Última alteração: 2017-10-14
Resumo
A comunicação que aqui segue foi resultado de parte da pesquisa de mestrado em andamento, cujo objeto é o intelectual Paulo Freire durante sua permanência na secretaria municipal de educação do município de São Paulo, entre janeiro de 1989 e maio de 1991. O tema e o problema que se propuseram na pesquisa se pautavam em responder quem foi Paulo Freire na secretaria municipal da educação no governo Luíza Erundina entre 1989 e 1991, considerando sua geração, trajetória e rede de sociabilidade, como propõe Sirinelli (2003) e experiência, como propõe Thompson (1981). O estudo busca responder sobre o indivíduo Paulo Freire, ser social, portador de uma consciência social, tendo por base suas atividades anteriores e, sobretudo, as pautas e demandas da reorganização dos trabalhos na Secretaria Municipal de Educação. A rede municipal de educação, no período mencionado, possuía uma escola técnica em funcionamento que, assim como as demais unidades, também foi alvo de inovações propostas pela gestão do intelectual. A escola Derville Alegretti, situada na região de Santana, zona norte da capital paulista, oferecia os cursos técnicos de prótese dentária, mercadologia publicitária, contabilidade, secretariado, administração e magistério. Notou-se, na documentação produzida pela Secretaria da Educação no período em questão, a preocupação em considerá-la parte do trabalho da SME, integrando um projeto de articular a formação profissionalizante com a formação de educadores visando alcançar os objetivos de uma Escola Pública Popular. Embora as demandas prioritárias estavam na educação de jovens e adultos (MOVA), na educação primária e infantil, uma análise da documentação que se refere ao ensino secundário tem sua expressividade e importância, inclusive por ainda não terem sido investigadas.