Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

Tamanho da fonte: 
COMPREENSÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS: o que dizem os professores alfabetizadores?
Jânio Nunes dos Santos, Patrícia dos Santos dos Santos Moura Cavalcante, Thammy Cristina de Oliveira Nascimento

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


Esta investigação tem por objetivo discutir a compreensão dos professores alfabetizadores da rede municipal de Arapiraca-AL acerca da alfabetização e do letramento, enquanto saberes-fazeres necessários à prática alfabetizadora. Para discussão teórica, são mobilizados autores como Soares (2003; 2016; 2022), Morais (2012) e Tfouni (2005) que situam os conceitos em pauta. Adotou-se a metodologia do tipo Pesquisa-ação (THIOLLENT, 1999) com a participação de 273 professores alfabetizadores que frequentam a formação continuada ofertada pela Semed-Arapiraca. Para tal, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados, os quais foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os dados revelaram a necessidade de intervenção por parte do Núcleo de Formação Continuada para o fortalecimento da compreensão sobre alfabetização e letramento pela maioria dos professores integrantes da pesquisa/formação continuada, bem como a discussão acerca das concepções de língua para além do código linguístico.

Texto completo: PDF