Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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MODOS INDIVIDUAIS DE REPRESENTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E NA DOCÊNCIA: Princípios de constituição do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento
Janaina Moreira Pacheco de Souza, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


A construção da noção de docência nos processos discursivos de alfabetização vem sendo cada vez mais relacionada aos novos modos de ser e estar num mundo mais afeito às diversidades e às diversas formas de constituição subjetiva da autoria. Deste modo, identifica-se o potencial inovador e democrático da formação docente que também se organiza em discursividade. Sob tal perspectiva, o artigo objetiva a enunciação de conceitos e atividades formativas elaboradas em base metodológica teórico-prática no contexto do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento (NEELAL), situado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. As ações do NEELAL se solidificam através da interação de projetos que reúnem estudantes e pesquisadoras da área, no esforço de desenvolver coletivamente um processo diferenciado de formação docente, voltado para os modos individuais de representação no ensino e na aprendizagem. A estrutura do artigo destaca duas seções em diálogo. A primeira trata da discursividade como princípio para a produção de sentidos na alfabetização, considerando-se a docência e a aprendizagem. A seção seguinte  busca apresentar a constituição do NEELAL como espaço complementar de formação de alfabetizadores para a diversidade e a inclusão, através de estudos e engajamentos em atividades que relacionam os conhecimentos científico-pedagógicos ao cotidiano escolar. Conclui-se que a dimensão da formação imersa em discursividade é condição para a construção processual de fazeres e conceitos teórico-práticos ao mesmo tempo permeados e voltados para a autoria na docência e na alfabetização.

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