Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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“NÃO COMPREENDIA BEM O SENTIDO”: as pesquisas sobre a linguagem escrita na Educação Infantil
Elizangela Silva Mesquita, Adriana Leite Limaverde Gomes

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


Neste artigo objetiva-se apresentar um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados (artigos, dissertações ou teses) que abordam os usos da linguagem escrita na Educação Infantil e a perspectiva das crianças pequenas acerca de suas experiências com esse objeto cultural. A fundamentação teórica apoia-se nas ideias conceituais de Baptista (2022), Girão e Brandão (2021) e Smolka (2012) no que versa sobre a relação das crianças pequenas com esse objeto cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, por estar ancorada nas pesquisas resultantes da busca efetuada no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Identificaram-se 39 trabalhos, entre teses e dissertações, nos quais se realizou uma análise criteriosa do título e do resumo os correlacionando com o objeto de estudo, e obtiveram-se como resultado duas dissertações:  Oliveira (2018) e Pinheiro (2018). Conclui-se que as pesquisas destacam a linguagem escrita como uma das linguagens que corroboram o desenvolvimento integral das crianças. Além disso, verificou-se a relevância de conhecer a perspectiva dos meninos e das meninas para ampliar as suas experiências por meio de vivências em que a escrita tenha sentido e seja significativa para elas.


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