Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Didática da história e a circulação de ideias sobre história em páginas do Facebook
Matheus Henrique Marques Sussai

Última alteração: 2017-10-14

Resumo


Muitos jovens estão formando ou reelaborando as suas opiniões políticas a partir de páginas do Facebook. Nessas páginas, ideias com conteúdos históricos são bastante disseminadas, nas quais os alunos têm acesso e tomam, em alguns casos, como verdades históricas. O presente trabalho tem o intuito de discutir essas ideias de história que se difundem no ciberespaço, um ambiente extraescolar, fundamentando-se no campo investigativo da Didática da História (BERGMANN, 1989/1990), e no domínio da História do Tempo Presente (CHAUVEAU; TÉTART, 1999), (RIOUX, 1999). O atual contexto histórico nos mostra um reavivamento das ideias conservadoras, e essas se expõem em páginas do Facebook que são acessadas e difundidas por muitas pessoas que simpatizam com essas ideias. Sendo o nosso interesse investigar os atuais movimentos políticos voltados à direita, falaremos um pouco das fontes: “MBL – Movimento Brasil Livre”, “Revoltados ON LINE” e “Jovens de Direita”. Busca-se assim, discutir a elaboração e difusão de ideias com conteúdos históricos nestas páginas. Para investigar essas páginas, utilizamos da abordagem metodológica netnográfica (KOZINETS, 2014), e buscamos agrupar as concepções mais recorrentes em discursos-síntese (LEFEVRE; LEFEVRE, 2012) para analisá-los posteriormente. Por ora, podemos considerar que muitos jovens entendem que encontram saberes políticos e históricos nessas páginas de direita política do Facebook, e que muitas vezes estes lhe parecem mais coerentes do que aqueles advindos dos ambientes escolares.

 


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