Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em Florianópolis (1994 - 2016): Primeiras notas sobre seus sentidos
Carina Santiago dos Santos

Última alteração: 2017-10-14

Resumo


Apresento uma proposta inicial para a compreensão dos desafios e limites da articulação da Educação das Relações Étnico-raciais, o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e a Educação Básica da Rede Municipal de Florianópolis, focando no Ensino Fundamental II. A partir da realização da análise de esforços institucionais para implementação da Lei Federal 10639/03, apreender os diferentes sentidos e significados da História e Cultura africana e Afrobrasileira para os atores envolvidos neste processo (gestores, professores e ativistas dos Movimentos Negros na cidade de Florianópolis). O lugar de onde falo: mulher negra, professora de História da Rede Municipal de Florianópolis, gestora da EJA Centro I – Matutino e egressa do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória. O ponto de partida, a experiência na docência e gestão, os documentos normativos da Educação das Relações Étnico-raciais do âmbito local ao nacional e a trajetória do Movimento Negro na construção de políticas públicas de visibilidade das populações de origem africana, entre os anos de 1994 e 2016, bem como entrevistas com os sujeitos que participaram desses processos históricos, são fontes para a proposição do estudo. Esperamos que os resultados da investigação pretendida colaborem no aperfeiçoamento da prática pedagógica e possibilitem vivências educacionais pautadas na pluralidade e na promoção da igualdade.


Texto completo: PDF