Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA
Naelen Nunes dos Santos, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Luiz Augusto Soares Mendes

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


O artigo analisa a formação continuada de professores alfabetizadores e a implementação do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba no Estado do Pará. Assim, neste estudo, verificou-se as ações voltadas para a qualificação de professores. Realizou-se pesquisa bibliográfica, análise documental, teve como lócus de estudo a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (SEMED). Nesta perspectiva, tem sido desenvolvido formações com os professores da rede municipal, por meio do Projeto Alfa em Ação, sob a Lei Municipal Nº 608/2022, de 30 de junho de 2022, visando garantir a alfabetização dos educandos do Pré II da Educação Infantil, 1º ano, 2º ano, 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e a 1º Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi realizada a 1º formação do Projeto Alfa em Ação do ano de 2023 com o tema “Percorrendo os passos para a alfabetização no tempo certo” em que o público-alvo foram os 280 professores inscritos em 11 oficinas. Com os estudos realizados na SEMED, foi identificado que o Município tem desenvolvido estratégias como ciclos de formação com propostas inovadoras e estratégias com o intuito de transformar os processos educativos.

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