Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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Pedagogia hospitalar: o planejamento escolar no processo de alfabetização das crianças com câncer
EMANUELLE FERREIRA

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


O planejamento escolar é essencial para a condução e consolidação do processo de ensino-aprendizagem. Em vista disso, deve ser pautado em objetivos traçados com base no contexto escolar, nas habilidades a serem desenvolvidas para determinado ano de ensino e nas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Considerando que o processo de aprendizagem não ocorre de modo linear e que as crianças necessitam de mecanismos distintos para atribuir significado aos conteúdos, percebe-se que mediar tal processo não é fácil. Essa complexidade se intensifica quando nos referimos aos estudantes no processo de alfabetização em situação de adoecimento, além de toda complexidade que envolve esse processo são incorporadas outros, perante os tratamentos invasivos e longos, a rotina hospitalar, as limitações físicas, a constante angústia que permeia os procedimentos médicos dolorosos e, principalmente, o afastamento da rotina escolar. Consequentemente, tais dificuldades reverberam no ato de planejar, tendo em vista as especificidades do referido contexto, como também, o tempo pedagógico diário de apenas uma hora. Isto posto, constata-se que o planejamento deve ser realizado de forma reflexiva e intimamente ligado as metodologias que amparam o processo de alfabetização, pois nessa perspectiva, é possível otimizar os desdobramentos e possibilitar o progresso dos estudantes. Considerando os supracitados, o presente estudo que é originário de uma dissertação de Mestrado em Educação, tem o objetivo de discutir sobre as particularidades do planejamento escolar das crianças com câncer em processo de alfabetização em um hospital público do Recife.

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