Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Os desafios para a promoção e a implantação da educação para as relações étnico-raciais: o caso de uma universidade comunitária.
Wilson de Oliveira Neto, Sirlei de Souza

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Os objetivos deste trabalho são expor e discutir os resultados preliminares obtidos pelo  projeto  “Diagnóstico  das  práticas  educacionais  em  relação  às  Diretrizes  Curriculares Nacionais  para a  educação das relações étnico-raciais  e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana” – EDUAFRO. Sendo a Univille uma universidade comunitária, ela está  atenta  às  dimensões  históricas  da  diáspora  africana  no  continente  americano,  em particular, no Brasil. Especialmente, a partir de 2013, quando da homologação da Instrução Normativa 01/2013  PROEN, a Universidade da Região de Joinville  – Univille intensificou institucionalmente as atividades de ensino, pesquisa e extensão acerca da história e cultura afro-brasileiras e indígenas. Segundo dados do IBGE, Joinville é a segunda cidade catarinense em número de afro-descendentes e, recentemente, com a recepção de imigrantes haitianos no município, a preocupação com práticas de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a cultura, a memória  e  a  história  das  populações  afro-descendentes  locais  aumentou.  Neste  sentido,  o projeto EDUAFRO procura identificar e analisar as práticas desenvolvidas por professores e alunos da Univille acerca do ensino e da promoção da cultura e história afro-brasileiras. Para tanto, a pesquisa está dividida em uma etapa de revisão de literatura e de pesquisa documental em  planos  de  ensino  e  aprendizagem,  projetos  de  extensão  e  pesquisa  e  relatórios  de instâncias  e  sujeitos  da  universidade  vinculados  à  implementação  de  atividades  de  ensino, pesquisa e extensão que têm como temas a cultura e a história afro-brasileiras.

Texto completo: PDF