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A campanha Diretas Já através das páginas do Jornal Zero Hora
Última alteração: 2017-10-11
Resumo
A presente comunicação tem como objetivo compreender de que forma um dos principais periódicos do Rio Grande do Sul, o jornal Zero Hora, noticiou os eventos relacionados a campanha para eleição direta para Presidente da República, no Brasil, desde março de 1983 até o início do ano seguinte. Desde 1964 o Brasil experenciava um governo ditatorial (militar com participação civil), a exemplo do que ocorreu mais tarde em outros países da América do Sul. No início dos anos 1980 o regime ditatorial encontrava-se desgastado e, em 1983, iniciou-se um movimento para o retorno às eleições diretas no País. Esse movimento, denominado Diretas Já, mobilizou vários setores da população e a mídia impressa e televisiva não pode se furtar de divulgar o evento. De outro modo, sabe-se que muitas empresas jornalísticas alinharam-se ideologicamente ao regime militar, a partir de 1964, posição que se modificou, em muitos casos, com a crise econômica que assolou o país no final da década de 1970, após o fim da euforia gerada pelo milagre econômico, e a pressão para que o governo promovesse a abertura política. Portanto o estudo da Campanha Diretas Já, contribui para a ampliação do conhecimento histórico e social do período, além de examinar o papel da imprensa escrita local no ocaso da ditadura militar.
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