Última alteração: 2017-10-10
Resumo
O presente artigo tem como proposta estabelecer um diálogo entre a pesquisa de doutorado em andamento: “As estudantes, as professoras e as relações de gênero no período dos ‘Exames de Admissão ao Ginásio’ (Décadas de 1930 – 1970), e alguns teóricos que discutem gênero, narrativas, variação de escalas, evento, estrutura e representação, compreendendo-os no campo da História do Tempo Presente. O objetivo central do trabalho é refletir o aporte teórico como embasamento para a pesquisa, aprofundando discussões fundamentais no que tange o objeto de estudo. A metodologia de trabalho será elaborada a partir de leituras e reflexões sobre a obra de teóricos que discutem as temáticas supracitadas, em especial Joan Scott, Jörn Rüsen, Paul Ricouer e Reinhard Koselleck, encontrando conexões com o objeto do trabalho de pesquisa. Concluindo, espera-se contribuir com a produção do conhecimento e encontrar entrelaçamentos possíveis entre a teoria e a empiria, discutindo as representações das mulheres e as percepções das relações de gênero dentro do recorte temporal estabelecido.