Alfabetização e políticas públicas
O PNAIC NO CAMPO DAS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: evidências das pesquisas stricto sensu (2014-2019) | |
Teina Nascimento Lopes, Renata Helena Pin Pucci |
ENTRE LIVROS E LEITURAS, A CIDADE QUE SE QUER CIDADÃ: implicações e imbricações da Lei 13.696/2018 com a alfabetização na cidade de Belém | |
SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO |
NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias | |
Débora Ortiz de Leão, Helenise Sangoi Antunes, Priscila Michelon Giovelli, Liliane Goreti Portinho Cruz, Thaieni Mazetto Costa |
Alfabetização e história
ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: o que as notícias de jornais nos informam? | |
Juliana Silva Santana, Francisca Geny Lustosa |
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: entre histórias e memórias | |
Terezinha Bazé de Lima, REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, Alan Silus |
GRÁOS DE LETRAS: RAQUEL AUGUSTA TEIXEIRA E O MÉTODO JOÃO DE DEUS | |
elizabeth Orofino Lucio |
Alfabetização, diversidades e inclusão
A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS | |
Clara Lúcia Puertas Miranda, Érica Aparecida Garrutti Lourenço |
APARECEU A COBRA GRANDE: ludicidade no processo de alfabetização e inclusão de crianças | |
Wanderleia Medeiros Leitão |
Alfabetização e infância
Entre contos e recontos na Educação Infantil | |
CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO, KÁTIA CRISTIANE LARA |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: os desafios contemporâneos | |
Elisa Maria Machado Lima |
LETRAMENTO ESCOLAR E DOMÉSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: estado do conhecimento | |
Priscila da Rosa Lescano Dias |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: os desafios contemporâneos | |
Elisa Maria Machado Lima |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: reflexões sobre as vivências na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte | |
Chrisley Soares Félix, Dulce Constantina Santos, JÚLIA TERESA LEITE |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. | |
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani |
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização | |
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas |
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. | |
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
Letra A - o jornal do alfabetizador: conhecendo um pouco de sua trajetória | |
Dayane Mezuram Trevizoli, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Diana Lusa |
EVENTOS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Gracielle Boing Lyra, Otilia Oliveira Heinig, Otilia Oliveira Heinig |
RELAÇÕES ENTRE BNCC E PNA: percepções das acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIFEBE | |
Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Ivanete Lago Groh |
A formação linguística da professora alfabetizadora | |
Grasiela de Oliveira Darski, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MEC: as duas faces da mesma moeda | |
Janaína Soares Martins Lapuente, Gabriela Medeiros Nogueira |
VOZES DE ALFABETIZADORES – PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Nelita Bortolotto, Gracielle Boing Lyra |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
O Letramento nas Atividades Remotas da Educação Infantil | |
Priscila da Rosa Lescano Dias, Thaise da Silva |
AÇÃO DOCENTE E O TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO | |
Amanda Carla Nascimento Cavalcanti, Dayane Marques Silva, Telma Ferraz Leal |
TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS REPERCUSSÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA NO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES | |
Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Ribeiro |
BRINCAR COM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Para a ampliação do repertório de práticas pedagógicas intencionais | |
Adriély Lopes, Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Wagner Ferreira Angelo |
AS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADAS NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Luana Alves LIMA, Maria Ernilde Vieira, FABIANA MELLO FÉLIX |
ESTILO E AUTORIA: o processo de produção de textos escritos | |
Iara Maravalha Freire, Rosimere Pereira Manzani Lagares |
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: a didática e a diversidade dos modos de interação com a cultura escrita | |
PAULA CID LOPES, MARIA LETÍCIA CAUTELA MACHADO |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E ALFABETIZAÇÃO: Contribuições do método fônico | |
Adriély Lopes, Tanara Zatti |
ALFABETIZAÇÃO NA PEDAGOGIA WALDORF: os primeiros passos teóricos e metodológicos | |
Adriély Lopes, Prof. Dr. Lourival José Martins Filho |
EMPRÉSTIMO DE LIVROS DA BIBLIOTECA ESCOLAR: reflexões sobre a mediação docente e as escolhas dos livros pelas crianças | |
Lis de Gusmão Lino, Juliana de Melo Lima |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
A IMPORT NCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E DA LITERATURA NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica | |
Fernanda Marreiros da Silva, Tamara Lofy de Brito, Alba Regina Battisti de Souza |
LEITURA E ESCRITA EM ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO ESCOLAR: Relato de Experiência em uma Organização da Sociedade Civil de Fortaleza-CE | |
ele Gabriel da Silva Lopes, ela Natielly de Almeida Santiago |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
Aprendendo a ser professor(a) em tempos de pandemia:língua, leitura, literatura, diversidade e contextos humanos. | |
Lais Tredicci Lopes, Ana Carolina Araujo Ricardo |
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID | |
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima |
ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA: vivências do estàgio supervisionado no ensino remoto | |
Rejane souza Ribeiro de Cristo, BRUNA SANTOS ROCHA, MASSAI BARRETO LIMA |
O EMPOBRECIMENTO DA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM CONTEXTO PANDÊMICO | |
V. Andrade Lund, Dra. Nornberg |
A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios em tempos de pandemia | |
Silvana Bellé Zasso, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Juliane Alves Silveira, Paula Pires da Silva, Milena Severo Estima, Milene Gonzalez Lopez Bandeira |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PELO WHATSAPP | |
MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO |
Aprendizados sobre a leitura e a escrita em tempos de pandemia | |
Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Maria Eliete Lacerda Luchesi |