Alfabetização e políticas públicas
| A COMPREENSÃO DE ALFABETIZAÇÃO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ALFABETIZADORES E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: concepções e rupturas | |
| Carine de Campos Moraes Barros |
| A influência dos simulados de avaliação em larga escala para a rotina das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental | |
| Rebeca Talia Ximenes Parente, Maria José Barbosa |
| AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CONSTRUÍDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PÓS BNCC | |
| Welessandra Aparecida Benfica, Renata Paiva Gonçalves |
| ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: O QUE DIZEM OS SUJEITOS DESSA AÇÃO? | |
| Maély Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Giovanna Rodrigues Cabral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
Alfabetização e história
| AS POSSÍVEIS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/ PRÉ-ESCOLA | |
| Bruna Bissolotti Disegna |
| UM OLHAR SOBRE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES/AS EM MINAS GERAIS | |
| Daniela Perri Bandeira |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: o projeto de ensino “Áfricas e Eu” | |
| Maria Carolina da Silva Caldeira, Patrícia Barros Soares Batista, Ruana Priscila da Silva Brito |
| A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino | |
| Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda |
| A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência comparativo entre Brasil e EUA | |
| Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Rachel de Arruda Botelho |
Alfabetização e infância
| Entre contos e recontos na Educação Infantil | |
| CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO, KÁTIA CRISTIANE LARA |
| ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Possibilidades para um trabalho pedagógico (des)envolvente | |
| CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO |
| O trabalho pedagógico na Educação Infantil: Alfabtização em foco | |
| Maria Silvia de Moura Librandi da Rocha, CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO |
| Itinerários não ficcionais e ficcionais nos abecedários | |
| Marcus V. R. Martins, Celia Abicalil Belmiro |
| ALFABETIZAÇÃO E INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
| Sonia Aparecida Bays |
| Docência com bebês: a aprendizagem da leitura, do mundo, da vida, de si | |
| Laís Caroline Andrade Bitencourt, Isabel de Oliveira e Silva, Mônica Correia Baptista |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| AS PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS DA EJA SOB O OLHAR DE SEUS ALUNOS | |
| Fabiana da Silva Correia Souza, Andréa Tereza Brito Ferreira |
| A PANDEMIA E O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEF 1 - UFMG) EM CASA | |
| Ana Clara Oliveira Carmo, Francisca Izabel Pereira Maciel, Gabriela Leite Burgarelli, Maíra Pilz Fidelis, Rute Silva de Oliveira |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| Jogos virtuais de alfabetização: Análise de um aplicativo | |
| Sheila Cristina Silva BARROS |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: lições que aprendi com professoras alfabetizadoras experientes | |
| JULIANA BRUNS, PEDROSO, RITA BUZZI RAUSCH |
| FORMAÇÃO CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO: contextualização histórica da rede de Francisco Beltrão | |
| Mariane Bertonceli |
| EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE | |
| Leonor Scliar Cabral, Rosiene Omena Bispo, Silvania Santana dos Santos |
| CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: estudo do tipo Estado da Arte | |
| Morgana Basso |
| CURSO “LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL” - LEEI: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA | |
| Mônica Correia Baptista, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo |
| A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): breves reflexões sobre a práxis pedagógica | |
| Fabíola Cardoso Cecchetti, Jilvania Lima dos Santos Bazzo |
| VOZES DE ALFABETIZADORES – PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
| Nelita Bortolotto, Gracielle Boing Lyra |
| DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD) | |
| Jilvania Lima dos Santos Bazzo |
| A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DO CONFRONTO COM ESTUDOS TEÓRICOS: uma experiência de formação continuada baseada no diálogo | |
| Antônia Verônica Carneiro Soeiro, Natielly de Almeida Santiago, Maria José Barbosa |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| DIREITOS DAS CRIANÇAS: Garantindo aprendizagens no processo de alfabetização | |
| Sérgio Renato Pinto, Walter Silva Braga, Luiza Pereira Silva, Márcia Cristina Nascimento da Silva, Wilson Oliveira Andrade |
| O CENÁRIO PANORÂMICO DAS PESQUISAS EM ALFABETIZAÇÃO INSERIDO NO CONTEXTO DA PERSPECTIVA DISCURSIVA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019 | |
| Camila Besen Koch, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
| PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento |
| Escrita Inventada e Alfabetização: interações entre crianças de 6 anos e o papel da mediação | |
| Valéria Barbosa, Tarsis Souza Matarelle |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
| A IMPORT NCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E DA LITERATURA NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica | |
| Fernanda Marreiros da Silva, Tamara Lofy de Brito, Alba Regina Battisti de Souza |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
| A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: intervenções didáticas específicas em pequenos grupos | |
| Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto |
| TEM ALGUÉM ALFABETIZANDO AQUI?Inquietações de professoras alfabetizadoras frente ao ensino remoto | |
| Magda Dezotti, Patrícia Gonçalves Nery, Welessandra Aparecida Benfica, Daniela Perri Bandeira |
| A ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA EXPERIÊNCIA INUSITADA DO ENSINO REMOTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Maria José Barbosa, Alexandre de Paiva Nepumuceno, Aurinete Alves Nogueira, Elizangela Silva Mesquita, Francisca Regiane S. de Sousa, Henriqueta Rocha de Abreu, Lara Ronise de Negreiros P. Scipião |
| ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS TURMAS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2020 E 2021: construindo trajetórias possíveis | |
| Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Simone Ribeiro, Alesandra Maia Lima Alves |
| ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: quais são as escolhas possíveis para as atividades escolares não presenciais? | |
| CAROLINE MICHELE BRUNKEN |
| Ensino Remoto Emergencial: com a voz o gestor municipal | |
| Gabriela Medeiros Nogueira, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Silvana Maria Bellé Zasso, Barbara Cordeiro Borges, Michele Alaise Flores Borges |
| ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: relatos de vivência no Programa Residência Pedagógica em busca de uma educação humanizadora | |
| Rosiane Tavares Santos, Marcia Maria Pereira da Silva, Natátia Alves de Lima Pinto, Rosalina Dias Rodrigues, Silvana Alves da Silva Bispo |
| ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS | |
| Silvana Alves Bispo, Aline Santos Silva |