Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: aplicação de uma proposta de intervenção pedagógica e a superação do realismo nominal
Vitória Bersch, Renata Sperrhake

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


Este texto é um recorte de uma pesquisa finalizada em nível de Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades metafonológicas em crianças de 4 a 6 anos de idade a partir de uma proposta de intervenção pedagógica. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). Como aporte teórico para embasar este trabalho utiliza-se os estudos de Alfabetização e Consciência Fonológica, principalmente Alves (2012), Soares (2016) e Morais (2019). A partir da análise do material empírico, constituído da transcrição das avaliações diagnóstica e final e das propostas pedagógicas realizadas com a turma, foi possível perceber o avanço das crianças nas habilidades de segmentação de palavras em sílabas orais, além de avançarem na superação do realismo nominal, dissociando significado e significante. Como considerações finais, destaca-se a importância de organizar o trabalho pedagógico que considere, desde a educação infantil, propostas que levem às crianças a fazerem reflexões metalinguísticas, além da importância de promover a interação entre as crianças, atuando na Zona de Desenvolvimento Proximal (VYGOTSKY, 2007).


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