Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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TEMPO DE APRENDER O QUÊ? A luta por significar o alfabetizar na Política Nacional de Alfabetização
Phelipe Florez Rodrigues, Sonia de Oliveria Martins, Emerson Bezerra Vidal Gomes

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


O presente trabalho tem como objeto de estudo o eixo três do programa Tempo de Aprender vinculado a Política Nacional de Alfabetização–PNA. Esta política organiza o sistema de avaliação da alfabetização no contexto brasileiro. Buscaremos nesta pesquisa problematizar de forma articulada o desenvolvimento de um discurso político que assume como premissa a possibilidade da avaliação externa de larga escala ser capaz de medir a qualidade dos processos de alfabetização em escala nacional e dinamizado por isso, quais sentidos de alfabetização são mobilizados nesse processo. Realizaremos uma análise documental, buscando dialogar com autores que operam a partir de uma perspectiva discursiva de análise da política. Para isso, buscaremos nos estudos de Stephan Ball os aportes principais para problematizar como as políticas educacionais comprometidas com uma dada significação de qualidade da educação mercantilizada pelas avaliações externas estão se forjando. No campo da alfabetização, buscaremos nos documentos da PNA referências para tensionarmos as significações para alfabetização em relação ao discurso que se observa na política em tela. Concluímos que a partir desses dínamos interpretativos, o que se observa como encaminhamento político hegemônico é uma concepção para alfabetização instrumentalizada, baseada na instrução fônica sistematizada bem como, uma nova arquitetura política fomentada pela PNA e que preconiza a avaliação em larga escala como principal aferidor de sucesso dos processos de alfabetização.

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