Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santos, Josevaldo Trindade dos Santos, Claudionor Alves da Silva

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


Este trabalho discute sobre o funcionamento do atendimento educacional especializado e a sua contribuição para o desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Para entender as elucidações presentes neste trabalho, a dialética investigativa centra-se na necessidade de entender a relação colaborativa entre a sala de AEE com a sala de aula regular, em especial com as turmas de 1º ano do ensino fundamental, fase em que se inicia o processo de alfabetização. Buscamos compreender as estratégias utilizadas no atendimento educacional especializado fundamentado nos estudos teóricos de Alves e Gotti (2007), Rodrigues (2008), Silva (2014), Ferreira, Garcia e Lima, (2015), Moreira e Souza (2019) dentre outros, e correlacionamos esses saberes com as ações pedagógicas realizadas pelos professores das salas de ensino regular. Trata-se de um estudo qualitativo cujo método baseia-se no registro de observação realizado em uma determinada escola da rede municipal de ensino do estado da Bahia. Os resultados desses estudos nos permitiram entender a importante relação entre o professor da sala regular e o da sala do AEE, que planeje ações pedagógicas voltadas para potencializar o processo de alfabetização, bem como fomentar o surgimento de competências e habilidades para além do âmbito educacional.

Palavras-chaves: Alfabetização. Atendimento Educacional Especializado. Dificuldade de Aprendizagem. Ensino.


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