Apresentação VI CONBALF
Apresentação | |
Lourival José Martins Filho, Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Elizabeth Orofino Lucio, Selma Costa Pena |
Alfabetização e políticas públicas
O VAGAR DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA | |
Cátia Marinello |
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | |
Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santos, Josevaldo Trindade dos Santos, Claudionor Alves da Silva |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS NACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO DO BRASIL (2001 – 2019) | |
Lúcia Veiga Schermack, Tânia Maria Massaruto de Quintal, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Fraulein Vidigal de Paula |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): dissonâncias com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) | |
Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza, Lívia Lempek Trindade Monteiro |
AS APROPRIAÇÕES DA TEORIA DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA NOS PCN E NA BNCC | |
Maria Vitória Bezerra da Silva |
AS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS DAS CRIANÇAS: alguns dispositivos de governo da infância engendrados entre 2019 e 2022 | |
Cristiane Perol da Silva |
AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA: implicações para o ensino da leitura e formação de leitores no 2º ano do ensino fundamental | |
Schirlen Pancieri Lima, Cleonara Maria Schwartz |
BREVE PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO NO BRASIL | |
Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa |
Campanhas nacionais de alfabetização de adultos (1947-1963) | |
Polyanna Silva Goronci |
CURRÍCULO COMO TERCEIRA MARGEM: questionando os sentidos de currículo no PNLD 2022 | |
Isabele Lacerda Queiroz, Jéssica Couto e Silva do Nascimento, Carolina Duarte Pandini Liporage |
DISSONÂNCIAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA) | |
Luciana Leopoldino Carvalho, Milka Helena Carrilho Slavez |
E o “outro” no Projeto ABC? Rompendo a autoridade no movimento “Efeito Mateus” | |
Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Manoela do Nascimento Morgado |
Esperançar através de diálogos e práticas: a Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf como espaço de resistência | |
Daiane Aparecida Mesquita Marciano, Antônio Marcos Murta |
LEITURA E LITERATURA NO PNAIC: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA | |
KATIA CILENE DA COSTA |
LETRAMENTO E LITERACIA: disputas discursivas na Política Nacional de Alfabetização e na produção acadêmica brasileira | |
Maria Carolina da Silva Caldeira |
MÉTODO FÔNICO: O “NOVO-VELHO” CAMINHO À ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA NOS DISCURSOS DE ALFABETIZADORES | |
Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
O PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: reflexões a partir de um olhor acerca da história dos métodos de alfabetização e da concepção de leitura | |
Mariana Antunes Portis |
O SILENCIAMENTO DA HETEROGENEIDADE DAS APRENDIZAGENS NO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES | |
Bárbara Santos Alves |
OBRAS DIDÁTICAS DESTINADAS A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL APROVADAS NO PNLD 2019: que sugestões de atividades de leitura e de escrita são propostas no livro “Pé de brincadeira”? | |
Augusto Vinícius Olveira da Silva, Alexsandro da Silva |
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva foucaultiana do discurso | |
Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: discursos em disputa | |
Fernanda de Araújo Frambach |
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA PROMEIRA INFÂNCIA | |
Leila Regina Oliveira Chinelatto |
PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o que propõem os PCN e a BNCC? | |
Elifalety Silva Nascimento, Alexsandro da Silva |
PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO (PAS) NO ESTADO DE PERNAMBUCO: percepções de professoras alfabetizadoras | |
Risocleide Aparecida Maria Da Silva |
PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise do curso “Práticas de produção de textos” | |
você Daniela Silva, Senhora Ferraz Leal |
QUANDO UMA POLITICA DE ALFABETIZAÇÃO ENTRA EM JOGO E ROMPE COM UMA TRADIÇÃO PEDAGÓGICA CONTRUÍDA A LONGO DE 40 DECÁDAS | |
ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA |
REVISITANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROGRAMAS FEDERAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS | |
Giovanna Rodrigues Cabral, Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
TEMPO DE APRENDER– ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE | |
Ramona Graciela Alves de Melo Kappi |
TEMPO DE APRENDER OU PARA APRENDER? | |
BONNIE AXER, Sabrina EUGÊNIO |
UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PROGRAMA “CONTA PRA MIM” DO GOVERNO FEDERAL | |
Thaíse Machado Santos, Tainá Pinto Bessa Ribeiro, Letícia de Oliveira Affonso Salvador |
VIDEOAULAS DO CURSO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise da organização do espaço da sala de aula na Educação Infantil | |
ela Lempek Trindade Monteiro, ela Espíndola |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES FRENTE A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: uma análise do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba/PA | |
Gislayne Carvalho Pires, Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Micheli Silva dos Santos |
A PROPOSTA CURRICULAR DE FLORIANÓPOLIS / SC: um estudo dos objetivos de aprendizagem de Língua Portuguesa a partir das facetas da alfabetização | |
Marco Cesar Krüger da Silva |
ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM TEMPOS DE BNCC: o que dizem algumas pesquisas sobre a temática | |
Sthefany Sigolo, Heloisa Chalmers Sisla |
Alfabetização, Letramento ou Literacia: perspectivas teóricas para a habilidade da leitura e da escrita | |
Paula Rejane de Araújo Valente, Pérsida da Silva Ribeiro Miki |
ALFABETIZAÇÃO: discurso oficial e desdobramentos do Projeto Conquista Maceió para a recuperação e recomposição de aprendizagens | |
Vivian Souza Lima, Adriana Cavalcanti dos Santos |
ANÁLISE DA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO “ALFA EM AÇÃO” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARITUBA/PA: impactos e desafios | |
Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Gislayne Carvalho Pires, Luiz Augusto Soares Mendes |
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise das ações desenvolvidas em 2020 e 2021 | |
Priscilla de Freitas Mafra |
AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: o entendimento das professoras sobre a contribuição para as turmas do 2º ano | |
Maria José Barbosa, Ana Karla Gomes Pereira, Lo-Ruama Amaro de Oliveira |
CURRÍCULO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para o processo de alfabetização | |
Andrea Rodrigues Dalcin |
CURRÍCULO E LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: significações produzidas nos textos oficiais | |
Senhorita Ritta Costa |
EQUIDADE COMO POLÍTICA AFIRMATIVA NO PROCESSO ALFABETIZADOR: uma análise no contexto do Programa LEIA+ | |
Ana Celina Rabuske Corsi, Isabella De Meira Araujo |
GT SAMAÚMA: por uma política de livro e leitura infantojuvenil no Portal da Amazônia | |
SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO |
INTENÇÕES E PROPÓSITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): que Educação Infantil (não) desejamos? | |
Flávia Burdzinski de Souza, Gabriela Medeiros Nogueira |
LETRAMENTO COMO SIGNO IDEOLÓGICO DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA: um contraponto à sanha [não menos ideológica] da Política Nacional de Alfabetização | |
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) | |
Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes |
POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA: da produção à implementação | |
Fabíola Cardoso Cecchetti |
POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM A LER E ESCREVER NA ESCOLA: relações e reflexões. | |
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPARTILHADAS DE ALFABETIZADORAS EM ESCOLAS PORTUGUESAS E BRASILEIRA: implementação de políticas públicas para iniciação da leitura e da escrita | |
Suzana Mary de Andrade Nunes, Fátima Carneiro Pereira |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA/CEARÁ | |
Karine Andrade Mourão, Darlize Teixeira de Mello |
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: consolidação das práticas proficientes para o alcance de uma aprendizagem significativa | |
Hislan Gomes de Almeida Rodrigues, Andrea Rodrigues Dalcin, Vanessa Sotelo da Silva, Tatiany Gomes dos Santos, Luciana Ribeiro Teixeira Oliveira, Renata Fernandes Gomes Olaia, Katerine Chagas Camargo Garcia |
TEMPO DE APRENDER O QUÊ? A luta por significar o alfabetizar na Política Nacional de Alfabetização | |
Phelipe Florez Rodrigues, Sonia de Oliveria Martins, Emerson Bezerra Vidal Gomes |
UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM EM REDE: possibilidades com testagens diagnósticas a partir da psicogênese da Língua Escrita | |
Carine Daiana Binsfeld, Caroline Leonhardt Romanowsk, Michelle Turra, Laura Pippi Fraga |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PROGRAMA TEMPO DE APREN | |
Suzane Melo da Silva |
Alfabetização e história
ASPECTOS HISTÓRICOS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ATÉ 1963 | |
Márcia Cicci Romero, Sônia Maria dos Santos |
A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: um encontro com Paulo Freire | |
Cecília de Sousa Reibnitz |
A EMERGÊNCIA DA UNESCO E DE SUA CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO: o ideário de educação fundamental no pós-Segunda Guerra Mundial | |
Martinho Guilherme Fonseca Soares |
A ESCOLA E AS DESCOBERTAS: lembranças de alfabetização | |
Diana Lusa |
A HISTÓRIA DA PALAVRA ESCRITA: um relato de experiência sobre as oficinas e suas contribuições para o ensino de História | |
Aline Madalena Martins, Maria Sirlene Pereira Schlickmann |
CONTRIBUIÇÕES DA CARTILHA “A CASINHA FELIZ”, DE IRACEMA FURTADO SOARES DE MEIRELES (1907-1982), PARA A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA | |
Bruno Marini Bruneri |
LIVRO DIDÁTICO- ALFABETIZAÇÃO E PARCERIA (1996) Um artefato em análise | |
ela -- Vilar, ela Silva |
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS E MODOS DE ENSINO | |
Magna Aparecida Unas Dias, Cancionila Janzkovski Cardoso |
O direito à leitura e à escrita no contexto da lei 14.583 | |
Bianca Anderson Laurintino, Marli Delmonico De Araujo Futata |
O PERCURSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: estado do conhecimento a partir da Revista Brasileira de Alfabetização | |
Bruna Aldine Muller, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi |
“VÓ, EU NÃO VOU MAIS NA ESCOLA, VOU TRABALHAR”: indícios sobre leitura, escrita e escolarização em famílias negras de São Paulo | |
Diego Benjamim Neves |
A Cartilha maternal e o Método João de Deus em Belém do Pará | |
Fabio Fujiyama da Fontoura, Elizabeth Orofino Lucio |
A LEITURA (EM)CENA: o papel da fluência leitora no processo de alfabetização | |
Marli Stuart Araujo, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria |
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: do paradigma dominante ao emergente | |
Priscila Alves Pereira, Francisca de Paula Santos da Silva, Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Alberto Batinga Pinheiro |
concepções de alfabetização: uma revisão de literatura | |
senhora Souza Arellano |
PRODUÇÃO EDITORIAL DE CARTILHAS E PRIMEIROS LIVROS DE LEITURA NO RS (1832-1976) | |
Gabriela Medeiros Nogueira, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola |
SÉRIE “LEITURAS INFANTIS”: o ensino de leitura no início do século XX por meio das obras de Francisco Furtado Mendes Vianna | |
Alessandra Melo Secundo Paulino |
Alfabetização, diversidades e inclusão
RECURSOS DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA MEDIAR A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: um produto educacional do mestrado profissional em educação inclusiva | |
Fabíola Cadete Silva |
APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS | |
Wenis Vargas de Carvalho |
DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Ser e estar incluso no proceso de alfabetização | |
Glécia Fernanda Caetano Fernandes Nasario, Tania Regina da Rocha Unglaub |
Implicações da falta de regularidade na forma de nomear a profissional de apoio escolar | |
Luíse Robaski Gregory |
Letramento Queer: um olhar desobediente aos corpos dissidentes | |
Mateus Valadão de Souza, Diuli Alves Wulff, Rafael Mendes |
O LETRAMENTO FICCIONAL NA INFÂNCIA: formas de inserção na cultura escrita na periferia | |
Clarice adalgiza Cruz dos Santos |
O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA: COMO O APAGAMENTO DA LITERATURA AFRODESCENDENTE CONTRIBUIU PARA UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR EUROCENTRICA? | |
Ela/dela Jessica Machado de Sena e Silva |
OS SENTIDOS DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE NAS FALAS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUBÚRBIO CARIOCA | |
Izabel Cristina Costa de Faria, Elizabeth Orofino Lucio |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de concepções | |
Mariana Antunes Portis, Clarice Adalgiza Cruz dos Santos |
PRÁTICAS DECOLONIAIS DE ALFABETIZAÇÃO: tecendo saberes sobre o continente africano a partir da leitura e da escrita | |
Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA PANTANEIRA: reflexões de práticas em sala de aula | |
Regina Coelho Nogueira de Melo |
A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS PCDS NO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA/PA | |
Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos |
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E INCLUSÃO: Reflexões sobre estratégias pedagógicas e lúdicas no processo de ensino da escrita e da leitura para crianças com dificuldades de aprendizagem. | |
jeane vieira souza |
Contação de História para alunos com deficiência visual:Com a utilização do programa etnomatematica | |
Izabela Monteiro Gilmara Santos Monteiro |
LITERATURA E A REPRESENTATIVIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES | |
Maria Clara Fajardo Souza Lima, Milena Prado Dos Santos Peres, Jennifer Willis Rezende de Sousa |
OS DESAFIOS NO INTERIOR DA ESCOLA: POR UMA ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO | |
Alenita Rodrigues da Silva, Marcia Machado de Lima, Jocilene Macedo da Silva Almeida |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: vivências com a alfabetização durante a pandemia de COVID-19 | |
Mateus Marques da Cunha, Aira Suzana Ribeiro Martins |
Protagonismo na educação inclusiva: contribuindo no processo de alfabetização e letramento com cadernos sensoriais. | |
Risele Dayane Costa de Souza |
INTERCULTURALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE: o lúdico como estratégia de inclusão linguística de migrantes | |
Lia Gomes e Carvalho e Oliveira, Yasmin Postiga da Fonseca |
Alfabetização e infância
Gêneros da tradição oral e cultura lúdica em tempos de isolamento social | |
Liane Castro de Araujo |
QUAL O ESTADO DA ARTE SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL, NA ANPED E NO CONBALF, ENTRE 2015 E 2021? | |
Fabiana da Silva Correia Souza |
ALFABETIZAÇÃO PELA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: assunção à cidadania | |
Silvane Friebel |
OU ISTO OU AQUILO: Proposições metodológicas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita | |
Gildene Lima de Souza Fernandes, Manoilly Dantas de Oliveira |
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E AS APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Danielle Jurema Barcelos, Alba Regina Battisti de Souza |
A LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO: a formação leitora da criança | |
Kalytha Rodrigues Silva, Aline Lemes Silva, Lethicia Rafaelly Fernandes Oliveira |
Alfabetização de crianças numa perspectiva crítica | |
Angela Barbara Rossetto, Almir Paulo dos Santos |
ALFABETIZAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
claudionor alves da silva, Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santo, Josevaldo Trindade dos Santos |
AS VOZES MÚLTIPLAS NO DIÁLOGO ENTRE O VERBAL E O VISUAL: Repertório poético para a formação literária das crianças | |
Lilane Maria de Moura Chagas, Cleber Fabiano da Silva |
Consciência Fonológica na Primeira Infância | |
Cristiani da Silva Inácio Nery |
ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA E LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência de uma professora com o Porta Aberta Volume 2 | |
Debora Djully Gomes da Paz, Maria da Conceição Lira da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque |
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões a partir dos documentos que orientam o currículo | |
Luíse Penning Pereira, Larissa dos Santos Urquia |
“NÃO COMPREENDIA BEM O SENTIDO”: as pesquisas sobre a linguagem escrita na Educação Infantil | |
Elizangela Silva Mesquita, Adriana Leite Limaverde Gomes |
O APLICATIVO GRAPHOGAME COMO PRODUTO DE UM CURRÍCULO EM DISPUTAS | |
Carolina Silva Severo |
O CUIDAR E O EDUCAR NA ORGANIZAÇÃO DAS ROTINAS DE ATENDIMENTO DA CRECHE DA REDE DIRETA PAULISTANA (1969 a 1982) | |
Juliana dos Santos Camaru |
O QUE AS CRIANÇAS DE 5 ANOS PENSAM SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA? | |
Maryelen Evilly Reis de Amorim, Elizangela Gonzaga Rosa, Adriana Alves Fausto Gama |
O SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO VAMOS TODOS APRENDER A LER (EDUBE/BID) - REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANOAS/RS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES | |
Ananda Silva Palermo, Darlize Teixeira de Mello |
A LITERATURA PELO VIÉS DA ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: mapeamento das produções acadêmicas | |
Simone de Cássia Soares da Silva, Bárbara Cortella Pereira |
A produção científico-acadêmico sobre o livro didático no contexto da Educação Infantil e o ensino da leitura e escritura | |
Albene Cezar de Arruda, Bárbara Cortella Pereira |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INFÂNCIA: reutilização de resíduos sólidos na Educação Infantil | |
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, JOSIANE VINHAS QUADROS |
INFÂNCIAS: proteger e educar para a vida | |
Anayse de Fatima Santos da Silva |
Narrativas autobiográficas de crianças sobre a aprendizagem da escrita | |
Ana Maura Tavares dos Anjos |
ESTRATÉGIA DE LEITURA: Ler para encontrar | |
Márcia Martins de Oliveira Martins |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
Alfabetização, educação e trabalho: discussões necessárias para o repensar dos currículos na/da EJA para uma formação humana e integral | |
Jaqueline Luzia da Silva, Bruno Martins de Carvalho Paulo, Estefanne Beatriz Cordeiro do Nascimento |
Cultura e educação popular na EJA: reflexões sobre memórias e afetividade no processo de alfabetização | |
Jaqueline Luzia da Silva, Andréa Cristina Ferreira dos Santos, Priscila da Silva Barcellos |
Educação de jovens e adultos: aprender para a emancipação ou para a certificação? | |
Damiana Camila Vilalva França |
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: a importância da coordenação pedagógica nos polos educativos | |
Lourival José Martins Filho |
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E HISTÓRIA DE VIDA: SENTIDOS E (RE)FORMULAÇÕES ENTRE SUJEITOS COM TRAJETÓRIA NA EJA | |
Daniela Penha Monteiro Brito Pavini, Filomena Elaine Paiva Assolini |
CAROLINA MARIA DE JESUS COMO ELEMENTO CONTEMPORÂNEO DE REFLEXÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Relato de experiência | |
Melissa Branco |
CATEGORIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O PROGRAMA DE ESCRITA INVENTADA NA EJA | |
Juliane Gomes de Oliveira |
Da invenção do "analfabeto" ao analfabetizado: leitura, escrita e população negra | |
Marta Lima De Souza |
LIVRO DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: projeto recomeçar e a constituição de identidades | |
Liziana Arambula Teixeira, Francisca da Silva Cruz, Thaise da Silva |
MEDIAÇÃO DE LEITURA EM UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS: As coincidências do inesperado | |
Julia Soares Martini, Victória Luiza Vargas dos Santos |
OS ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DE RETORNO PRESENCIAL | |
Juliane Gomes de Oliveira, Simone de Assis Costa |
Apropriação do sistema de escrita alfabética na EJA: desafios e possibilidades na prática das professoras | |
Joanna Castro Magalhães Assenção, Francisca Maciel |
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: uma incursão crítico-reflexiva sobre a temática | |
CECILIA MARIA MOURAO CARVALHO, Isa Mourão Carvalho |
“EU POSSO APRENDER, EU SOU CAPAZ DE APRENDER”: o preconceito sofrido por alfabetizandos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos | |
Charliel Lima Couto, Eliana Borges Albuquerque |
LER E ESCREVER COMO DIREITO DE TODO CIDADAO Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos | |
Jaqueline Maria Coelho Maciel |
O ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA: estratégias de ensino aprendizagem na ejai no ensino municipal. | |
Sra Patrícia Cabral Duarte |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma abordagem social e emancipatória | |
Vitória Gabriela Lima Carvalho, Graziela Brito de Almeida, Odalisca Cavalcanti de Moraes |
Abrindo Espaços para Atividade Criadora das Crianças: O Ateliê de História Coletiva nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
Bruna Eduarda Olivera da Silva, Ana Luiza Bustamante Smolka |
ASPECTOS GRÁFICO-EDITORIAIS PRESENTES EM OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
A Carla Maria Gomes Cordeiro |
ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF | |
Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
FORMAÇÃO DE LEITORES: O que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor | |
edneia da silva neves, Karoline Aparecida Soares do Nascimento, Raquel Francisca Matos Bezerra |
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: concepções em manuais didáticos do Programa Criança Alfabetizada | |
Aline Gomes de Souza |
JOGOS E A TECNOLOGIA: alfabetizando de forma dinâmica e divertida. | |
Karine Lindesay da Soledade de Souza |
LEITURA LITERÁRIA COMO ESTÍMULO À FORMAÇÃO LEITORA: contribuições do livro didático | |
Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Anabela Rute Kolmann Ferrarini |
LEITURAS PRESENTES NA SALA DE AULA: análise de um conjunto escolhas com foco na educação literária | |
Marília Forgearini Nunes, Joana Wurth Geller |
O QUE HÁ SOBRE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA? Um estudo sobre o eixo estruturante análise linguística e as habilidades metafonológicas | |
Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Monique Beatriz Klumb |
OS TEXTOS MULTIMODAIS DAS FANFICS: a escrita criativa como forma de consolidação das competências leitoras e de escrita de crianças do 5°ano do ensino fundamental | |
Welessandra Aparecida Benfica, Ana Luisa Silva Schmidt |
Produção Cultural na Escola: do texto ao livro, do livro ao teatro- A bruxa do 74 | |
Monica Regina dos Santos |
A ALFABETIZAÇÃO NA CULTURA DE CRIANÇAS INDÍGENAS EM MACAÍBA-RN | |
Lucielton Tavares, Cristina Leandro de Paiva |
A cultura escrita na Educação Infantil | |
Camila Antonia da Silva Santos |
A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Louriete Ribeiro de Araújo, Ana Clarissa Gomes de França, Milena Paula Cabral de Oliveira |
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a socialização como resultado do conhecimento da linguagem oral e escrita | |
Claudionor Gonçalves Melo |
ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DAS TIC NO CURRICULO ESCOLAR | |
Ana Christina de Sousa Damasceno, maria dos remédios nunes da costa |
AS NOVAS SUPERFÍCIES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
Margarete Nunes, Wendell Fiori de Faria, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Tatiane Castro dos Santos |
Contação de histórias, Artes Visuais e alfabetização: relato de experiência | |
Miriam Fonte Bôa Ferrraz |
CULTURA VIVIDA E ALFABETIZAÇÃO: linguagem escrita como ponto de conexão | |
Dilza Maria Rodrigues, Suellen Nathasha dos Anjos Costa, Carlos Jorge Paixão |
FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIIO: a biblioteca comunitária como espaço da cultura escrita para crianças | |
senhora Santos Gama |
FORMAÇÃO DE LEITOR: a literatura no combate ao bullying nas escolas | |
Rosalina Albuquerque Henrique |
O JOGO DE PALAVRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EMERGÊNCIA DE VOZES SINGULARES: uma abordagem do campo do Design | |
Michele Marconsini Loureiro, Cláudia Maria Mendes Gontijo |
O UNIVERSO DA LIGUANGEM ORAL E ESCRITA NA EI: Uma questão de direito | |
Maria Wenny Franco Feitosa, Hadassa Araújo Carvalho, Daniele Dorotéia Rocha da silva de Lima |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM FAVOR DA ALFABETIZAÇÃO: usos em uma rede de ensino | |
Tarciana Pereira da Silva Almeida, Artur Gomes de Morais |
PEQUENOS AUTORES, GRANDES ESTRELAS: um projeto de letramento onde o aluno é protagonista | |
Juliane Dias Guillen |
(RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: os jogos para a aquisição da leitura e escrita | |
Amanda Murta Gama, Isabella Paim, Klegillen Canelas, Leonan Castro |
TENDÊNCIA DE ATIVIDADES DE APROPRIAÇÃO DO SEA NAS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Tania Tuchtenhagen Clarindo |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
LEMBRANÇAS DA ALFABETIZAÇÃO - as escritas de si como potencialidades na formação docente | |
Josélia Gomes Neves |
NEUROCIÊNCIA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Letícia Corrêa Mendes Borges, Michelle Castro Lima |
OFICINAS DE JOGOS : posssibilidades formativas no âmbito da alfabetização | |
Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti |
ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: Lagarto, SE e São José da Laje, AL | |
Leonor Scliar Cabral |
DESAFIOS ENCONTRADOS NO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO | |
Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Rita Buzzi Rausch |
A DIMENSÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO: uma construção possível do projeto de escola | |
Rosimeri Jorge Silva, Patricia de Simas Pinheiro, JIlvania Lima dos Santos Bazzo |
A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA AÇÃO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS | |
Vânia Queiroz Lopes de Andrade, Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo |
AÇÕES EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALFABETIZADORAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA | |
Luciane Manera Magalhães, Juliano Guerra Rocha |
ALFABETIZAÇÃO & INICIAÇÃO GEOGRÁFICA – possibilidades de aprendizagens interdisciplinares | |
Rosângela Castilho Valenciano |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DOS/AS LICENCIANDOS/AS: a realidade do núcleo de pedagogia, área prioritária alfabetização, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié | |
Neila Silva Oliveira |
ASSESSORIA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS: o contexto pós ensino remoto em turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental | |
Silvana Maria Zasso |
CÍRCULO DE LEITURA: a literatura na formação de docentes da Educação Básica | |
Eliana Guimarães Almeida, Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto, Beatriz Iva de Sales |
CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: um estudo das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação do Pará | |
Vitoria Raquel Pereira de Souza, Petrônio Cavalcante, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira |
DE CARTA EM CARTA: sentidos, memórias e métodos de alfabetização em correspondências. | |
karen cezar baptista, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: perspectivas e reflexões a partir de um projeto de rede | |
Carolina Monteiro |
DIDÁTICA DA PALAVRA INVISÍVEL À PALAVRA VISÍVEL: um (singelo) tributo à Magda Soares | |
Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rute da Silva, Daniele Aparecida Muller Pamplona Soares |
ECOS DA LEITURA DE LITERATURA INFANTIL NEGRA NAS VOZES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL | |
Manoilly Dantas de Oliveira, Gildene Lima de Souza Fernandes, Juliana de Melo Lima, Alessandra Cardozo de Freitas |
ENTRE FIOS E DESAFIOS: literatura, formação inicial docente e currículo | |
Giane Maria Silva, Patrícia Barros Soares Batista, Maria Carolina da Silva Caldeira |
ESTUDANTES E PROFESSORAS VOANDO NAS ASAS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | |
Ana Paula da Silva Almeida, Bárbara Cortella Pereira, Abraão Augusto da Silva Santos |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: percepções docentes sobre o Programa ‘Educar para Valer’ | |
Tarcyla Coelho Marinho, Maria Virgínia Freire Santos |
FORMAÇÃO ESTÉTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma questão (para a área da) Didática? | |
Caroline Fanizzi, Jilvania Lima dos Santos Bazzo |
FORMAÇÕES EM LINGUAGEM PARA PROFESSORES: O PAPEL DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ALETRA/UFRGS | |
Ana Paula Rigatti-Scherer, Clarice Staub Lehnen |
IDENTIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA: análises a partir de resumos de teses e dissertações produzidas no Estado do Rio Grande do Sul | |
Renata Sperrhake, Luciana Piccoli, Kamila Petrikicz |
MEMÓRIA E ALFABETIZAÇÃO – CIRCUITOS DA DOCÊNCIA EM APRENDIZAGEM | |
Gracielle Boing Lyra, nelita Bortolotto |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFRB/CFP: entrelaçando narrativas alfabetizadoras vivenciadas na infância | |
MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE, SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA |
O DESAFIO DE ALFABETIZAR NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: a gestão da sala de aula em discussão | |
Kamila Petrikicz, Patrícia Camini |
O PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada em municípios da Chapada Diamantina - BA (2022-2023) | |
Mônica Correia Baptista, Laís Carolina Andrade Bitencourt, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, Mariana Parreira Lara do Amaral |
Os adultos também aprendem: o lugar das crianças na formação de professores das infâncias | |
ANA CRISTINA CORREA FERNANDES |
POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAR: o projeto ‘1º ano no Colégio de Aplicação João XXIII-observação e interação’ | |
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Kelly Marcella de Paula Michaeli Roque |
PRODUÇÃO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALFABETIZADORA EM FORMAÇÃO INICIAL | |
Verônica Tostes Silva |
PROFESSORA PESQUISADORA: A docência com o primeiro ano do Ensino Fundamental | |
Ariane Simão de Souza |
PROFESSORES ALFABETIZADORES NO BRASIL: uma análise do programa tempo de aprender | |
CLARA SILVA FRANÇA, JOSIANE DOS SANTOS VILHENA |
Recriando saberes através dos contos literários: A literatura infantil como mola propulsora para uma alfabetização encantadora. | |
Keila Aparecida Gonçalves, Rubia Helena Naspolini Coelho, Sarah Oliveira Hiller, Josiane Silva Gomes |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização | |
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, JOSIANE VINHAS QUADROS |
SUPERANDO O BÁ BE BI BO BU: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS POR MEIO DO PROJETO ALFABETIZAÇÃO ITINERANTE | |
Srta Liége Santos |
UM ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE 2012 A 2022 NAS IES FEDERAIS BRASILEIRAS: um estudo em andamento. | |
Ingrid Nalin Trocha, Andreia Bulaty |
Um panorama nacional sobre a formação inicial do professor alfabetizador | |
Andrialex Silva |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA | |
Naelen Nunes dos Santos, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Luiz Augusto Soares Mendes |
A FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL | |
Jhessiene Keila da Silva Mendes, Luanna Vivório Cardoso Santos, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL | |
ela Salvador Clipes |
AS PRETINHAS SÃO AS MELHORES QUE HÁ: uma proposta de formação de coordenadores pedagógicos no Município de Santa Maria/RS | |
Laura Pippi Fraga, Caroline Leonhardt Romanowski, Carine Daiana Binsfeld, Michelle Turra |
COMPREENSÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS: o que dizem os professores alfabetizadores? | |
Jânio Nunes dos Santos, Patrícia dos Santos dos Santos Moura Cavalcante, Thammy Cristina de Oliveira Nascimento |
COORDENAÇÃO COLETIVA: espaço/ tempo de formação continuada de docentes alfabetizadores em escolas públicas do Distrito Federal | |
Emely Crystina Da Silva Viana, Maria Elena Tavares de Pinho, Ozenilde Santos do Nascimento |
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, REGISTRO E DOCUMENTALIDADE: contribuições para sua significação | |
Lêda Garção Moura |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MARICÁ: caminhos e diálogos da alfabetização no cenário atual | |
Alessandra Iguassú da Fonseca |
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES EM CURSO: Uma experiência em rede | |
Rita de Cássia Prazeres Frangella |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: tendências temáticas na produção científica realizada no Brasil | |
Isabela Cristina Daeuble Girardi, Rita Buzzi Rausch |
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO: A formação de professores alfabetizadores em Belém do Pará | |
Débora Thaissa Monteiro Teixeira, Jéssica Lorena Marinho de Souza, Brenda Karoline Meireles Sales, Danielle de Nazaré Lopes Cunha |
O POTENCIAL FORMATIVO DO TRABALHO COM MEMÓRIAS DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays |
O professor leitor: indicativos para uma política de formação continuada na rede pública municipal de Várzea Grande - MT | |
Wanda Cecília Mello, Ana Paula Duarte, Waldir Félix Costa Júnior |
Ondas da Alfabetização e a Formação de professores eternamente iniciantes | |
Ludmila Thomé de Andrade, Denise Resende |
OS DESAFIOS DE EDUCAR E ALFABETIZAR NO MUNDO ATUAL: UMA ANÁLISE DE LIVES DO CANAL DE YOUTUBE LASEA — LABORATÓRIO SERTÃO DAS ÁGUAS | |
Beatriz Chaves Messias |
PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI: interfaces com o processo de alfabetização | |
Vanda Helena Loureiro |
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO EM FORMA E CONTEÚDO: A DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE PROFESSORES QUE OUSARAM PEGAR NA SEMENTE DA PALAVRA | |
Lorelay Pereira Brandão, Greice Duarte de Brito Silva |
Programa Tempo de Aprender: com a palavra, as alfabetizadoras | |
Tarcyla Coelho Marinho |
SABERES TECIDOS EM ESCRITAS E LEITURAS: um caminho para indução pedagógica | |
Jessika de Assiz da Silva |
APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: uma análise dos saberes do professor/a alfabetizador/a sobre os conceitos da linguística textual | |
Ana Christina de Sousa Damasceno |
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO COM A ALFABETIZAÇÃO: O Sentido da alfabetização como trabalho objetivado | |
Diego Camara, Shirleide Pereira da Silva Cruz |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO: Práticas pedagogicas em sala de aula. | |
lídia pereira magalães |
ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA – Análise em caderno de atividades de alfabetização no contexto de escola pública estadual do ensino fundamental em Ji-Paraná, Rondônia. | |
senhora Souza Souza, doutora maria Azevedo Machado |
A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: o que dizem os documentos que norteiam o planejamento e a prática em alfabetização e letramento | |
Jennifer Pereira da Rocha Almeida |
A CIDADE, AS LETRAS E A VIDA: questões para compreender a alfabetização como processo discursivo | |
Alessandra da Costa ABREU, Mairce da Silva ARAUJO, Rose Mary Castro Magdallena |
A FLUÊNCIA EM LEITURA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo comparativo. | |
Síria Carinhanha Pires da Silva |
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PELO ALUNO COMO UMA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS ESSENCIAIS NA FORMAÇÃO LEITORA | |
Louyzie Barbara da Cruz Dias |
A TEORIZAÇÃO DA VIDA VIVIDA PELA LINGUAGEM POR UM ALFABETIZANDO | |
Fabiana Giovani |
Alfabetização como processo discursivo: depois das pedras, o verbo | |
Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani |
Alfabetização e arte: práticas de linguagem e discursividade | |
Daniella Matsunaga Vasconcelos |
ALFABETIZAÇÃO E LEITURA DE MUNDO: aprendendo a ler, escrever a partir do lugar na Amazônia Marajoara | |
Solange Pereira da Silva |
ALFABETIZAÇÃO: a concepção e a prática pedagógica de professoras das turmas de 1° ano da rede de ensino municipal de Alcobaça e Caravelas | |
Adriele Apolinária Casagrande, Amanda Moreira Maia, Priscila Alves Pereira |
ALFABETIZAR LETRANDO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE SUAS PRÁTICAS | |
Iure Coutre Gurgel, Adriana Fernandes Ferreira, Marcos Roberto da Silva Cavalcante |
APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA PELA CRIANÇA: MODOS DE PARTICIPAÇÃO DO OUTRO | |
Adriana Ofretorio, Ana Luiza Bustamante Smolka |
Articulação dos Fundamentos da alfabetização a partir de uma Tecnologia Educacional | |
Natalia de Souza Duarte |
AS CONTRIBUIÇÕES DE ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA | |
Rafael Scheidt, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO LIVRO MAIS DISTRIBUÍDO NO ESTADO DE SANTA CATARINA | |
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Dalva Maria Alves Godoy |
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IMPERATRIZ/MARANHÃO: Problematizações do contexto escolar. | |
professora Sousa NASCIMENTO |
Atividades diversificadas para a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: um olhar para além dos níveis de escrita | |
Flaviana Bernardo Costa, Neidyana Silva Oliveira, Adriana Leite Limaverde Gomes |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma análise de instrumentos avaliativos para uma turma de 1º ano | |
Jennifer Sitaria Petzold Mendes, Renata Sperrhake, Fernanda Berger Blumenthal |
BRINCADEIRA E LINGUAGEM ESCRITA: como se articulam na Educação Infantil? | |
Maiara vieira da silva, Jaíne Lorivânia Neckel da Silva, Marineiva Moro Campos de Oliveira |
Condutas de reconhecimento de palavras por crianças de cinco anos | |
Rafaella Castro, Sara Mourão |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: o que revelam os discursos das crianças? | |
Pollyana Lúcia Mangabeira |
Emprestando asas para voar através de Manoel de Barros: alçando voos literários na leitura e escrita de crianças | |
Flaviane Flaviane Silva, Mônica Regina Santos, Keila Aparecida Gonçalves |
ENTRE PALAVRAS E EXPERIÊNCIAS: a aprendizagem da língua escrita na metodologia de projetos | |
Eduarda Troglio Dias, Alba Regina Battisti de Souza |
“EU NÃO SABIA ESCREVER SEU NOME, ENTÃO FIZ ESSAS LETRAS”: criação de escritas e sentidos na Educação Infantil | |
Adriana Santos da Mata |
EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO CONTEXTO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA UFMG | |
Laura Alves Andrade, Rute Silva de Oliveira |
EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA EM FORMAÇÃO EM JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS | |
Leandra da Costa Oliveira |
FORMAÇÃO DOCENTE E RESIDENCIA PEDAGÓGICA: Imersão no Campo Da Prática Pedagógica | |
Wanderléa Damásio Mauricio, Vera Regina Lucio, Andreia De Dem Machado |
HOJE TEM TEATRO E LETRAMENTO? Tem sim senhor! | |
Magalis Bésser Dorneles Schneider |
LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM - LEIA: projeto-piloto em Santa Catarina | |
Fabíola Cardoso Cecchetti, Adriana Leal Brum Silva, Patrícia Carla Bittencourt |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: compartilhando experiências de ações de extensão do LAL/Ceale/Fae/UFMG | |
Maria José Francisco Souza, Fernanda Louise Helena Brites, Ingrid Stefane Costa, Gabrielle de Aguilar Magnani |
Literatura Infantil e Alfabetização: Um Estudo Na Perspectiva Histórico-Cultural | |
Nayra Ferreira De Almeida, Daniele Pampanini Dias, Ana Luiza Bustamante Smolka |
NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL: vivências com crianças em fase de alfabetização e o prazer pela leitura, escritura e oralidade | |
Débora Fernandes Fontes, Izaira Aparecida Da Silva, Aleth Da Graça Amorim |
“O ACIDENTE MISTERIOSO”: o discurso escrito de crianças em processo de alfabetização | |
Andréa Pessôa dos Santos |
O CADERNO DA REALIDADE COMO APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA | |
Karine maria heidemann, Daniela Dias dos Anjos |
O PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO: escrita significativa e desenvolvimento cultural. | |
Pollyanna Garcia Geraldo Fecchi, Ana Lúcia Horta Nogueira |
O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: o que dizem as dissertações e teses de 2008 a 2022. | |
Juliana Mottini Klein |
O QUE OS TRABALHOS DO CONBALF APRESENTAM SOBRE LEITURA? | |
Luzia Helena Brandt Martins, Gabriella das Neves Furtado |
ORIGAMI E (RE)CONTO: DO ENCANTAMENTO À PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL | |
Flávia Cristina da Silva Lena, JULLIETTE GOMES DA SILVA |
OS ATOS DE LER E DE ESCREVER: concepções e práticas presentes nas aulas do Ensino Fundamental I | |
Adriana Jesuino Francisco |
OS JOGOS DE ANÁLISE FONOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PELAS CRIANÇAS | |
Simone Regina Pereira, Daniela Montuani |
PALAVRA é BRINQUEDO: a rima da cultura popular brasileira no desenvolvimento da consciência fonológica | |
Prof.ª Caroline de Lima Goulart |
PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE LETRAS MÓVEIS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO | |
Mariana Rocha Eller Miranda |
PLIM EM AÇÃO: uma proposta de enriquecimento escolar no Município de Santa Maria/RS | |
Caroline Leonhardt Romanowski |
POÉTICA PEDAGÓGICA EM MANOEL DE BARROS: uma vivência inspiradora para os modos de ensinaraprender leitura e escritura numa perspectiva discursiva na Educação Básica | |
Agnaldo Périgo, Aleth da Graça Amorim |
PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: o ensino dos atos de ler e de escrever no 1º e 2º anos do ensino fundamental | |
Greice Ferreira da Silva |
PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DA ESCRITA: Uma análise de produção contextualizada | |
Nathan Ribeiro Machado de Moraes, Letícia Andrade Alves, Paula da Silva Vidal Cid Lopes |
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO CONBALF | |
Rafaela Elert Strelow, Laura Vitória Gomes, Camily Alves San Martin |
Propostas de Alfabetização em um livro aprovado no PNLD 2019 | |
Edlane Alves de Lima, Eliana Borges Correia de Albuquerque |
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM RESIDENTE PEDAGÓGICO ENSINANDO E APRENDENDO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: alfabetização com interlocuções entre a psicologia da aprendizagem e abordagens pedagógicas. | |
Lucas da Silva Costa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS O que tem por dentro e por fora dessa bola chamada planeta terra? | |
Cristiane Barroso Dias, Érica Cristina de Melo R. Gentil2 |
SE EU FOSSE PRESIDENTE DO MUNDO: trabalhando com a oralidade em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental | |
Dhietelly Morghana Almeida Santos |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ENSINO POR PESQUISA: as parlendas na alfabetização | |
Rute Sheila Moura Gomes, Maria Elizabete Souza Couto |
Sequência didática com jogos de alfabetização e textos de tradição oral: um relato de ações do Laboratório de Alfabetização e Letramento em turmas de 2° ano do ensino fundamental | |
Isadora Cristina Silva Felipe, Letícia Lima da Silva, Daniela Freitas Brito Montuani, Maria José Francisco De Souza |
TECENDO UMA GINCANA INESQUECÍVEL: quando ler e escrever se tornam uma aventura | |
CristinaFreund Spolidoro Freund, Andressa Folly Fonseca, Letícia Tavares Cyrillo, Adriane Fernandes da Silva |
TENSÃO ENTRE AS LÍNGUAS MATERNAS E A OFICIAL NOS ESCRITOS DOS ALUNOS DA 4ª CLASSE NA GUINÉ-BISSAU: uma questão de ensino monolíngue em contexto multilíngue | |
Ivo Aloide Ié |
VESTÍGIOS DE UMA ESCRITA INICIAL: a constituição dos gêneros discursivos através do Paradigma Indiciário em produções de crianças em fase de alfabetização | |
Daniela Campregher, Fabiana Giovani |
A AFETIVIDADE COMO ELEMENTO CATALISADOR DA APRENDIZAGEM: aquisição/evolução da leitura e da escrita. | |
Nizandria dos Santos Pompeu |
A aprendizagem da ortografia sob o viés das práticas interativas | |
Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal |
A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO ENTRE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE | |
Silvia de Sousa Azevedo Aragão, Artur Gomes de Morais |
A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO: FORMANDO AUTORES | |
Michele da Silva Antunes |
A LEITURA COMO PRÁTICA TRANSGRESSORA: por uma escola leitora | |
DANIELE RODRIGUES do NASCIMENTO, NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA |
ABORDAGEM DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO: princípios e concepções | |
Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Guitel, Rafael Scheidt |
ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL | |
Suzana Brunet Camacho |
ALFABETIZAÇÃO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA. Vivências em uma escola pública de Castanhal-PA | |
JAQUELINE CASSIA GOMES DO NASCIMENTO, Marinalva Santos Silva |
ALFABETIZAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: Quando a (anti)discriminação vai para a escola | |
Fabiane Castilho Oliveira, Sarai Schmidt |
ALFABETIZAÇÃO SOB OLHAR HISTÓRICO-CULTURAL | |
Marineiva Moro Campos de Oliveira |
AVALIAÇÃO FORMATIVA NA ALFABETIZAÇÃO: diálogos e coconstruções de possibilidades com crianças, familiares e docentes | |
Clarice Carolina Ortiz de Camargo |
Bichos Malucos: uma sequência didática como ponto de partida | |
Luana Luiza de Oliveira |
CONCEPÇÕES NECESSÁRIAS SOBRE O VALOR DA NEUROCIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO | |
Shirley Rolim Evangelista |
Consciência fonêmica para que(m)? | |
DALVA MARIA ALVES GODOY |
DE QUAL LINGUAGEM, DOCÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO FALAM OS PROFESSORES E PROFESSORAS? Reflexões acerca do processo de alfabetização de crianças. | |
Camila Besen Koch, MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR |
DEIXA EU FALAR: projeto de leitura e escrita com crianças | |
JOANA DARC ROCHA VASCONCELOS, SELMA COSTA PENA |
DIALOGANDO COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS DO/NO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Renata Luchi Pires, Dania Monteiro Vieira Costa |
ENFOQUES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO | |
Kamile Frias Claros, Sonia Aparecida Bays, Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA: um modo de assegurar o direito à aprendizagem da leitura | |
Chris Royes Schardosim |
EXPLORANDO E CONHECENDO ALGUNS ALIMENTOS DE ORIGEM INDÍGENA | |
Silvia de Sousa Azevedo Aragão |
FACETA LINGUÍSTICA: reflexões a partir de práticas de uma docente do primeiro ano do ensino fundamental | |
Regina Aparecida Correa, Sara Mourão Monteiro |
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: a formação leitora de crianças pequenas | |
SELMA COSTA PENA, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA |
“LÁ NO CADERNO DE LEITURA É ORTOGRAFIA”: os conhecimentos linguísticos e a leitura numa turma de alfabetização | |
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
MODOS INDIVIDUAIS DE REPRESENTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E NA DOCÊNCIA: Princípios de constituição do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento | |
Janaina Moreira Pacheco de Souza, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes |
MÚSICA E ALFABETIZAÇÃO: uma sinfonia para a infância | |
PATRICIA TATIANE SOUZA DA COSTA, DANIELE RODRIGUES DO NASCIMENTO, DANIELE DOROTÉIA ROCHA DA SILVA DE LIMA |
O Desenho como Representação Ideativa da Palavra | |
Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz De Castro Nascimento Ometto |
O INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O PAPEL DO AMBIENTE ALFABETIZADOR | |
Klegillen Canelas, Isabella Paim, Amanda Gama, Leonan Castro |
O TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA E INTERDISCIPLINAR | |
Evanilza Ferreira Silva, Mariete Souza Amorim Lima, Tatiane Castro Santos, Nadson Araujo Santos |
Práticas de ensino no ciclo de alfabetização: o foco em atividades notacionais | |
Renata Rossi Fiorim Siqueira |
Práticas de letramentos: um fenômeno plural presente no Ensino Fundamental? | |
Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento, Darlize Teixeira de Mello |
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO: metodologias ativas na Licenciatura em Pedagogia e no LÁPIS - Laboratório de Alfabetização da UFRGS | |
Patrícia Camini |
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: aplicação de uma proposta de intervenção pedagógica e a superação do realismo nominal | |
Vitória Bersch, Renata Sperrhake |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR: a prática didático-pedagógica do professor e o tamanho da turma no contexto da sala de aula | |
Vanessa Moreira Pintoco |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO ALFABETIZADOR: reflexões sobre a realidade cotidiana em escolas públicas estaduais do Sul de Santa Catarina | |
Veronez Nandi Marisângela, Maria Sirlene Pereira Schlickmann |
Pedagogia hospitalar: o planejamento escolar no processo de alfabetização das crianças com câncer | |
EMANUELLE FERREIRA |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVAS COMPREENSÕES E “MOVIMENTOS DE APRENDIZAGENS” PARA A METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Wanderléa Damásio Mauricio |
ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E CULTURA ESCRITA : Entre Leituras e afetos | |
alreny lima da rocha, Elizabeth Orofino Lúucio |
PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE PERSPECTIVA DISCURSIVA | |
Ana Beatriz de Oliveira da Silva, Gabrielle da Silva Pereira, Giovanna Melo de Paiva Torres |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO COM A COEXISTÊNCIA DO ENSINO REMOTO E O PRESENCIAL | |
Carmen Regina Gonçalves Ferreira |
PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NO CAMPO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: tecendo caminhos em busca de garantir o direito a leitura e escrita de alunos da Educação Básica nas escolas públicas no município de São Gonçalo/RJ. | |
Michele Barreto Nunes |
Alfabetização na Pandemia: as experiências de professoras alfabetizadoras | |
Tamara Cardoso André, Soraia Cristina Weidman Baltruk |
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: práticas de uma professora do sertão de Pernambuco. | |
Ana Flávia Pereira Menezes, Nayanne Nayara Torres da Silva |
ALFABETIZAÇÃO COM GAMES NA PÓS-PANDEMIA: a experiência da pesquisa alfabeclicando | |
Luciene de Sousa Teixeira Vales, Kamila Melo de Oliveira Costa, Lorrayne dos Santos, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerd, Thais da Cruz Martins |
Alfabetização como justiça social: o desafio de garantir a aprendizagem inicial da leitura e da escrita das crianças no contexto do pós-pandemia | |
Adrielle Viana Ramos, Maria Luisa Da Silva Braz, Nandyara Souza Santos Sampaio, Rosangela Alves De Oliveira Santos |
Alfabetização no Cenário Pós-Pandêmico: escolhas pedagógicas realizadas por professores na Rede Municipal de São Paulo (SP) | |
Gabriela Floreano Centenaro, Claudia Lemos Vóvio |
ALFABETIZAÇÃO, PANDEMIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA | |
Isabela Santos da Silva Oliveira |
ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: os desafios enfrentados pelas professoras de uma escola do campo do RS | |
Verônica Amorim Saraiva |
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: (im)possibilidades da mediação familiar | |
de Souza Papa Geruza Soares Rodrigues |
DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS E PÓS-PANDÊMICO: POR ONDE ANDAM OS LETRAMENTOS DIGITAIS?” | |
Vanessa Silva Almeida |
DO PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS | |
Ana Vitória Bonatti Passos, Elvira Cristina Martins Tassoni |
E AGORA PROFESSORA? Narrativas de alfabetizadoras do Sul e do Norte do país em tempos de pandemia. | |
Cristiane Medianeira da Silva Reis, Vanessa Marcuzzo |
ENSINO REMOTO: Desafio docente em uma escola do campo | |
Berwaldt Gowert Gowert Madia Berwaldt |
ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal | |
Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | |
Giovanna Rodrigues Cabral, Caroline Souza Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
FAMILIA, ESCOLA E ALFABETIZAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA | |
Adriana Francisca de Medeiros, Rute dos Santos Silva |
FIM DO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública | |
João Carlos Roedel Hirdes, Rafael Mendes, Alisson Castro Batista |
IMPACTOS DO PERÍODO PANDÊMICO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM TURMA DE ALFABETIZAÇÃO | |
Sandra dos Santos Andrade, Luciana Piccoli, Brenda Rosana Goulart |
O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino | |
Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
O CONTROLE DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA PANDEMIA: A FALÁCIA DO PRODUTIVISMO | |
Mara Rubia Aparecida da Silva, Cecídia Barreto Almeida |
O PÓS-PANDEMIA NA PRÁTICA EDUCATIVA NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: relato de experiência | |
Márcia de Souza dos Santos |
O QUE AS CRIANÇAS DE 8 ANOS SABEM SOBRE A ESCRITA: O RETORNO À ESCOLA NA PÓS-PANDEMIA | |
Josiane Assunção Marcelos |
OS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA: relato de uma experiência | |
Sineide Cerqueira Estrela, Maria Eurácia Barreto Andrade |
OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: uma análise do retorno à educação presencial. | |
Thaís Rodrigues Cardoso |
PANDEMIA DA COVID-19: Panorama da educação especial em turmas de alfabetização em cidades de Minas Gerais | |
Duanne Antunes Bomfim, Flávia Emily Viegas dos Santos, Marco Antônio de Melo Franco |
PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
sr ECIONE FELIX DE LIMA, SRA Yzynya Silva Rezende Machado, SRA Maria Cristina Leandro de Paiva |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: desafios inéditos | |
Patricia Miolo, Débora Ortiz de Leão |
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O OLHAR DA FAMÍLIA SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO | |
Tâmila Carolini Trindade Tavares, Adelma Barros Mendes |
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O ENSINO REMOTO DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19. | |
Mariane Ferreira Placeres, Heloisa Chalmers Sisla |
TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: revolução tecnológica e as possibilidades no chão da escola | |
Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Eugênia Antunes Dias |
UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PÓS PANDEMIA | |
Sra Maria Cristina Leandro de Paiva, sra Yzynya Silva Rezende Machado, Sr Ecione Félix de Lima |
UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO EIXO 10 DO V CONBALF (2021) | |
Márcia de Souza dos Santos, Santuza Amorim da Silva, Daniela Perri Bandeira |
A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: REVELAÇÕES DA AVALIAÇÃO EXTERNA SAEPI | |
Elvira Cristina Martins Tassoni, Raimunda Alves Melo |
A IMPORTÂNCIA DA NEUROAFETIVIDADE NA VOLTA ÀS AULAS | |
Cilene Maria Ebeneser Cavalcanti |
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS | |
Gilceane Caetano Porto, Annelise Costa de Jesus, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mateus Valadão de Souza, Luzia Helena Brandt Martins, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: a perspectiva de um trabalho híbrido e de formação do professor alfabetizador | |
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Elizabeth de Jesus Romeu Garcia, Giovanna Rodrigues Cabral |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: os desafios para trazer sentido à aprendizagem da leitura | |
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Samara Maria Fernandes |
As dificuldades em relação a alfabetização e letramento e as consequências na aprendizagem após isolamento social | |
Marcela Alves, Adriana Sousa, Hellen Cristina Monteiro |
AS LIVES DO CICLO DE SEMINÁRIOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 | |
Taís - Caroline Barbosa - Braga Rodrigues -Michel |
DA URGÊNCIA À EXPERIÊNCIA: caminhos de construção de estratégias teórico-metodológicas para alfabetização on-line. | |
Renata Silva Bergo |
DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Hebe Duarte Andrade Maluf Resende, AIRA SUZANA MARTINS |
EM MEIO A PANDEMIA TECENDO A ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO PROCESSO DA CIBERCULTURA | |
Larissa Rodrigues Matias |
“EU FIQUEI COM SAUDADE PORQUE A MINHA MÃE QUE ME ENSINAVA AS COISAS”: perspectiva das crianças em processo de alfabetização durante a pandemia | |
Jéssica Castrto Nogueira, Janete Teixeira de Lyra, Zena Winona Eisenberg |
EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DURANTE A PANDEMIA NA AMAZÔNIA DO BAIXO TOCANTINS | |
Sirlane Damasceno Ramos, Ana Luiza Bustamante Smolka |
Impactos, limites e conquistas na perspectiva da alfabetização no contexto do ensino remoto | |
Ana Lúcia Machao |
Letramento e ensino remoto em escolas rurais: práticas de leitura | |
Leila Beatriz Almeida Santos, Áurea da Silva Pereira Santos |
O TRABALHO COM A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO | |
ela PERDONI SOARES |
OS DESAFIOS DO PÓS-PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO: reflexões sobre o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Corumbá-MS | |
Sonia Aparecida Bays, Kamile Frias Claros, Marcia Regina do Nascimento Sambugari |
OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | |
Juliana Silva Cabrera, Caroline Braga Michel |
PANDEMIA E ALFABETIZAÇÃO: uma análise das práticas dos/as alfabetizadores/as no Piauí | |
Ana Christina de Sousa Damasceno, MARIA DOS REMÉDIOS NUNES DA COSTA |
PRÁTICA DE UMA ALFABETIZADORA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO: "crer que eles são capazes" | |
Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Silvana Maria Bellé Zasso, Luíse Penning Pereira |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: o ensino não presencial no município de Itabirito/MG | |
Daniela De Carvalho Pena Gonçalves, Paula Cristina De Almeida Rodrigues, Janaína Oliveira Gonçalves |
PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DA ESCRITA E REESCRITA DE TEXTO EM CONTEXTO DE PANDEMIA | |
CRISTIANE BATISTIOLI VENDRAME, ARRAIS LACANALLO FIGUEIREDO |
Recomposição das Aprendizagens: Mais uma oportunidade para a alfabetização | |
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra, Maria Luciene da Silva, Maria Ciane do Nascimento, Patrícia Socorro Souza do Espírito Santo |
REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL SOB O OLHAR DE QUATRO PROFESSORAS ALFABETIZADORAS | |
Juliane de Oliveira Alves Silveira, Gabriela Medeiros Nogueira |
Retorno das atividades presenciais em dois municípios do Rio Grande do Sul: orientações e particularidades dos planejamentos docentes. | |
Caroline, Julina, Taís Braga, Silva, Barbosa Michel, Cabrera, Rodrigues |
TEXTOS AUTORAIS DE CRIANÇAS: ALFABETIZAÇÃO PÓS- PANDEMIA EM RONDÔNIA | |
Jocilene Macedo da Silva Almeida, Marcia Machado de Lima, Alenita Rodrigues da Silva |
Alfabetização e letramento: impactos do ensino remoto em tempos pandêmicos no ciclo de alfabetização nas escolas públicas do municipio de Rio Branco | |
Alicia Oliveira Cunha |
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: experiências de pesquisa do ensino remoto no território maranhense | |
Marise Marçalina Rosa |