Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS PCDS NO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA/PA
Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal descrever a necessidade de se adaptar de recursos pedagógicos para se trabalhar o processo de alfabetização de alunos PCDS o mesmo seguiu em conjunto ao projeto Alfa em Ação, que preconiza a alfabetização dos educandos inseridos na rede municipal de Marituba no Pará. O projeto tem como público alvo o Pré II (Educação Infantil), o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental anos iniciais e a 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como principais referenciais o projeto Alfa em Ação (2022), Brasil (2003), os escritos de Claro (2019), Fachinetti et al. (2017), Silva et al. (2020) e Alves (2018). Diante dos desafios dos professores no processo de alfabetização de discentes PCDS e com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) surgiu a reflexão acerca de como garantir esse direto de aprendizagem e quais as formas de se viabilizar subsídios para que o processo de ensino ocorra de forma qualitativa e idônea trabalhando como foco a literacia e a numeracia. Neste sentido, busca-se salientar a importância das tecnologias assistivas (TA), incluindo a de baixa tecnologia que podem ser produzidas pelo próprio docente e incluída em sua prática. Ressalta-se nos escritos a importância da formação continuada para os educadores, principalmente formações que busquem oportunizar aos educadores meios de instrução para se aplicar práticas diferenciadas e diversificas. Por fim, a pesquisa preconiza seguir fiel o construto do projeto que teve início no ano de 2021 no município.

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