Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES FRENTE A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: uma análise do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba/PA
Gislayne Carvalho Pires, Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Micheli Silva dos Santos

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


O presente trabalho objetiva analisar as percepções de alfabetização a partir dos Documentos Oficiais Federais: Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Nacional de Educação (PNE) e suas interfaces frente a criação das Políticas Públicas Municipais na área da alfabetização. Quanto a metodologia de pesquisa, tem abordagem qualitativa segundo Minayo (1994), do tipo documental conforme Silva (2009), com análise de conteúdo de acordo com Bardin (1977). O referencial teórico baseia-se na PNA (2009), BNCC (2017), PNE (2014), PROJETO ALFA EM AÇÃO (2022) e SALINA (2015). No que concerne a avaliação dos documentos, percebe-se um distanciamento entre eles na questão dos métodos de alfabetização, idade certa para a criança estar alfabetizada, além do distanciamento do currículo, o que dificulta a construção por parte das Secretarias Municipais de Educação de uma proposta mais consistente. Estas devem estar em alerta quanto as mazelas que se apresentam na criação dos documentos, que surgem conforme o interesse e soberania política de quem governa a esfera federal.

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