Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VII CONGRESSO NACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

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ALÉM DA MATRÍCULA: FATORES DETERMINANTES NA RETENÇÃO ACADÊMICA
Ashley dos Santos Souza, Fernanda Silva Rodrigues, Débora Barni de Campos, Lívia Canha

Última alteração: 2024-11-13

Resumo


Este artigo aborda a complexidade do estímulo à educação juntamente com os multifatores que afetam a retenção de estudantes nas instituições de ensino. No ensino superior, as taxas de retenção têm sido um tema de grande interesse e preocupação entre os profissionais da educação, uma vez que as taxas de evasão estão em crescimento. Este estudo tem como base pesquisas anteriores que alicerçaram a definição de subcategorias que influenciam a retenção de alunos no ensino superior por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática. Este  apanhado bibliográfico foi conduzido mediante a utilização das bases de dados Scopus e Web of Science, abrangendo o intervalo temporal entre 2018 e 2022. Neste estudo serão abordados os resultados adicionais dessa revisão que revelaram que os principais fatores que promovem a retenção dos alunos são: Engajamento com a IES, Respeito à Diversidade Cultural, Desenvolvimento Socioemocional e Feedback. Compreender esses fatores, auxilia as universidades no desenvolvimento de políticas efetivas para a promoção da retenção do aluno no ensino superior.


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