Políticas das Modalidades

Artigo

Título do (ARTIGO): Sub-título se for o caso (Início da Página)

(Times New Roman, Negrito, corpo 12, espaçamento simples (1,0), centralizado)

RESUMO

(Até 150 palavras, escritas em formato de bloco (um único parágrafo); Times New Roman; espaço simples (1,0) e fonte 10; alinhamento: Justificado)

O conteúdo do resumo deve apresentar o objetivo geral do artigo; os principais assuntos tratados no artigo; a descrição da metodologia e; os principais resultados.

Palavras-chave:

(De três a cinco palavras entre vírgulas, alinhamento à esquerda - Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples)

 

1 INTRODUÇÃO

(Títulos de seção primária em Times New Roman, Negrito, CAIXA ALTA, corpo 12, espaçamento simples (1,0), alinhado à esquerda)

A introdução deve apresentar a contextualização do tema do artigo, de forma sustentada e articulada ao foco de discussão (objeto) e ao(s) objetivo(s) do trabalho. Também é importante conter breve justificativa de sua relevância e contribuição à área de conhecimento.

2 REVISÃO TEÓRICA

A revisão teórica pode ser subdivida em tópicos, de acordo com a natureza e caracteísticas do assunto e conteúdo do trabalho/artigo. Deve seguir as normas técnicas de citação e referências no sistema autor-data.

Citações/longas (Times New Roman, corpo 10, espaçamento simples (1,0), justificado com recuo à direita de 4 cm).

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Descrever os procedimentos utilizados no desenvolvimento do estudo/artigo, tais como: caracterização da pesquisa, contexto do estudo (onde e com quem foi realizada), técnicas de coleta e técnicas de análise dos dados.

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Apresentar os dados, a análise e discussão dos resultados do estudo/pesquisa. De acordo com o tipo de estudo e seus objetivos, os resultados e sua análise podem ser ilustrados com figuras, gráficos, tabelas, bem como com depoimentos ou extratos de entrevistas, segundo as Normas da ABNT.

5 CONCLUSÕES

Ressaltar os resultados principais do estudo em relação aos objetivos apresentados na introdução do artigo, bem como quanto à relevância e contribuição apontadas justificando a sua realização. Podem ser feitas recomendações para continuidade de estudos, sugestões de desenvolvimento de práticas ou de aprofundamento teórico.

REFERÊNCIAS

(O tópico de referências não é numerado; alinhado à esquerda; espaço 1,0; fonte Times New Roman 12)

Listagem de todos os autores, documentos, fontes, etc. mencionados no texto e formatada de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT - NBR 6023.

Apenas as obras citadas ao longo do texto devem constar nas referências.

OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE A ESTRUTURA E FORMA DO ARTIGO:

  • Número de palavras: mínimo 4.000 e máximo 6.000.
  • Configuração de página: folha tamanho A4 (29,7 x 21 cm); margens esquerda e superior, 3 cm; margens direita e inferior, 2 cm;
  • Recuo de parágrafo: primeira linha do texto - de 1,25 cm (exceto no resumo que é formatado em bloco);
  • Notas explicativas e glossário (se houver) – após o tópico das conclusões.
  • Fonte: no corpo de todo o texto Times New Roman, corpo 12, entrelinhas simples (1,0), alinhamento justificado, sem hifenação, pulando uma linha entre cada parágrafo;

 

Tabelas, figuras e ilustrações devem seguir as orientações do Manual de Trabalhos Acadêmicos da UDESC (clique aqui).

 

Para incorporar ilustrações, tabelas ou gráficos ao Word

A. Se a tabela ou o gráfico forem copiados do Excel:

  • No Excel, selecione o gráfico, a ilustração, a figura ou a tabela e, em seguida, o menu “Editar”, “Copiar”.
  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado. No menu “Editar”, selecione “Colar especial”.
  • Na janela “Colar Especial”, selecione a opção “Colar”, “Como” e “Figura ou imagem (Metarquivo Avançado)”. Clique em “OK”.
  • Por último, salve o arquivo utilizando a opção “Arquivo”, “Salvar Como”. Esse procedimento fará com que o arquivo Word contendo o artigo mantenha um tamanho pequeno, mesmo após a inserção de objetos e desenhos.

B. Se a tabela ou o gráfico forem copiados de outro software (Word, Internet Explorer...):

  • Selecione o gráfico, a ilustração, a figura ou a tabela e, em seguida, o menu “Editar”, “Copiar”.
  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado. No menu “Editar”, selecione “Colar especial”.
  • Na janela “Colar Especial”, selecione a opção “Colar”, “Como” e “Figura ou imagem”. Clique em “OK”.

C. Se o gráfico ou imagem forem arquivos soltos, formato JPG/GIF:

  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado.
  • No menu “Inserir”, selecione “Imagem”, depois selecione “Do Arquivo...”.
    Selecione a imagem desejada e clique em “OK”.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Caso para Ensino

Título do CASO PARA ENSINO: Subtítulo se for o caso (Início da Página)

(Times New Roman, Negrito, corpo 12, espaçamento simples (1,0), centralizado)

 

RESUMO

(Até 150 palavras, escritas em formato de bloco (um único parágrafo); Times New Roman; espaço simples (1,0) e fonte 10; alinhamento: Justificado)

O resumo deve conter objetivos educacionais, dados da situação real organizacional em exame e principais contribuições do caso para a área.

Palavras-chave:

(De três a cinco palavras entre vírgulas, alinhamento à esquerda - Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples)

CORPO DO CASO PARA ENSINO

(Títulos de seção primária em Times New Roman, Negrito, CAIXA ALTA, corpo 12, espaçamento simples (1,0), alinhado à esquerda)

O caso deve expor a descrição do contexto organizacional e do problema que demandam a tomada de decisão. A fundamentação teórica deve estar subjacente e ser evitada no corpo do caso, de forma que se possa verificar que abordagens o leitor utilizará para analisar a situação descrita.

NOTAS DE ENSINO

As notas de ensino devem conter: objetivos educadionais, público alvo, sugestão de aplicação, abordagens teóricas aderentes ao caso e possíveis alternativas para solução/análise da situação descrita.

REFERÊNCIAS

Se houver citações de obras no trabalho, referenciar utilizando as orientações a seguir:

(O tópico de referências não é numerado; alinhado à esquerda; espaço 1,0; fonte Times New Roman 12)

Formatação de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT - NBR 6023.

 

OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE A ESTRUTURA E FORMA DO CASO PARA ENSINO:

  • Número de palavras: mínimo 4.000 e máximo 6.000.
  • Configuração de página: folha tamanho A4 (29,7 x 21 cm); margens esquerda e superior, 3 cm; margens direita e inferior, 2 cm;
  • Recuo de parágrafo: primeira linha do texto - de 1,25 cm (exceto no resumo que é formatado em bloco);
  • Notas explicativas e glossário (se houver) – após o tópico das conclusões.
  • Fonte: no corpo de todo o texto Times New Roman, corpo 12, entrelinhas simples (1,0), alinhamento justificado, sem hifenação, pulando uma linha entre cada parágrafo;

 

Tabelas, figuras e ilustrações devem seguir as orientações do Manual de Trabalhos Acadêmicos da UDESC (clique aqui).

Para incorporar ilustrações, tabelas ou gráficos ao Word

A. Se a tabela ou o gráfico forem copiados do Excel:

  • No Excel, selecione o gráfico, a ilustração, a figura ou a tabela e, em seguida, o menu “Editar”, “Copiar”.
  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado. No menu “Editar”, selecione “Colar especial”.
  • Na janela “Colar Especial”, selecione a opção “Colar”, “Como” e “Figura ou imagem (Metarquivo Avançado)”. Clique em “OK”.
  • Por último, salve o arquivo utilizando a opção “Arquivo”, “Salvar Como”. Esse procedimento fará com que o arquivo Word contendo o trabalho mantenha um tamanho pequeno, mesmo após a inserção de objetos e desenhos.

B. Se a tabela ou o gráfico forem copiados de outro software (Word, Internet Explorer...):

  • Selecione o gráfico, a ilustração, a figura ou a tabela e, em seguida, o menu “Editar”, “Copiar”.
  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado. No menu “Editar”, selecione “Colar especial”.
  • Na janela “Colar Especial”, selecione a opção “Colar”, “Como” e “Figura ou imagem”. Clique em “OK”.

C. Se o gráfico ou imagem forem arquivos soltos, formato JPG/GIF:

  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado.
  • No menu “Inserir”, selecione “Imagem”, depois selecione “Do Arquivo...”.
    Selecione a imagem desejada e clique em “OK”.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Relato Tecnológico

Título do RELATO TECNOLÓGICO: Subtítulo se for o caso (Início da Página)

(Times New Roman, Negrito, corpo 12, espaçamento simples (1,0), centralizado)

 

 

RESUMO

(Até 150 palavras, escritas em formato de bloco (um único parágrafo); Times New Roman; espaço simples (1,0) e fonte 10; alinhamento: Justificado)

O conteúdo do resumo deve apresentar a realidade investigada; diagnóstico e análise da situação-problema e; a contribuição tecnológica/social.

Palavras-chave:

(De três a cinco palavras entre vírgulas, alinhamento à esquerda - Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples)

1 INTRODUÇÃO

(Títulos de seção primária em Times New Roman, Negrito, CAIXA ALTA, corpo 12, espaçamento simples (1,0), alinhado à esquerda)

Recomenda-se que a proposta apresente uma descrição resumida e objetiva da delimitação da situação-problema, indicando a sua oportunidade e relevância para o contexto e a integração teoria-prática. Podem ser indicados estudos e projetos já implantados em outras organizações ou contextos similares, destacando-se as melhores práticas relacionadas à situação-problema/oportunidade investigada, as lacunas percebidas na organização/realidade de estudo, evidenciando que o problema exige uma solução (que poderá ser uma proposta ou conjunto de ações, proposta de modelos, metodologias ou desenvolvimento de um projeto, tecnologia, etc.); ou ainda a existência de uma oportunidade para o desenvolvimento de soluções junto à organização/realidade e a forma como tal oportunidade pode ser explorada/desenvolvida, visando à obtenção de resultados superiores. Ao final da introdução, deve-se apresentar o objetivo do relato tecnológico, que pode ser delimitado a partir de sua amplitude; da perspectiva temporal (recorte em função da viabilidade); do ponto de vista da situação-problema ou da oportunidade (características do fenômeno de interesse).

2 CONTEXTO E A REALIDADE INVESTIGADA

Nesta seção, recomenda-se indicar as informações e conteúdos relevantes para a identificação da organização/contexto do estudo, destacando os dados básicos da organização/setor/contexto; a descrição geral de seu ambiente (interno e externo); o histórico e realidade da organização e/ou do setor pesquisado e as principais características organizacionais ou do contexto (ex.: empresa, estado, município, etc.).

3 DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA E/OU OPORTUNIDADE

Neste item, recomenda-se apresentar a situação-problema e/ou oportunidade de melhoria/inovação vinculada ao contexto em análise (organização/governo/atores sociais envolvidos), demonstrando, se possível, a postura multidisciplinar do trabalho, a utilização de diferentes abordagens teórico-científicas, privilegiando o rigor da investigação científica sem perder de vista o seu objetivo principal. Para isso, é possível considerar diferentes abordagens teóricas para a análise de alternativas de suporte à resolução da situação-problema e/ou de desenvolvimento da oportunidade de melhoria/inovação; a descrição do processo e do uso de técnicas variadas e complementares para levantamento de dados e informações (triangulação); a participação dos atores organizacionais e sociais envolvidos com situação-problema e/ou de oportunidade.

 

 

4 ) ANÁLISE DA SITUAÇÃO-PROBLEMA E PROPOSTAS DE INOVAÇÃO/INTERVENÇÃO/RECOMENDAÇÃO

O relato tecnológico pode apresentar e discutir as possíveis alternativas para a resolução da situação-problema ou para a exploração/desenvolvimento da oportunidade de melhoria/inovação. Espera-se que as alternativas sejam fundamentas em bases teóricas e que a análise seja descrita de forma objetiva, indicando as etapas e passos percorridos para chegar à construção da proposta (descrição do processo/aspectos de metodologia). A análise também pode indicar os ganhos gerados pelas alternativas mais indicadas para a resolução da situação-problema e/ou de oportunidade de melhoria/inovação, tanto para a organização/realidade investigada, como para as pessoas e grupos envolvidos, interna e externamente.

5 CONTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA/SOCIAL

Recomenda-se indicar a contribuição da proposta para as organizações e/ou para a sociedade, com ênfase nos benefícios, oportunidades de melhorias e consequências das possíveis soluções ou desdobramentos da proposta de solução da situação-problema para a organização ou realidade estudada.

REFERÊNCIAS

(O tópico de referências não é numerado; alinhado à esquerda; espaço 1,0; fonte Times New Roman 12)

Listagem de todos os autores, documentos, fontes, etc. mencionados no texto e formatada de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT - NBR 6023.

Apenas as obras citadas ao longo do texto devem constar nas referências.

OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE A ESTRUTURA E FORMA DO RELATO TECNOLÓGICO:

  • Número de palavras: mínimo 4.000 e máximo 6.000.
  • Configuração de página: folha tamanho A4 (29,7 x 21 cm); margens esquerda e superior, 3 cm; margens direita e inferior, 2 cm;
  • Recuo de parágrafo: primeira linha do texto - de 1,25 cm (exceto no resumo que é formatado em bloco);
  • Fonte: no corpo de todo o texto Times New Roman, corpo 12, entrelinhas simples (1,0), alinhamento justificado, sem hifenação, pulando uma linha entre cada parágrafo;

Notas explicativas e glossário (se houver) – após o tópico das conclusões.

Tabelas, figuras e ilustrações

Tabelas, figuras e ilustrações devem seguir as orientações do Manual de Trabalhos Acadêmicos da UDESC (clique aqui).

Para incorporar ilustrações, tabelas ou gráficos ao Word

A. Se a tabela ou o gráfico forem copiados do Excel:

  • No Excel, selecione o gráfico, a ilustração, a figura ou a tabela e, em seguida, o menu “Editar”, “Copiar”.
  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado. No menu “Editar”, selecione “Colar especial”.
  • Na janela “Colar Especial”, selecione a opção “Colar”, “Como” e “Figura ou imagem (Metarquivo Avançado)”. Clique em “OK”.
  • Por último, salve o arquivo utilizando a opção “Arquivo”, “Salvar Como”. Esse procedimento fará com que o arquivo Word contendo o trabalho mantenha um tamanho pequeno, mesmo após a inserção de objetos e desenhos.

 

B. Se a tabela ou o gráfico forem copiados de outro software (Word, Internet Explorer...):

  • Selecione o gráfico, a ilustração, a figura ou a tabela e, em seguida, o menu “Editar”, “Copiar”.
  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado. No menu “Editar”, selecione “Colar especial”.
  • Na janela “Colar Especial”, selecione a opção “Colar”, “Como” e “Figura ou imagem”. Clique em “OK”.

C. Se o gráfico ou imagem forem arquivos soltos, formato JPG/GIF:

  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado.
No menu “Inserir”, selecione “Imagem”, depois selecione “Do Arquivo...”.
Selecione a imagem desejada e clique em “OK”.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares