Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Estudos Sociais como área integradora: notas preliminares sobre os Ginásios Vocacionais (São Paulo, 1961-1969)
Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


A proposta deste texto é refletir sobre as prescrições da área de Estudos Sociais na experiência  dos  Ginásios  Vocacionais.  Em  São  Paulo  estava  em  curso  à  renovação pedagógica na clave das classes experimentais incorporadas na Lei nº 4024 de dezembro de 1961,  que  dispõe  sobre  as  Diretrizes  e  Bases  da  Educação  Nacional.  Esta  autorizou  a experimentação educacional em nível nacional, auxiliando na consolidação da experiência do ensino  vocacional,  em  nível  estadual,  via  Decreto  n°  38.643  de  27  de  junho  de  1961,  o surgimento dos ginásios vocacionais. Ainda, sob a influência dos preceitos escolanovistas o Estudos  Sociais  se  tornaram  uma  disciplina  optativa  sugerida  pelo  Conselho  Federal  de Educação para o secundário. Na cultura escolar dos vocacionais a área de Estudos Sociais foi prescrita  e  sua  prática  operacionalizada  através  de  pesquisa  e  estudo  dirigido  ou supervisionado sobre  as  dimensões geográficas  e históricas do meio social,  sempre usando grupos de trabalho e os estudos do meio com os escolares para locais previamente definidos pela  equipe.  Em  suma,  os  vocacionais  emergem  usando  a  área  de  Estudos  Sociais  com atribuição prescritiva de núcleo de integração das disciplinas-saber da História e Geografia. Uso  o  conceito  de  cultura  escolar,  conforme  Dominique  Julia  (2001),  para  analisar  um conjunto de prescrições que buscam definir conhecimentos a serem assimilados, e na esteira de Roger Chartier (1988) entendendo estes passíveis de serem apropriados pelos professores no decorrer do seu fazer educativo. Neste texto, analiso prescrições elaboradas pelo Serviço de Ensino Vocacional, órgão responsável pela coordenação pedagógica e administrativa desta experiência. Do recorte da pesquisa de doutoramento em curso, o texto utiliza-se de fontes, como:  Relato  de  Estudos  Sociais,  Regimento  Interno  dos  Ginásios  e  o  Plano  Pedagógico Administrativo.

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