Alfabetização e políticas públicas
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | |
Rejane Antônio Coelho Trindade dos Santos, Josevaldo Trindade dos Santos, Claudionor Alves da Silva |
E o “outro” no Projeto ABC? Rompendo a autoridade no movimento “Efeito Mateus” | |
Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Manoela do Nascimento Morgado |
O SILENCIAMENTO DA HETEROGENEIDADE DAS APRENDIZAGENS NO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES | |
Bárbara Santos Alves |
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma análise na perspectiva foucaultiana do discurso | |
Patrícia Luciene de Albuquerque Bragamonte, Neffar Jaquelini Azevedo Vieira de Assis Brasil |
TEMPO DE APRENDER– ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE | |
Ramona Graciela Alves de Melo Kappi |
TEMPO DE APRENDER OU PARA APRENDER? | |
BONNIE AXER, Sabrina EUGÊNIO |
Alfabetização e história
O direito à leitura e à escrita no contexto da lei 14.583 | |
Bianca Anderson Laurintino, Marli Delmonico De Araujo Futata |
A LEITURA (EM)CENA: o papel da fluência leitora no processo de alfabetização | |
Marli Stuart Araujo, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria |
concepções de alfabetização: uma revisão de literatura | |
senhora Souza Arellano |
Alfabetização, diversidades e inclusão
Letramento Queer: um olhar desobediente aos corpos dissidentes | |
Mateus Valadão de Souza, Diuli Alves Wulff, Rafael Mendes |
OS DESAFIOS NO INTERIOR DA ESCOLA: POR UMA ALFABETIZAÇÃO INCLUSIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO | |
Alenita Rodrigues da Silva, Marcia Machado de Lima, Jocilene Macedo da Silva Almeida |
Alfabetização e infância
Gêneros da tradição oral e cultura lúdica em tempos de isolamento social | |
Liane Castro de Araujo |
ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA E LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência de uma professora com o Porta Aberta Volume 2 | |
Debora Djully Gomes da Paz, Maria da Conceição Lira da Silva, Eliana Borges Correia de Albuquerque |
O QUE AS CRIANÇAS DE 5 ANOS PENSAM SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA? | |
Maryelen Evilly Reis de Amorim, Elizangela Gonzaga Rosa, Adriana Alves Fausto Gama |
A produção científico-acadêmico sobre o livro didático no contexto da Educação Infantil e o ensino da leitura e escritura | |
Albene Cezar de Arruda, Bárbara Cortella Pereira |
Narrativas autobiográficas de crianças sobre a aprendizagem da escrita | |
Ana Maura Tavares dos Anjos |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
Apropriação do sistema de escrita alfabética na EJA: desafios e possibilidades na prática das professoras | |
Joanna Castro Magalhães Assenção, Francisca Maciel |
“EU POSSO APRENDER, EU SOU CAPAZ DE APRENDER”: o preconceito sofrido por alfabetizandos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos | |
Charliel Lima Couto, Eliana Borges Albuquerque |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma abordagem social e emancipatória | |
Vitória Gabriela Lima Carvalho, Graziela Brito de Almeida, Odalisca Cavalcanti de Moraes |
ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF | |
Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Louriete Ribeiro de Araújo, Ana Clarissa Gomes de França, Milena Paula Cabral de Oliveira |
O UNIVERSO DA LIGUANGEM ORAL E ESCRITA NA EI: Uma questão de direito | |
Maria Wenny Franco Feitosa, Hadassa Araújo Carvalho, Daniele Dorotéia Rocha da silva de Lima |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM FAVOR DA ALFABETIZAÇÃO: usos em uma rede de ensino | |
Tarciana Pereira da Silva Almeida, Artur Gomes de Morais |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
OFICINAS DE JOGOS : posssibilidades formativas no âmbito da alfabetização | |
Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti |
A LITERATURA INFANTIL NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA AÇÃO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS | |
Vânia Queiroz Lopes de Andrade, Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo |
MEMÓRIAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA UFRB/CFP: entrelaçando narrativas alfabetizadoras vivenciadas na infância | |
MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE, SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA |
O PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada em municípios da Chapada Diamantina - BA (2022-2023) | |
Mônica Correia Baptista, Laís Carolina Andrade Bitencourt, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, Mariana Parreira Lara do Amaral |
POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAR: o projeto ‘1º ano no Colégio de Aplicação João XXIII-observação e interação’ | |
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Kelly Marcella de Paula Michaeli Roque |
Ondas da Alfabetização e a Formação de professores eternamente iniciantes | |
Ludmila Thomé de Andrade, Denise Resende |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA – Análise em caderno de atividades de alfabetização no contexto de escola pública estadual do ensino fundamental em Ji-Paraná, Rondônia. | |
senhora Souza Souza, doutora maria Azevedo Machado |
A CIDADE, AS LETRAS E A VIDA: questões para compreender a alfabetização como processo discursivo | |
Alessandra da Costa ABREU, Mairce da Silva ARAUJO, Rose Mary Castro Magdallena |
AS CONTRIBUIÇÕES DE ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA PARA A ALFABETIZAÇÃO EM PERSPECTIVA DISCURSIVA | |
Rafael Scheidt, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO LIVRO MAIS DISTRIBUÍDO NO ESTADO DE SANTA CATARINA | |
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Dalva Maria Alves Godoy |
EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO CONTEXTO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA UFMG | |
Laura Alves Andrade, Rute Silva de Oliveira |
NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL: vivências com crianças em fase de alfabetização e o prazer pela leitura, escritura e oralidade | |
Débora Fernandes Fontes, Izaira Aparecida Da Silva, Aleth Da Graça Amorim |
POÉTICA PEDAGÓGICA EM MANOEL DE BARROS: uma vivência inspiradora para os modos de ensinaraprender leitura e escritura numa perspectiva discursiva na Educação Básica | |
Agnaldo Périgo, Aleth da Graça Amorim |
PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DA ESCRITA: Uma análise de produção contextualizada | |
Nathan Ribeiro Machado de Moraes, Letícia Andrade Alves, Paula da Silva Vidal Cid Lopes |
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO CONBALF | |
Rafaela Elert Strelow, Laura Vitória Gomes, Camily Alves San Martin |
SE EU FOSSE PRESIDENTE DO MUNDO: trabalhando com a oralidade em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental | |
Dhietelly Morghana Almeida Santos |
A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO ENTRE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE | |
Silvia de Sousa Azevedo Aragão, Artur Gomes de Morais |
A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ALFABETIZAÇÃO: FORMANDO AUTORES | |
Michele da Silva Antunes |
EXPLORANDO E CONHECENDO ALGUNS ALIMENTOS DE ORIGEM INDÍGENA | |
Silvia de Sousa Azevedo Aragão |
“LÁ NO CADERNO DE LEITURA É ORTOGRAFIA”: os conhecimentos linguísticos e a leitura numa turma de alfabetização | |
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
Alfabetização na Pandemia: as experiências de professoras alfabetizadoras | |
Tamara Cardoso André, Soraia Cristina Weidman Baltruk |
DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS E PÓS-PANDÊMICO: POR ONDE ANDAM OS LETRAMENTOS DIGITAIS?” | |
Vanessa Silva Almeida |
IMPACTOS DO PERÍODO PANDÊMICO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM TURMA DE ALFABETIZAÇÃO | |
Sandra dos Santos Andrade, Luciana Piccoli, Brenda Rosana Goulart |
O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino | |
Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
O CONTROLE DO TRABALHO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA PANDEMIA: A FALÁCIA DO PRODUTIVISMO | |
Mara Rubia Aparecida da Silva, Cecídia Barreto Almeida |
OS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA: relato de uma experiência | |
Sineide Cerqueira Estrela, Maria Eurácia Barreto Andrade |
TECNOLOGIAS DIGITAIS PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: revolução tecnológica e as possibilidades no chão da escola | |
Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Eugênia Antunes Dias |
As dificuldades em relação a alfabetização e letramento e as consequências na aprendizagem após isolamento social | |
Marcela Alves, Adriana Sousa, Hellen Cristina Monteiro |
DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Hebe Duarte Andrade Maluf Resende, AIRA SUZANA MARTINS |
Letramento e ensino remoto em escolas rurais: práticas de leitura | |
Leila Beatriz Almeida Santos, Áurea da Silva Pereira Santos |
REFLEXÕES SOBRE A ROTINA ESCOLAR NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL SOB O OLHAR DE QUATRO PROFESSORAS ALFABETIZADORAS | |
Juliane de Oliveira Alves Silveira, Gabriela Medeiros Nogueira |
TEXTOS AUTORAIS DE CRIANÇAS: ALFABETIZAÇÃO PÓS- PANDEMIA EM RONDÔNIA | |
Jocilene Macedo da Silva Almeida, Marcia Machado de Lima, Alenita Rodrigues da Silva |