Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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LITERATURA E A REPRESENTATIVIDADE NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES
Maria Clara Fajardo Souza Lima, Milena Prado Dos Santos Peres, Jennifer Willis Rezende de Sousa

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


A literatura tem um papel fundamental nos processos de ensino e aprendizagem da língua escrita, bem como para a constituição dos sujeitos. Desse modo, este trabalho objetiva discutir as contribuições da literatura para a formação de leitores e escritores, sobretudo como espaço de representatividade e pluralidade de sujeitos. Para tanto, adotou-se como metodologia uma pesquisa exploratória, tendo como suporte um estudo teórico-conceitual.  Verificou-se que a literatura não se restringe a servir de material escolar para trabalhar questões gramaticais ou ortográficas. Trata-se de obras que se destacam por sua originalidade e valor estético, que possibilitam a elaboração e a produção de sentidos. Conclui-se que é essencial que os processos de ensino da língua escrita se consolidem em movimentos dialógicos e congregadores de múltiplas leituras. Desse modo, a literatura ganha lugar de destaque, ao se constituir enquanto representatividade da diversidade humana.


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