Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS MULTIFACES: a importância da alfabetização na perspectiva do letramento para as crianças com câncer
EMANUELLE DA SILVA FERREIRA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA

Última alteração: 2021-07-28

Resumo


O adoecimento mobiliza uma série de sensações, pensamentos e instabilidades, principalmente quando acomete o público infantil, diante das fragilidades e do clímax nocivo que emana o ambiente hospitalar. Contudo, em algumas situações, não há justificativas para a interrupção da escolarização dessas crianças, já que o processo de aprendizagem é contínuo e os conhecimentos são mobilizados constantemente. Entretanto, para consolidar aprendizagens significativas, torna-se necessário um contexto propício. Com base nisso, constata-se que a ruptura do contato das crianças em estado de adoecimento com a escola, reflete na privação de direitos, dentre eles o direito à alfabetização. O presente estudo é originário de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de Pedagogia realizado na classe hospitalar de um hospital público do Recife, tem o objetivo de discutir sobre a importância da alfabetização na perspectiva letramento para as crianças com câncer em processo de alfabetização no contexto hospitalar.


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