Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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ALFABETIZAÇÃO COM GAMES NA PÓS-PANDEMIA: a experiência da pesquisa alfabeclicando
Luciene de Sousa Teixeira Vales, Kamila Melo de Oliveira Costa, Lorrayne dos Santos, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerd, Thais da Cruz Martins

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


Resumo: Este trabalho reflete sobre a criação de oficinas com uso e produção de jogos reais e digitais (Games) de alfabetização, como estratégia de reforço escolar para crianças que não concluíram o seu processo de alfabetização na idade certa, em decorrência do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. Ele é parte da Pesquisa em andamento Alfabeclicando: Reforço Escolar de Alfabetização com Uso de Games Educativos, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), com apoio e fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O objetivo principal é identificar quais competências e habilidades relativas à leitura e à escrita não foram aprendidos pelas crianças. Após a diagnose inicial dos alunos, foram criados contextos de aprendizagem que favorecem a alfabetização e o letramento, tendo como estratégia o uso das metodologias ativas da Gamificação e da Aprendizagem Baseada em Projetos. A relevância desta Pesquisa está no fato dela se dedicar a auxiliar na resolução de um problema urgente, que é atender as crianças que não conseguiram se alfabetizar através do ensino remoto, e que precisam de apoio neste momento pós-pandemia. Como resultados parciais, constatamos que a proposta de construção de jogos reais e Games com e para crianças tem se mostrado uma estratégia pedagógica eficaz, na elaboração de um reforço escolar que não reproduz atividades tradicionais, mas que busca oferecer aprendizagens inovadoras e significativas.

Palavras-chaves: Alfabetização; Games na Educação; Pós-pandemia.

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