Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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O PERCURSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: estado do conhecimento a partir da Revista Brasileira de Alfabetização
Bruna Aldine Muller, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


A presente investigação emergiu das reflexões realizadas na disciplina de Fundamentos da Alfabetização e Letramento, ministrada no 2º ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná/Campus de União da Vitória, turma na qual foi realizado o projeto de monitoria acadêmica “Reflexões sobre a Alfabetização no curso de Pedagogia UNESPAR – União da Vitória: a contribuição da monitoria acadêmica”. Ao trabalhar o tema dos métodos de alfabetização, a egressa monitora elegeu artigos publicados na Revista Brasileira de Alfabetização que abordaram diferentes métodos, objetivando que os acadêmicos identificassem o método de alfabetização enfatizado em cada caso. Tais reflexões suscitou o questionamento de como a história da alfabetização vem sendo apresentada nas publicações do referido periódico. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é de analisar a produção científica referente à história da alfabetização, publicada nas edições da Revista Brasileira de Alfabetização, no recorte temporal de 2015 a 2022. A pesquisa fundamenta-se nos princípios do materialismo histórico-dialético, baseando-se na pesquisa do estado da arte. Enfatiza-se que o periódico preocupou-se em divulgar as questões historiográficas, pois desde seu lançamento, além de publicar artigos semestralmente na área, lançou dois dossiês. As investigações abordaram as múltiplas questões históricas envolvidas no processo de aquisição da linguagem da escrita, as quais são pertinentes para compreendermos e questionarmos as atuais práticas e regulamentações envolvidas na alfabetização.


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