Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

Tamanho da fonte: 
O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: o que dizem as dissertações e teses de 2008 a 2022.
Juliana Mottini Klein

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


Resumo: O presente trabalho é um recorte do projeto de doutoramento em andamento que apresenta como temas de estudo o processo de Transição e as práticas de Letramento. Este, por sua vez tem como principal objetivo apresentar e analisar a revisão bibliográfica de pesquisas realizadas no período de 2008 a 2022. O foco principal desta revisão bibliográfica voltou-se para as práticas pedagógicas na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental relacionadas ao letramento e/ou a alfabetização, e como se desenvolvem nos espaços escolares o processo de transição das crianças e alunos/as entre essas duas etapas de ensino. A análise da revisão bibliográfica possibilitou a organização de dois eixos analíticos: 1 - Transição da Educação Infantil para o 1° ano do Ensino Fundamental e 2 - práticas de Letramento no processo de Alfabetização. Os resultados da análise mostram que a transição precisa ser problematizada, pois as propostas são divergentes entre as duas etapas da educação básica. Com o foco nas brincadeiras e interações, balizado na BNCC (BRASIL, 2017), os materiais analisados evidenciam que pouco se tem abordado o Letramento na Educação Infantil. Enquanto que no Ensino Fundamental, apesar da BNCC (BRASIL, 2017), apresentar de forma breve o termo, as colocações expostas focam em um trabalho em que o letramento se faz presente. Nesse sentido, percebe-se que apesar de serem etapas próximas, as perspectivas de práticas de ensino (alfabetização e letramento) não correspondem a uma continuidade, promovendo uma ruptura e não uma sequência nos métodos e práticas para as aprendizagens.

Palavras-chaves: Transição; Educação Infantil; 1° Ano do Ensino Fundamental; Letramento.


Texto completo: PDF