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Os desafios para a promoção e a implantação da educação para as relações étnico-raciais: o caso de uma universidade comunitária.
Última alteração: 2017-10-10
Resumo
Os objetivos deste trabalho são expor e discutir os resultados preliminares obtidos pelo projeto “Diagnóstico das práticas educacionais em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana” – EDUAFRO. Sendo a Univille uma universidade comunitária, ela está atenta às dimensões históricas da diáspora africana no continente americano, em particular, no Brasil. Especialmente, a partir de 2013, quando da homologação da Instrução Normativa 01/2013 PROEN, a Universidade da Região de Joinville – Univille intensificou institucionalmente as atividades de ensino, pesquisa e extensão acerca da história e cultura afro-brasileiras e indígenas. Segundo dados do IBGE, Joinville é a segunda cidade catarinense em número de afro-descendentes e, recentemente, com a recepção de imigrantes haitianos no município, a preocupação com práticas de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a cultura, a memória e a história das populações afro-descendentes locais aumentou. Neste sentido, o projeto EDUAFRO procura identificar e analisar as práticas desenvolvidas por professores e alunos da Univille acerca do ensino e da promoção da cultura e história afro-brasileiras. Para tanto, a pesquisa está dividida em uma etapa de revisão de literatura e de pesquisa documental em planos de ensino e aprendizagem, projetos de extensão e pesquisa e relatórios de instâncias e sujeitos da universidade vinculados à implementação de atividades de ensino, pesquisa e extensão que têm como temas a cultura e a história afro-brasileiras.
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