APRENDIZAGEM PDF
Gracielle Boing Lyra, nelita Bortolotto
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFRB/CFP: entrelaçando narrativas alfabetizadoras vivenciadas na infância PDF
MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE, SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA
O DESAFIO DE ALFABETIZAR NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: a gestão da sala de aula em discussão PDF
Kamila Petrikicz, Patrícia Camini
O PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada em municípios da Chapada Diamantina - BA (2022-2023) PDF
Mônica Correia Baptista, Laís Carolina Andrade Bitencourt, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, Mariana Parreira Lara do Amaral
Os adultos também aprendem: o lugar das crianças na formação de professores das infâncias PDF
ANA CRISTINA CORREA FERNANDES
POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAR: o projeto ‘1º ano no Colégio de Aplicação João XXIII-observação e interação’ PDF
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Kelly Marcella de Paula Michaeli Roque
PRODUÇÃO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALFABETIZADORA EM FORMAÇÃO INICIAL PDF
Verônica Tostes Silva
PROFESSORA PESQUISADORA: A docência com o primeiro ano do Ensino Fundamental PDF
Ariane Simão de Souza
PROFESSORES ALFABETIZADORES NO BRASIL: uma análise do programa tempo de aprender PDF
CLARA SILVA FRANÇA, JOSIANE DOS SANTOS VILHENA
Recriando saberes através dos contos literários: A literatura infantil como mola propulsora para uma alfabetização encantadora. PDF
Keila Aparecida Gonçalves, Rubia Helena Naspolini Coelho, Sarah Oliveira Hiller, Josiane Silva Gomes
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização PDF
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, JOSIANE VINHAS QUADROS
SUPERANDO O BÁ BE BI BO BU: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS POR MEIO DO PROJETO ALFABETIZAÇÃO ITINERANTE PDF
Srta Liége Santos
UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE 2012 A 2022 NAS IES FEDERAIS BRASILEIRAS: um estudo em andamento. PDF
Ingrid Nalin Trocha, Andreia Bulaty
Um panorama nacional sobre a formação inicial do professor alfabetizador PDF
Andrialex Silva
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA PDF
Naelen Nunes dos Santos, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Luiz Augusto Soares Mendes
A FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL PDF
Jhessiene Keila da Silva Mendes, Luanna Vivório Cardoso Santos, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL PDF
ela Salvador Clipes
AS PRETINHAS SÃO AS MELHORES QUE HÁ: uma proposta de formação de coordenadores pedagógicos no Município de Santa Maria/RS PDF
Laura Pippi Fraga, Caroline Leonhardt Romanowski, Carine Daiana Binsfeld, Michelle Turra
COMPREENSÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS: o que dizem os professores alfabetizadores? PDF
Jânio Nunes dos Santos, Patrícia dos Santos dos Santos Moura Cavalcante, Thammy Cristina de Oliveira Nascimento
COORDENAÇÃO COLETIVA: espaço/ tempo de formação continuada de docentes alfabetizadores em escolas públicas do Distrito Federal PDF
Emely Crystina Da Silva Viana, Maria Elena Tavares de Pinho, Ozenilde Santos do Nascimento
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, REGISTRO E DOCUMENTALIDADE: contribuições para sua significação PDF
Lêda Garção Moura
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MARICÁ: caminhos e diálogos da alfabetização no cenário atual PDF
Alessandra Iguassú da Fonseca
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES EM CURSO: Uma experiência em rede PDF
Rita de Cássia Prazeres Frangella
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: tendências temáticas na produção científica realizada no Brasil PDF
Isabela Cristina Daeuble Girardi, Rita Buzzi Rausch
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: A formação de professores alfabetizadores em Belém do Pará PDF
Débora Thaissa Monteiro Teixeira, Jéssica Lorena Marinho de Souza, Brenda Karoline Meireles Sales, Danielle de Nazaré Lopes Cunha
O POTENCIAL FORMATIVO DO TRABALHO COM MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays
O professor leitor: indicativos para uma política de formação continuada na rede pública municipal de Várzea Grande - MT PDF
Wanda Cecília Mello, Ana Paula Duarte, Waldir Félix Costa Júnior
Ondas da Alfabetização e a Formação de professores eternamente iniciantes PDF
Ludmila Thomé de Andrade, Denise Resende
OS DESAFIOS DE EDUCAR E ALFABETIZAR NO MUNDO ATUAL: UMA ANÁLISE DE LIVES DO CANAL DE YOUTUBE LASEA — LABORATÓRIO SERTÃO DAS ÁGUAS PDF
Beatriz Chaves Messias
PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI: interfaces com o processo de alfabetização PDF
Vanda Helena Loureiro
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO EM FORMA E CONTEÚDO: A DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE PROFESSORES QUE OUSARAM PEGAR NA SEMENTE DA PALAVRA PDF
Lorelay Pereira Brandão, Greice Duarte de Brito Silva
Programa Tempo de Aprender: com a palavra, as alfabetizadoras PDF
Tarcyla Coelho Marinho
SABERES TECIDOS EM ESCRITAS E LEITURAS: um caminho para indução pedagógica PDF
Jessika de Assiz da Silva
APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: uma análise dos saberes do professor/a alfabetizador/a sobre os conceitos da linguística textual PDF
Ana Christina de Sousa Damasceno
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO COM A ALFABETIZAÇÃO: O Sentido da alfabetização como trabalho objetivado PDF
Diego Camara, Shirleide Pereira da Silva Cruz

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO: Práticas pedagogicas em sala de aula. PDF
lídia pereira magalães
ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA – Análise em caderno de atividades de alfabetização no contexto de escola pública estadual do ensino fundamental em Ji-Paraná, Rondônia. PDF
senhora Souza Souza, doutora maria Azevedo Machado
A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: o que dizem os documentos que norteiam o planejamento e a prática em alfabetização e letramento PDF
Jennifer Pereira da Rocha Almeida
A CIDADE, AS LETRAS E A VIDA: questões para compreender a alfabetização como processo discursivo PDF
Alessandra da Costa ABREU, Mairce da Silva ARAUJO, Rose Mary Castro Magdallena
A FLUÊNCIA EM LEITURA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo comparativo. PDF
Síria Carinhanha Pires da Silva
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PELO ALUNO COMO UMA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO LEITORA PDF
Louyzie Barbara da Cruz Dias
A TEORIZAÇÃO DA VIDA VIVIDA PELA LINGUAGEM POR UM ALFABETIZANDO PDF
Fabiana Giovani
Alfabetização como processo discursivo: depois das pedras, o verbo PDF
Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani
Alfabetização e arte: práticas de linguagem e discursividade PDF
Daniella Matsunaga Vasconcelos
ALFABETIZAÇÃO E LEITURA DE MUNDO: aprendendo a ler, escrever a partir do lugar na Amazônia Marajoara PDF
Solange Pereira da Silva
ALFABETIZAÇÃO: a concepção e a prática pedagógica de professoras das turmas de 1° ano da rede de ensino municipal de Alcobaça e Caravelas PDF
Adriele Apolinária Casagrande, Amanda Moreira Maia, Priscila Alves Pereira
ALFABETIZAR LETRANDO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE SUAS PRÁTICAS PDF
Iure Coutre Gurgel, Adriana Fernandes Ferreira, Marcos Roberto da Silva Cavalcante
APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA: MODOS DE PARTICIPAÇÃO DO OUTRO PDF
Adriana Ofretorio, Ana Luiza Bustamante Smolka
Articulação dos Fundamentos da alfabetização a partir de uma Tecnologia Educacional PDF
Natalia de Souza Duarte
AS CONTRIBUIÇÕES DE ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA PDF
Rafael Scheidt, Maria Aparecida Lapa de Aguiar
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO LIVRO MAIS DISTRIBUÍDO NO ESTADO DE SANTA CATARINA PDF
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Dalva Maria Alves Godoy
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IMPERATRIZ/MARANHÃO: Problematizações do contexto escolar. PDF
professora Sousa NASCIMENTO
Atividades diversificadas para a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: um olhar para além dos níveis de escrita PDF
Flaviana Bernardo Costa, Neidyana Silva Oliveira, Adriana Leite Limaverde Gomes
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma análise de instrumentos avaliativos para uma turma de 1º ano PDF
Jennifer Sitaria Petzold Mendes, Renata Sperrhake, Fernanda Berger Blumenthal
BRINCADEIRA E LINGUAGEM ESCRITA: como se articulam na Educação Infantil? PDF
Maiara vieira da silva, Jaíne Lorivânia Neckel da Silva, Marineiva Moro Campos de Oliveira
Condutas de reconhecimento de palavras por crianças de cinco anos PDF
Rafaella Castro, Sara Mourão
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: o que revelam os discursos das crianças? PDF
Pollyana Lúcia Mangabeira
Emprestando asas para voar através de Manoel de Barros: alçando voos literários na leitura e escrita de crianças PDF
Flaviane Flaviane Silva, Mônica Regina Santos, Keila Aparecida Gonçalves
ENTRE PALAVRAS E EXPERIÊNCIAS: a aprendizagem da língua escrita na metodologia de projetos PDF
Eduarda Troglio Dias, Alba Regina Battisti de Souza
“EU NÃO SABIA ESCREVER SEU NOME, ENTÃO FIZ ESSAS LETRAS”: criação de escritas e sentidos na Educação Infantil PDF
Adriana Santos da Mata
EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO CONTEXTO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA UFMG PDF
Laura Alves Andrade, Rute Silva de Oliveira
EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA EM FORMAÇÃO EM JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS PDF
Leandra da Costa Oliveira
FORMAÇÃO DOCENTE E RESIDENCIA PEDAGÓGICA: Imersão no Campo Da Prática Pedagógica PDF
Wanderléa Damásio Mauricio, Vera Regina Lucio, Andreia De Dem Machado
HOJE TEM TEATRO E LETRAMENTO? Tem sim senhor! PDF
Magalis Bésser Dorneles Schneider
LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM - LEIA: projeto-piloto em Santa Catarina PDF
Fabíola Cardoso Cecchetti, Adriana Leal Brum Silva, Patrícia Carla Bittencourt
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: compartilhando experiências de ações de extensão do LAL/Ceale/Fae/UFMG PDF
Maria José Francisco Souza, Fernanda Louise Helena Brites, Ingrid Stefane Costa, Gabrielle de Aguilar Magnani
Literatura Infantil e Alfabetização: Um Estudo Na Perspectiva Histórico-Cultural PDF
Nayra Ferreira De Almeida, Daniele Pampanini Dias, Ana Luiza Bustamante Smolka
NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL: vivências com crianças em fase de alfabetização e o prazer pela leitura, escritura e oralidade PDF
Débora Fernandes Fontes, Izaira Aparecida Da Silva, Aleth Da Graça Amorim
“O ACIDENTE MISTERIOSO”: o discurso escrito de crianças em processo de alfabetização PDF
Andréa Pessôa dos Santos
O CADERNO DA REALIDADE COMO APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PDF
Karine maria heidemann, Daniela Dias dos Anjos
O PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO: escrita significativa e desenvolvimento cultural. PDF
Pollyanna Garcia Geraldo Fecchi, Ana Lúcia Horta Nogueira
O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: o que dizem as dissertações e teses de 2008 a 2022. PDF
Juliana Mottini Klein
O QUE OS TRABALHOS DO CONBALF APRESENTAM SOBRE LEITURA? PDF
Luzia Helena Brandt Martins, Gabriella das Neves Furtado
ORIGAMI E (RE)CONTO: DO ENCANTAMENTO À PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL PDF
Flávia Cristina da Silva Lena, JULLIETTE GOMES DA SILVA
OS ATOS DE LER E DE ESCREVER: concepções e práticas presentes nas aulas do Ensino Fundamental I PDF
Adriana Jesuino Francisco
OS JOGOS DE ANÁLISE FONOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PELAS CRIANÇAS PDF
Simone Regina Pereira, Daniela Montuani
PALAVRA é BRINQUEDO: a rima da cultura popular brasileira no desenvolvimento da consciência fonológica PDF
Prof.ª Caroline de Lima Goulart
PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE LETRAS MÓVEIS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Mariana Rocha Eller Miranda
PLIM EM AÇÃO: uma proposta de enriquecimento escolar no Município de Santa Maria/RS PDF
Caroline Leonhardt Romanowski
POÉTICA PEDAGÓGICA EM MANOEL DE BARROS: uma vivência inspiradora para os modos de ensinaraprender leitura e escritura numa perspectiva discursiva na Educação Básica PDF
Agnaldo Périgo, Aleth da Graça Amorim
PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: o ensino dos atos de ler e de escrever no 1º e 2º anos do ensino fundamental PDF
Greice Ferreira da Silva
PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DA ESCRITA: Uma análise de produção contextualizada PDF
Nathan Ribeiro Machado de Moraes, Letícia Andrade Alves, Paula da Silva Vidal Cid Lopes
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO CONBALF PDF
Rafaela Elert Strelow, Laura Vitória Gomes, Camily Alves San Martin
Propostas de Alfabetização em um livro aprovado no PNLD 2019 PDF
Edlane Alves de Lima, Eliana Borges Correia de Albuquerque
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM RESIDENTE PEDAGÓGICO ENSINANDO E APRENDENDO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: alfabetização com interlocuções entre a psicologia da aprendizagem e abordagens pedagógicas. PDF
Lucas da Silva Costa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS O que tem por dentro e por fora dessa bola chamada planeta terra? PDF
Cristiane Barroso Dias, Érica Cristina de Melo R. Gentil2
SE EU FOSSE PRESIDENTE DO MUNDO: trabalhando com a oralidade em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental PDF
Dhietelly Morghana Almeida Santos
SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ENSINO POR PESQUISA: as parlendas na alfabetização PDF
Rute Sheila Moura Gomes, Maria Elizabete Souza Couto
Sequência didática com jogos de alfabetização e textos de tradição oral: um relato de ações do Laboratório de Alfabetização e Letramento em turmas de 2° ano do ensino fundamental PDF
Isadora Cristina Silva Felipe, Letícia Lima da Silva, Daniela Freitas Brito Montuani, Maria José Francisco De Souza
TECENDO UMA GINCANA INESQUECÍVEL: quando ler e escrever se tornam uma aventura PDF
CristinaFreund Spolidoro Freund, Andressa Folly Fonseca, Letícia Tavares Cyrillo, Adriane Fernandes da Silva
TENSÃO ENTRE AS LÍNGUAS MATERNAS E A OFICIAL NOS ESCRITOS DOS ALUNOS DA 4ª CLASSE NA GUINÉ-BISSAU: uma questão de ensino monolíngue em contexto multilíngue PDF
Ivo Aloide Ié
VESTÍGIOS DE UMA ESCRITA INICIAL: a constituição dos gêneros discursivos através do Paradigma Indiciário em produções de crianças em fase de alfabetização PDF
Daniela Campregher, Fabiana Giovani
A AFETIVIDADE COMO ELEMENTO CATALISADOR DA APRENDIZAGEM: aquisição/evolução da leitura e da escrita. PDF
Nizandria dos Santos Pompeu
A aprendizagem da ortografia sob o viés das práticas interativas PDF
Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal
A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO ENTRE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE PDF
Silvia de Sousa Azevedo Aragão, Artur Gomes de Morais
A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO: FORMANDO AUTORES PDF
Michele da Silva Antunes
A LEITURA COMO PRÁTICA TRANSGRESSORA: por uma escola leitora PDF
DANIELE RODRIGUES do NASCIMENTO, NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA
ABORDAGEM DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO: princípios e concepções PDF
Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Guitel, Rafael Scheidt
ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL PDF
Suzana Brunet Camacho
ALFABETIZAÇÃO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA. Vivências em uma escola pública de Castanhal-PA PDF
JAQUELINE CASSIA GOMES DO NASCIMENTO, Marinalva Santos Silva
ALFABETIZAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: Quando a (anti)discriminação vai para a escola PDF
Fabiane Castilho Oliveira, Sarai Schmidt
ALFABETIZAÇÃO SOB OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL PDF
Marineiva Moro Campos de Oliveira
AVALIAÇÃO FORMATIVA NA ALFABETIZAÇÃO: diálogos e coconstruções de possibilidades com crianças, familiares e docentes PDF
Clarice Carolina Ortiz de Camargo
Bichos Malucos: uma sequência didática como ponto de partida PDF
Luana Luiza de Oliveira
CONCEPÇÕES NECESSÁRIAS SOBRE O VALOR DA NEUROCIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO PDF
Shirley Rolim Evangelista
Consciência fonêmica para que(m)? PDF
DALVA MARIA ALVES GODOY
DE QUAL LINGUAGEM, DOCÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO FALAM OS PROFESSORES E PROFESSORAS? Reflexões acerca do processo de alfabetização de crianças. PDF
Camila Besen Koch, MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR
DEIXA EU FALAR: projeto de leitura e escrita com crianças PDF
JOANA DARC ROCHA VASCONCELOS, SELMA COSTA PENA
DIALOGANDO COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DO/NO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Renata Luchi Pires, Dania Monteiro Vieira Costa
ENFOQUES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO PDF
Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA: um modo de assegurar o direito à aprendizagem da leitura PDF
Chris Royes Schardosim
EXPLORANDO E CONHECENDO ALGUNS ALIMENTOS DE ORIGEM INDÍGENA PDF
Silvia de Sousa Azevedo Aragão
FACETA LINGUÍSTICA: reflexões a partir de práticas de uma docente do primeiro ano do ensino fundamental PDF
Regina Aparecida Correa, Sara Mourão Monteiro
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: a formação leitora de crianças pequenas PDF
SELMA COSTA PENA, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA
“LÁ NO CADERNO DE LEITURA É ORTOGRAFIA”: os conhecimentos linguísticos e a leitura numa turma de alfabetização PDF
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
MODOS INDIVIDUAIS DE REPRESENTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E NA DOCÊNCIA: Princípios de constituição do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento PDF
Janaina Moreira Pacheco de Souza, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes
MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO: uma sinfonia para a infância PDF
PATRICIA TATIANE SOUZA DA COSTA, DANIELE RODRIGUES DO NASCIMENTO, DANIELE DOROTÉIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
O Desenho como Representação Ideativa da Palavra PDF
Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz De Castro Nascimento Ometto
O INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O PAPEL DO AMBIENTE ALFABETIZADOR PDF
Klegillen Canelas, Isabella Paim, Amanda Gama, Leonan Castro
O TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA E INTERDISCIPLINAR PDF
Evanilza Ferreira Silva, Mariete Souza Amorim Lima, Tatiane Castro Santos, Nadson Araujo Santos
Práticas de ensino no ciclo de alfabetização: o foco em atividades notacionais PDF
Renata Rossi Fiorim Siqueira
Práticas de letramentos: um fenômeno plural presente no Ensino Fundamental? PDF
Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento, Darlize Teixeira de Mello
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO: metodologias ativas na Licenciatura em Pedagogia e no LÁPIS - Laboratório de Alfabetização da UFRGS PDF
Patrícia Camini
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: aplicação de uma proposta de intervenção pedagógica e a superação do realismo nominal PDF
Vitória Bersch, Renata Sperrhake

Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos

ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR: a prática didático-pedagógica do professor e o tamanho da turma no contexto da sala de aula PDF
Vanessa Moreira Pintoco
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO ALFABETIZADOR: reflexões sobre a realidade cotidiana em escolas públicas estaduais do Sul de Santa Catarina PDF
Veronez Nandi Marisângela, Maria Sirlene Pereira Schlickmann
Pedagogia hospitalar: o planejamento escolar no processo de alfabetização das crianças com câncer PDF
EMANUELLE FERREIRA
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVAS COMPREENSÕES E “MOVIMENTOS DE APRENDIZAGENS” PARA A METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Wanderléa Damásio Mauricio
ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E CULTURA ESCRITA : Entre Leituras e afetos PDF
alreny lima da rocha, Elizabeth Orofino Lúucio
PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE PERSPECTIVA DISCURSIVA PDF
Ana Beatriz de Oliveira da Silva, Gabrielle da Silva Pereira, Giovanna Melo de Paiva Torres

Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas

OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO COM A COEXISTÊNCIA DO ENSINO REMOTO E O PRESENCIAL PDF
Carmen Regina Gonçalves Ferreira
PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: tecendo caminhos em busca de garantir o direito a leitura e escrita de alunos da Educação Básica nas escolas públicas no município de São Gonçalo/RJ. PDF
Michele Barreto Nunes
Alfabetização na Pandemia: as experiências de professoras alfabetizadoras PDF
Tamara Cardoso André, Soraia Cristina Weidman Baltruk
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: práticas de uma professora do sertão de Pernambuco. PDF
Ana Flávia Pereira Menezes, Nayanne Nayara Torres da Silva
ALFABETIZAÇÃO COM GAMES NA PÓS-PANDEMIA: a experiência da pesquisa alfabeclicando PDF
Luciene de Sousa Teixeira Vales, Kamila Melo de Oliveira Costa, Lorrayne dos Santos, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerd, Thais da Cruz Martins
Alfabetização como justiça social: o desafio de garantir a aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças no contexto do pós-pandemia PDF
Adrielle Viana Ramos, Maria Luisa Da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves De Oliveira Santos
Alfabetização no Cenário Pós-Pandêmico: escolhas pedagógicas realizadas por professores na Rede Municipal de São Paulo (SP) PDF
Gabriela Floreano Centenaro, Claudia Lemos Vóvio
ALFABETIZAÇÃO, PANDEMIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA PDF
Isabela Santos da Silva Oliveira
ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: os desafios enfrentados pelas professoras de uma escola do campo do RS PDF
Verônica Amorim Saraiva
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: (im)possibilidades da mediação familiar PDF
de Souza Papa Geruza Soares Rodrigues
DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS E PÓS-PANDÊMICO: POR ONDE ANDAM OS LETRAMENTOS DIGITAIS?” PDF
Vanessa Silva Almeida
DO PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS PDF
Ana Vitória Bonatti Passos, Elvira Cristina Martins Tassoni
E AGORA PROFESSORA? Narrativas de alfabetizadoras do Sul e do Norte do país em tempos de pandemia. PDF
Cristiane Medianeira da Silva Reis, Vanessa Marcuzzo
ENSINO REMOTO: Desafio docente em uma escola do campo PDF
Berwaldt Gowert Gowert Madia Berwaldt
ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal PDF
Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto
ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 PDF
Giovanna Rodrigues Cabral, Caroline Souza Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
FAMILIA, ESCOLA E ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA PDF
Adriana Francisca de Medeiros, Rute dos Santos Silva
FIM DO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública PDF
João Carlos Roedel Hirdes, Rafael Mendes, Alisson Castro Batista
IMPACTOS DO PERÍODO PANDÊMICO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM TURMA DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Sandra dos Santos Andrade, Luciana Piccoli, Brenda Rosana Goulart
O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino PDF
Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino
O CONTROLE DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA PANDEMIA: A FALÁCIA DO PRODUTIVISMO PDF
Mara Rubia Aparecida da Silva, Cecídia Barreto Almeida
O PÓS-PANDEMIA NA PRÁTICA EDUCATIVA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: relato de experiência PDF
Márcia de Souza dos Santos
O QUE AS CRIANÇAS DE 8 ANOS SABEM SOBRE A ESCRITA: O RETORNO À ESCOLA NA PÓS-PANDEMIA PDF
Josiane Assunção Marcelos
OS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA: relato de uma experiência PDF
Sineide Cerqueira Estrela, Maria Eurácia Barreto Andrade
OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: uma análise do retorno à educação presencial. PDF
Thaís Rodrigues Cardoso
PANDEMIA DA COVID-19: Panorama da educação especial em turmas de alfabetização em cidades de Minas Gerais PDF
Duanne Antunes Bomfim, Flávia Emily Viegas dos Santos, Marco Antônio de Melo Franco
PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
sr ECIONE FELIX DE LIMA, SRA Yzynya Silva Rezende Machado, SRA Maria Cristina Leandro de Paiva
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: desafios inéditos PDF
Patricia Miolo, Débora Ortiz de Leão
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O OLHAR DA FAMÍLIA SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO PDF
Tâmila Carolini Trindade Tavares, Adelma Barros Mendes
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19. PDF
Mariane Ferreira Placeres, Heloisa Chalmers Sisla
TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: revolução tecnológica e as possibilidades no chão da escola PDF
Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Eugênia Antunes Dias
UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PÓS PANDEMIA PDF
Sra Maria Cristina Leandro de Paiva, sra Yzynya Silva Rezende Machado, Sr Ecione Félix de Lima
UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO EIXO 10 DO V CONBALF (2021) PDF
Márcia de Souza dos Santos, Santuza Amorim da Silva, Daniela Perri Bandeira
A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: REVELAÇÕES DA AVALIAÇÃO EXTERNA SAEPI PDF
Elvira Cristina Martins Tassoni, Raimunda Alves Melo
A IMPORTÂNCIA DA NEUROAFETIVIDADE NA VOLTA ÀS AULAS PDF
Cilene Maria Ebeneser Cavalcanti
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PDF
Gilceane Caetano Porto, Annelise Costa de Jesus, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mateus Valadão de Souza, Luzia Helena Brandt Martins, Mauro Augusto Burkert Del Pino
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: a perspectiva de um trabalho híbrido e de formação do professor alfabetizador PDF
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Elizabeth de Jesus Romeu Garcia, Giovanna Rodrigues Cabral
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: os desafios para trazer sentido à aprendizagem da leitura PDF
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Samara Maria Fernandes
As dificuldades em relação a alfabetização e letramento e as consequências na aprendizagem após isolamento social PDF
Marcela Alves, Adriana Sousa, Hellen Cristina Monteiro
AS LIVES DO CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 PDF
Taís - Caroline Barbosa - Braga Rodrigues -Michel
DA URGÊNCIA À EXPERIÊNCIA: caminhos de construção de estratégias teórico-metodológicas para alfabetização on-line. PDF
Renata Silva Bergo
DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Hebe Duarte Andrade Maluf Resende, AIRA SUZANA MARTINS
EM MEIO A PANDEMIA TECENDO A ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO PROCESSO DA CIBERCULTURA PDF
Larissa Rodrigues Matias
“EU FIQUEI COM SAUDADE PORQUE A MINHA MÃE QUE ME ENSINAVA AS COISAS”: perspectiva das crianças em processo de alfabetização durante a pandemia PDF
Jéssica Castrto Nogueira, Janete Teixeira de Lyra, Zena Winona Eisenberg
EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DURANTE A PANDEMIA NA AMAZÔNIA DO BAIXO TOCANTINS PDF
Sirlane Damasceno Ramos, Ana Luiza Bustamante Smolka
Impactos, limites e conquistas na perspectiva da alfabetização no contexto do ensino remoto PDF
Ana Lúcia Machao
Letramento e ensino remoto em escolas rurais: práticas de leitura PDF
Leila Beatriz Almeida Santos, Áurea da Silva Pereira Santos
O TRABALHO COM A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO PDF
ela PERDONI SOARES
OS DESAFIOS DO PÓS-PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO: reflexões sobre o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS PDF
Sonia Aparecida Bays, Kamile Frias Claros, Marcia Regina do Nascimento Sambugari
OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PDF
Juliana Silva Cabrera, Caroline Braga Michel
PANDEMIA E ALFABETIZAÇÃO: uma análise das práticas dos/as alfabetizadores/as no Piauí PDF
Ana Christina de Sousa Damasceno, MARIA DOS REMÉDIOS NUNES DA COSTA
PRÁTICA DE UMA ALFABETIZADORA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO: "crer que eles são capazes" PDF
Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Silvana Maria Bellé Zasso, Luíse Penning Pereira
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: o ensino não presencial no município de Itabirito/MG PDF
Daniela De Carvalho Pena Gonçalves, Paula Cristina De Almeida Rodrigues, Janaína Oliveira Gonçalves
PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DA ESCRITA E REESCRITA DE TEXTO EM CONTEXTO DE PANDEMIA PDF
CRISTIANE BATISTIOLI VENDRAME, ARRAIS LACANALLO FIGUEIREDO
Recomposição das Aprendizagens: Mais uma oportunidade para a alfabetização PDF
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra, Maria Luciene da Silva, Maria Ciane do Nascimento, Patrícia Socorro Souza do Espírito Santo
REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL SOB O OLHAR DE QUATRO PROFESSORAS ALFABETIZADORAS PDF
Juliane de Oliveira Alves Silveira, Gabriela Medeiros Nogueira
Retorno das atividades presenciais em dois municípios do Rio Grande do Sul: orientações e particularidades dos planejamentos docentes. PDF
Caroline, Julina, Taís Braga, Silva, Barbosa Michel, Cabrera, Rodrigues
TEXTOS AUTORAIS DE CRIANÇAS: ALFABETIZAÇÃO PÓS- PANDEMIA EM RONDÔNIA PDF
Jocilene Macedo da Silva Almeida, Marcia Machado de Lima, Alenita Rodrigues da Silva
Alfabetização e letramento: impactos do ensino remoto em tempos pandêmicos no ciclo de alfabetização nas escolas públicas do municipio de Rio Branco PDF
Alicia Oliveira Cunha
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: experiências de pesquisa do ensino remoto no território maranhense PDF
Marise Marçalina Rosa