Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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PRÁTICAS DE LEITURAS LITERÁRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE PERSPECTIVA DISCURSIVA
Ana Beatriz de Oliveira da Silva, Gabrielle da Silva Pereira, Giovanna Melo de Paiva Torres

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


Este artigo apresenta um estudo qualitativo que investigou como a literatura está presente nos planejamentos pedagógicos de três professoras alfabetizadoras no estado do Rio de Janeiro e qual o seu papel no processo de alfabetização e letramento de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. As reflexões são baseadas em estudos de Goulart (2014, 2015), Corsino (2010, 2016), Coelho (2000), Candido (2000, 2012) e Freire (1967,1989, 2001), as quais contribuem para a discussão sobre a intrínseca a relação entre literatura infantil e alfabetização. O objetivo do estudo foi identificar a maneira como os textos literários são utilizados nas escolas e a discursividade nestes processos de alfabetização e de letramento.

Palavras-chaves: literatura infantil; alfabetização; letramento.

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