Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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FIM DO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública
João Carlos Roedel Hirdes, Rafael Mendes, Alisson Castro Batista

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


Este estudo tem o objetivo de analisar os desafios enfrentados pelas professoras de uma rede pública municipal no retorno às atividades presenciais a partir do arrefecimento da pandemia da COVID-19. A pesquisa está sendo realizada pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP/UFPel, e faz parte da Pesquisa Nacional “Alfabetização em Rede” - AlfaRede. A pesquisa nacional está em sua segunda etapa de desenvolvimento, que tem como foco compreender como se deu a volta ao ensino presencial em turmas de crianças em processo de alfabetização matriculadas no primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Nossa perspectiva aqui é partir de uma live promovida pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) - FaE/UFMG, que contou com a participação da professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, coordenadora nacional da AlfaRede, e comparar os dados nacionais da pesquisa com os verificados na rede municipal de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Como resultado, percebeu-se que, embora a rede de ensino tenha buscado organizar o retorno ao presencial, os desafios superaram essa preparação. Assim, coube às professoras realizarem as adequações necessárias a partir da leitura das dificuldades dos alunos.


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