Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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DISSONÂNCIAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)
Luciana Leopoldino Carvalho, Milka Helena Carrilho Slavez

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


Resumo: A Alfabetização é um importante tema a ser discutido no âmbito da Educação Básica, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, o objetivo deste texto é discutir sobre a Política Pública de Alfabetização (PNA) no cenário educacional brasileiro analisando as dissonâncias referentes ao processo de Alfabetização. A pesquisa possui abordagem qualitativa e para o desenvolvimento optou-se pela Pesquisa Documental, utilizando documentos oficiais que envolvem a PNA e Revisão de Literatura, por meio de levantamento bibliográfico feito em bases de dados de pesquisas.  Os dados apontaram que há um campo de disputa envolvendo a Alfabetização no que tange à proposta da PNA de 2019, instituída pelo Governo Federal e a perspectiva de Alfabetização de estudos já desenvolvidos, ancorados na concepção de Soares (2009). Outro dado, é que há poucos estudos sobre a temática, de acordo com levantamentos realizados em base de dados, com recorte temporal de 2019-2021, sendo um campo de investigação pouco explorado e de suma relevância por estar diretamente relacionado ao sistema de ensino brasileiro.

Palavras-chave: Alfabetização. Políticas Públicas. Educação. Dissonâncias.


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