Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
A campanha Diretas Já através das páginas do Jornal Zero Hora
Daniela de Campos

Última alteração: 2017-10-11

Resumo


A presente comunicação tem como objetivo compreender de que forma um  dos  principais  periódicos  do  Rio  Grande  do  Sul,  o  jornal  Zero  Hora,  noticiou  os eventos  relacionados  a  campanha  para  eleição  direta  para  Presidente  da  República,  no Brasil,  desde  março  de  1983  até  o  início  do  ano  seguinte.  Desde  1964  o  Brasil experenciava um  governo  ditatorial (militar com  participação civil), a exemplo do que ocorreu  mais  tarde  em  outros  países  da  América  do  Sul.  No  início  dos  anos  1980  o regime ditatorial encontrava-se desgastado e, em 1983, iniciou-se um movimento para o retorno às eleições diretas no País. Esse movimento, denominado Diretas Já, mobilizou vários setores da população e a mídia impressa e televisiva não pode se furtar de divulgar o  evento.  De  outro  modo,  sabe-se  que  muitas  empresas  jornalísticas  alinharam-se ideologicamente  ao  regime  militar,  a  partir  de  1964,  posição  que  se  modificou,  em muitos casos, com a crise econômica que assolou o país no final da década de 1970, após o  fim  da  euforia  gerada  pelo  milagre  econômico,  e  a  pressão  para  que  o  governo promovesse a abertura política. Portanto o estudo da Campanha Diretas Já, contribui para a ampliação do conhecimento histórico e social do período, além de examinar o papel da imprensa escrita local no ocaso  da ditadura militar.

Texto completo: PDF