Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Alfabetização e políticas públicas

A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PDF
Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santos, Josevaldo Trindade dos Santos, Claudionor Alves da Silva
E o “outro” no Projeto ABC? Rompendo a autoridade no movimento “Efeito Mateus” PDF
Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Manoela do Nascimento Morgado
O SILENCIAMENTO DA HETEROGENEIDADE DAS APRENDIZAGENS NO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES PDF
Bárbara Santos Alves
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva foucaultiana do discurso PDF
Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil
TEMPO DE APRENDER– ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE PDF
Ramona Graciela Alves de Melo Kappi
TEMPO DE APRENDER OU PARA APRENDER? PDF
BONNIE AXER, Sabrina EUGÊNIO

Alfabetização e história

O direito à leitura e à escrita no contexto da lei 14.583 PDF
Bianca Anderson Laurintino, Marli Delmonico De Araujo Futata
A LEITURA (EM)CENA: o papel da fluência leitora no processo de alfabetização PDF
Marli Stuart Araujo, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria
concepções de alfabetização: uma revisão de literatura PDF
senhora Souza Arellano

Alfabetização, diversidades e inclusão

Letramento Queer: um olhar desobediente aos corpos dissidentes PDF
Mateus Valadão de Souza, Diuli Alves Wulff, Rafael Mendes
OS DESAFIOS NO INTERIOR DA ESCOLA: POR UMA ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO PDF
Alenita Rodrigues da Silva, Marcia Machado de Lima, Jocilene Macedo da Silva Almeida

Alfabetização e infância

Gêneros da tradição oral e cultura lúdica em tempos de isolamento social PDF
Liane Castro de Araujo
ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA E LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência de uma professora com o Porta Aberta Volume 2 PDF
Debora Djully Gomes da Paz, Maria da Conceição Lira da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque
O QUE AS CRIANÇAS DE 5 ANOS PENSAM SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA? PDF
Maryelen Evilly Reis de Amorim, Elizangela Gonzaga Rosa, Adriana Alves Fausto Gama
A produção científico-acadêmico sobre o livro didático no contexto da Educação Infantil e o ensino da leitura e escritura PDF
Albene Cezar de Arruda, Bárbara Cortella Pereira
Narrativas autobiográficas de crianças sobre a aprendizagem da escrita PDF
Ana Maura Tavares dos Anjos

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

Apropriação do sistema de escrita alfabética na EJA: desafios e possibilidades na prática das professoras PDF
Joanna Castro Magalhães Assenção, Francisca Maciel
“EU POSSO APRENDER, EU SOU CAPAZ DE APRENDER”: o preconceito sofrido por alfabetizandos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos PDF
Charliel Lima Couto, Eliana Borges Albuquerque

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma abordagem social e emancipatória PDF
Vitória Gabriela Lima Carvalho, Graziela Brito de Almeida, Odalisca Cavalcanti de Moraes
ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF PDF
Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto
A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Louriete Ribeiro de Araújo, Ana Clarissa Gomes de França, Milena Paula Cabral de Oliveira
O UNIVERSO DA LIGUANGEM ORAL E ESCRITA NA EI: Uma questão de direito PDF
Maria Wenny Franco Feitosa, Hadassa Araújo Carvalho, Daniele Dorotéia Rocha da silva de Lima
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM FAVOR DA ALFABETIZAÇÃO: usos em uma rede de ensino PDF
Tarciana Pereira da Silva Almeida, Artur Gomes de Morais

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

OFICINAS DE JOGOS : posssibilidades formativas no âmbito da alfabetização PDF
Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti
A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA AÇÃO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PDF
Vânia Queiroz Lopes de Andrade, Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFRB/CFP: entrelaçando narrativas alfabetizadoras vivenciadas na infância PDF
MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE, SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA
O PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada em municípios da Chapada Diamantina - BA (2022-2023) PDF
Mônica Correia Baptista, Laís Carolina Andrade Bitencourt, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, Mariana Parreira Lara do Amaral
POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAR: o projeto ‘1º ano no Colégio de Aplicação João XXIII-observação e interação’ PDF
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Kelly Marcella de Paula Michaeli Roque
Ondas da Alfabetização e a Formação de professores eternamente iniciantes PDF
Ludmila Thomé de Andrade, Denise Resende

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA – Análise em caderno de atividades de alfabetização no contexto de escola pública estadual do ensino fundamental em Ji-Paraná, Rondônia. PDF
senhora Souza Souza, doutora maria Azevedo Machado
A CIDADE, AS LETRAS E A VIDA: questões para compreender a alfabetização como processo discursivo PDF
Alessandra da Costa ABREU, Mairce da Silva ARAUJO, Rose Mary Castro Magdallena
AS CONTRIBUIÇÕES DE ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA PDF
Rafael Scheidt, Maria Aparecida Lapa de Aguiar
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO LIVRO MAIS DISTRIBUÍDO NO ESTADO DE SANTA CATARINA PDF
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Dalva Maria Alves Godoy
EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO CONTEXTO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA UFMG PDF
Laura Alves Andrade, Rute Silva de Oliveira
NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL: vivências com crianças em fase de alfabetização e o prazer pela leitura, escritura e oralidade PDF
Débora Fernandes Fontes, Izaira Aparecida Da Silva, Aleth Da Graça Amorim
POÉTICA PEDAGÓGICA EM MANOEL DE BARROS: uma vivência inspiradora para os modos de ensinaraprender leitura e escritura numa perspectiva discursiva na Educação Básica PDF
Agnaldo Périgo, Aleth da Graça Amorim
PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DA ESCRITA: Uma análise de produção contextualizada PDF
Nathan Ribeiro Machado de Moraes, Letícia Andrade Alves, Paula da Silva Vidal Cid Lopes
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO CONBALF PDF
Rafaela Elert Strelow, Laura Vitória Gomes, Camily Alves San Martin
SE EU FOSSE PRESIDENTE DO MUNDO: trabalhando com a oralidade em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental PDF
Dhietelly Morghana Almeida Santos
A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO ENTRE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE PDF
Silvia de Sousa Azevedo Aragão, Artur Gomes de Morais
A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO: FORMANDO AUTORES PDF
Michele da Silva Antunes
EXPLORANDO E CONHECENDO ALGUNS ALIMENTOS DE ORIGEM INDÍGENA PDF
Silvia de Sousa Azevedo Aragão
“LÁ NO CADERNO DE LEITURA É ORTOGRAFIA”: os conhecimentos linguísticos e a leitura numa turma de alfabetização PDF
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas

Alfabetização na Pandemia: as experiências de professoras alfabetizadoras PDF
Tamara Cardoso André, Soraia Cristina Weidman Baltruk
DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS E PÓS-PANDÊMICO: POR ONDE ANDAM OS LETRAMENTOS DIGITAIS?” PDF
Vanessa Silva Almeida
IMPACTOS DO PERÍODO PANDÊMICO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM TURMA DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Sandra dos Santos Andrade, Luciana Piccoli, Brenda Rosana Goulart
O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino PDF
Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino
O CONTROLE DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA PANDEMIA: A FALÁCIA DO PRODUTIVISMO PDF
Mara Rubia Aparecida da Silva, Cecídia Barreto Almeida
OS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA: relato de uma experiência PDF
Sineide Cerqueira Estrela, Maria Eurácia Barreto Andrade
TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: revolução tecnológica e as possibilidades no chão da escola PDF
Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Eugênia Antunes Dias
As dificuldades em relação a alfabetização e letramento e as consequências na aprendizagem após isolamento social PDF
Marcela Alves, Adriana Sousa, Hellen Cristina Monteiro
DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Hebe Duarte Andrade Maluf Resende, AIRA SUZANA MARTINS
Letramento e ensino remoto em escolas rurais: práticas de leitura PDF
Leila Beatriz Almeida Santos, Áurea da Silva Pereira Santos
REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL SOB O OLHAR DE QUATRO PROFESSORAS ALFABETIZADORAS PDF
Juliane de Oliveira Alves Silveira, Gabriela Medeiros Nogueira
TEXTOS AUTORAIS DE CRIANÇAS: ALFABETIZAÇÃO PÓS- PANDEMIA EM RONDÔNIA PDF
Jocilene Macedo da Silva Almeida, Marcia Machado de Lima, Alenita Rodrigues da Silva