Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO ENTRE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE
Silvia de Sousa Azevedo Aragão, Artur Gomes de Morais

Última alteração: 2023-08-06

Resumo


Nosso objetivo geral foi investigar, longitudinalmente, a aprendizagem das crianças em relação ao nome próprio durante o penúltimo ano da Educação Infantil, em três escolas (uma privada e duas públicas). Especificamente buscamos identificar e acompanhar: a evolução do reconhecimento e escrita do nome pelas crianças; a evolução do conhecimento das letras dos nomes; a produção de palavras a partir das letras apresentadas. As atividades aplicadas foram: Reconhecimento e escrita do seu nome; nomeação das letras do nome; Produção de palavras a partir de letras apresentadas. Os resultados indicaram que as crianças demonstraram o reconhecimento do seu nome desde o início do ano, mas a escrita do nome e o conhecimento das letras, apresentaram maior desafio no início, especialmente para as escolas públicas e essas diferenças diminuíram no decorrer no ano. Ao produzir palavras a partir das letras nomeadas, foi comum a presença da produção de palavras relacionadas ao nome próprio da criança e de outras pessoas próximas.


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