Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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FORMAÇÃO DE LEITORES: O que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor
edneia da silva neves, Karoline Aparecida Soares do Nascimento, Raquel Francisca Matos Bezerra

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


O presente artigo tem como objetivo discutir o papel da escola na formação de leitores desde a educação infantil, compreendendo o que a criança aprende com a leitura em voz alta pelo professor. Ancoradas em pesquisas bibliográficas de autoras como a Lerner (2002), Vilela (2006), Colomer (2007), Brandão e Rosa (2010), Bajour (2012), Garralón (2015) e Oliveira (2022), as leituras foram realizadas a fim de trazer subsídios que dialoguem com o tema e a ideia central do texto. Deste modo, chegamos à compreensão de que é possível formar leitores na escola, e partindo da leitura é que se formam cidadãos, visando a autonomia pelo acesso à informação, e para além disso, promover a valorização da cultura de maneira geral. Para tanto, destacamos também a necessidade do professor ser leitor, afinal só é possível formar leitores sendo também um leitor.

 


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