Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Moda e identidade através das celebridades: análise do grupo Little Mix (2016-2017)
Igor Lemos Moreira

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


No ano de 2016 o grupo de cantoras inglesas Little Mix, assim como suas relações com o corpo e modos de vestir, ocupou grande espaço entre os portais de notícia do segmento pop no Brasil. Dividindo a opinião de outros artistas e críticos entre “vulgares” e “empoderadas”, o grupo passou a servir de exemplo para as discussões sobre gênero e moda entre celebridades, fãs e internautas. Partindo de publicações em portais de notícias brasileiros entre 2016 e 2017 referentes ao grupo Little Mix, esta comunicação pretende discutir as narrativas ligadas a moda e ao ato de vestir enquanto constituir da identidade de artistas pop’s internacionais no final do século XX e início do XXI. Com base no campo da história do tempo presente, esta comunicação pretende historicizar a cultura pop e midiática contemporânea (ROUSSO, 2016) através das percepções de estratos de Tempo (KOSELLECK, 2014). Discute-se especialmente as relações entre moda e gênero (SANT’ANNA, 2008) enquanto campos de representação e disputa das identidades, assim como espaços de identificações (HALL, 2006). Deste modo as maneiras de vestir não apenas são interpretados aqui como relações sociais (CERTEAU, 1996), mas também enquanto práticas permeadas por experiências coletivas e históricas que transcendem o indivíduo e/ou a celebridade.


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