Última alteração: 2023-08-05
Resumo
O presente trabalho apresenta dados de uma pesquisa em andamento, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu e vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Buscou-se observar a organização do espaço da sala de aula nas videoaulas do “Programa Tempo de aprender”, oferecido pelo Ministério da Educação – MEC no ano de 2020, especificamente do Módulo 2, intitulado “Aprendendo a ouvir”. Em um primeiro movimento contextualiza-se o Programa e o Curso Formação Continuada em Práticas de Alfabetização, para assim descrever, analisar e interpretar os vídeos que os constituem. O estudo utiliza a metodologia de Análise Documental de Imagem, explorando aspectos como a disposição dos móveis, objetos e materiais didáticos nas salas de aula filmadas. Observou-se que a organização do espaço reflete a concepção pedagógica adotada, onde a figura do professor é centralizada e as interações entre os alunos são limitadas. Além disso, a pesquisa destaca a importância de considerar as necessidades das crianças, suas brincadeiras e preferências na organização do espaço na Educação Infantil. Por fim, é evidenciada a importância de promover interações e experiências corporais, respeitando o papel central da criança no processo educativo.