Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Alfabetização e políticas públicas

A COMPREENSÃO DE ALFABETIZAÇÃO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ALFABETIZADORES E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: concepções e rupturas PDF
Carine de Campos Moraes Barros
A influência dos simulados de avaliação em larga escala para a rotina das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental PDF
Rebeca Talia Ximenes Parente, Maria José Barbosa
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CONSTRUÍDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PÓS BNCC PDF
Welessandra Aparecida Benfica, Renata Paiva Gonçalves
ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: O QUE DIZEM OS SUJEITOS DESSA AÇÃO? PDF
Maély Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Giovanna Rodrigues Cabral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Alfabetização e história

AS POSSÍVEIS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/ PRÉ-ESCOLA PDF
Bruna Bissolotti Disegna
UM OLHAR SOBRE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES/AS EM MINAS GERAIS PDF
Daniela Perri Bandeira

Alfabetização, diversidades e inclusão

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: o projeto de ensino “Áfricas e Eu” PDF
Maria Carolina da Silva Caldeira, Patrícia Barros Soares Batista, Ruana Priscila da Silva Brito
A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino PDF
Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda
A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência comparativo entre Brasil e EUA PDF
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Rachel de Arruda Botelho

Alfabetização e infância

Entre contos e recontos na Educação Infantil PDF
CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO, KÁTIA CRISTIANE LARA
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Possibilidades para um trabalho pedagógico (des)envolvente PDF
CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO
O trabalho pedagógico na Educação Infantil: Alfabtização em foco PDF
Maria Silvia de Moura Librandi da Rocha, CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO
Itinerários não ficcionais e ficcionais nos abecedários PDF
Marcus V. R. Martins, Celia Abicalil Belmiro
ALFABETIZAÇÃO E INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Sonia Aparecida Bays
Docência com bebês: a aprendizagem da leitura, do mundo, da vida, de si PDF
Laís Caroline Andrade Bitencourt, Isabel de Oliveira e Silva, Mônica Correia Baptista

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

AS PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS DA EJA SOB O OLHAR DE SEUS ALUNOS PDF
Fabiana da Silva Correia Souza, Andréa Tereza Brito Ferreira
A PANDEMIA E O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEF 1 - UFMG) EM CASA PDF
Ana Clara Oliveira Carmo, Francisca Izabel Pereira Maciel, Gabriela Leite Burgarelli, Maíra Pilz Fidelis, Rute Silva de Oliveira

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

Jogos virtuais de alfabetização: Análise de um aplicativo PDF
Sheila Cristina Silva BARROS

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: lições que aprendi com professoras alfabetizadoras experientes PDF
JULIANA BRUNS, PEDROSO, RITA BUZZI RAUSCH
FORMAÇÃO CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO: contextualização histórica da rede de Francisco Beltrão PDF
Mariane Bertonceli
EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE PDF
Leonor Scliar Cabral, Rosiene Omena Bispo, Silvania Santana dos Santos
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: estudo do tipo Estado da Arte PDF
Morgana Basso
CURSO “LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL” - LEEI: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA PDF
Mônica Correia Baptista, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo
A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): breves reflexões sobre a práxis pedagógica PDF
Fabíola Cardoso Cecchetti, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
VOZES DE ALFABETIZADORES – PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA PDF
Nelita Bortolotto, Gracielle Boing Lyra
DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD) PDF
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DO CONFRONTO COM ESTUDOS TEÓRICOS: uma experiência de formação continuada baseada no diálogo PDF
Antônia Verônica Carneiro Soeiro, Natielly de Almeida Santiago, Maria José Barbosa

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

DIREITOS DAS CRIANÇAS: Garantindo aprendizagens no processo de alfabetização PDF
Sérgio Renato Pinto, Walter Silva Braga, Luiza Pereira Silva, Márcia Cristina Nascimento da Silva, Wilson Oliveira Andrade
O CENÁRIO PANORÂMICO DAS PESQUISAS EM ALFABETIZAÇÃO INSERIDO NO CONTEXTO DA PERSPECTIVA DISCURSIVA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019 PDF
Camila Besen Koch, Maria Aparecida Lapa de Aguiar
PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento
Escrita Inventada e Alfabetização: interações entre crianças de 6 anos e o papel da mediação PDF
Valéria Barbosa, Tarsis Souza Matarelle

Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos

A IMPORT NCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E DA LITERATURA NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica PDF
Fernanda Marreiros da Silva, Tamara Lofy de Brito, Alba Regina Battisti de Souza

Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas

A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: intervenções didáticas específicas em pequenos grupos PDF
Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto
TEM ALGUÉM ALFABETIZANDO AQUI?Inquietações de professoras alfabetizadoras frente ao ensino remoto PDF
Magda Dezotti, Patrícia Gonçalves Nery, Welessandra Aparecida Benfica, Daniela Perri Bandeira
A ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA EXPERIÊNCIA INUSITADA DO ENSINO REMOTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Maria José Barbosa, Alexandre de Paiva Nepumuceno, Aurinete Alves Nogueira, Elizangela Silva Mesquita, Francisca Regiane S. de Sousa, Henriqueta Rocha de Abreu, Lara Ronise de Negreiros P. Scipião
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS TURMAS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2020 E 2021: construindo trajetórias possíveis PDF
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Simone Ribeiro, Alesandra Maia Lima Alves
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: quais são as escolhas possíveis para as atividades escolares não presenciais? PDF
CAROLINE MICHELE BRUNKEN
Ensino Remoto Emergencial: com a voz o gestor municipal PDF
Gabriela Medeiros Nogueira, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Silvana Maria Bellé Zasso, Barbara Cordeiro Borges, Michele Alaise Flores Borges
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: relatos de vivência no Programa Residência Pedagógica em busca de uma educação humanizadora PDF
Rosiane Tavares Santos, Marcia Maria Pereira da Silva, Natátia Alves de Lima Pinto, Rosalina Dias Rodrigues, Silvana Alves da Silva Bispo
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS PDF
Silvana Alves Bispo, Aline Santos Silva