Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma análise de instrumentos avaliativos para uma turma de 1º ano
Jennifer Sitaria Petzold Mendes, Renata Sperrhake, Fernanda Berger Blumenthal

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


O presente texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa mais ampla que  tem como um de seus objetivos mapear e analisar as práticas avaliativas (instrumentos de avaliação e de registro) produzidas e realizadas pelas professoras alfabetizadoras em suas salas de aula. Neste trabalho, descrevemos e analisamos instrumentos de avaliação e registro produzidos por uma professora que atua há 26 anos como docente em turmas de 1º e 2º ano em escolas da rede municipal e estadual de Porto Alegre-RS. A produção dos dados empíricos foi realizada com a metodologia de grupo focal. Para a análise, tomamos como base referenciais teóricos das áreas da avaliação escolar e da alfabetização, a partir dos quais refletimos sobre os conhecimentos de leitura e escrita avaliados nos instrumentos analisados e a possibilidade de acompanhamento da aprendizagem das crianças.


Palavras-chaves: avaliação da aprendizagem; alfabetização; instrumentos avaliativos; acompanhamento da aprendizagem.



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