Última alteração: 2017-10-15
Resumo
Num mundo de grandes contrastes, nem sempre é fácil lidar com a diferença. Ela pode aparecer em diversos setores da nossa sociedade, pois cada ser humano possui peculiaridades que o tornam único no processo de construção de suas relações com o mundo. O presente trabalho é uma contribuição para a disciplina de Educação, Epistemologia e Contemporaneidade, do programa de pós graduação em educação do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Tem como objetivo analisar e discutir o tema “Gênero, Diversidade e Sexualidade” com enfase no ambiente escolar, problematizando a supressão da palavra "diversidade" do Plano Municipal de Educação (PMEBC) vigente no município até 2024. A fundamentação teórica foi construída com o levantamento de informações dos principais documentos que regem a educação no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Plano Nacional de Educação, procurando entender o papel da escola na construção do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão. Infelizmente as tradições sociais, e o poder de alguns grupos conservadores da sociedade ainda impedem que isso aconteça, como pode ser evidenciado na ultima discussão do PMEBC, onde vereadores, lideres religiosos e parte da comunidade conseguiram a retirada dos termos ‘gênero’, ‘diversidade étnica’, e ‘orientação sexual’, do texto do documento que ordena o sistema educacional do município nos próximos 10 anos. Barrando uma proposta que foi construída de maneira democrática e coletiva, entre professores, pais, alunos, especialistas e representantes da sociedade civil. A escola é o local mais indicado para problematizar, desconstruir e ressignificar o modo como gênero, diversidade e sexualidade é tratado na sociedade. Este trabalho pretende deixar de lado o senso comum e trabalhar diretamente com a ciência, oferecendo uma pluralidade de pensamentos para crescimento e convívio social dos educandos.