Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

Tamanho da fonte: 
Aprendendo a ser professor(a) em tempos de pandemia:língua, leitura, literatura, diversidade e contextos humanos.
Lais Tredicci Lopes, Ana Carolina Araujo Ricardo

Última alteração: 2021-07-24

Resumo


O presente trabalho apresenta análises de atividades realizadas como residentes no Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. A inserção, estudos e planejamentos relacionados à Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr (Florianópolis, SC) ocorreram desde outubro de 2020. O tema literatura foi realizado de fevereiro a abril de 2021 numa turma de 4º ano e teve como objetivos incentivar o gosto pela leitura, ampliar o repertório linguístico como leitores/as escritores e falantes, desenvolver a criatividade, a imaginação, o respeito e o reconhecimento às diversidades. Os trabalhos foram efetivados em forma de 8 planejamentos com vivências remotas, impressas e no portal, envolvendo a literatura e a ludicidade. Como resultados foi possível conhecer os repertórios literários das crianças e também ampliá-los, assim como o acervo linguístico cultural e social e proporcionar eventos de letramento. Além disso, encontrou-se possibilidades de trabalho com os contextos em que as próprias crianças traziam ou eram relatados.

Texto completo: PDF