Alfabetização e políticas públicas
| AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA: implicações para o ensino da leitura e formação de leitores no 2º ano do ensino fundamental | |
| Schirlen Pancieri Lima, Cleonara Maria Schwartz |
| CURRÍCULO COMO TERCEIRA MARGEM: questionando os sentidos de currículo no PNLD 2022 | |
| Isabele Lacerda Queiroz, Jéssica Couto e Silva do Nascimento, Carolina Duarte Pandini Liporage |
| PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise do curso “Práticas de produção de textos” | |
| você Daniela Silva, Senhora Ferraz Leal |
| A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES FRENTE A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: uma análise do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba/PA | |
| Gislayne Carvalho Pires, Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Micheli Silva dos Santos |
| ALFABETIZAÇÃO: discurso oficial e desdobramentos do Projeto Conquista Maceió para a recuperação e recomposição de aprendizagens | |
| Vivian Souza Lima, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| ANÁLISE DA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO “ALFA EM AÇÃO” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARITUBA/PA: impactos e desafios | |
| Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Gislayne Carvalho Pires, Luiz Augusto Soares Mendes |
| GT SAMAÚMA: por uma política de livro e leitura infantojuvenil no Portal da Amazônia | |
| SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO |
| MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) | |
| Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes |
Alfabetização e história
| A ESCOLA E AS DESCOBERTAS: lembranças de alfabetização | |
| Diana Lusa |
| A Cartilha maternal e o Método João de Deus em Belém do Pará | |
| Fabio Fujiyama da Fontoura, Elizabeth Orofino Lucio |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| OS SENTIDOS DA LEITURA E DA ESCRITA PRESENTE NAS FALAS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUBÚRBIO CARIOCA | |
| Izabel Cristina Costa de Faria, Elizabeth Orofino Lucio |
Alfabetização e infância
| OU ISTO OU AQUILO: Proposições metodológicas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita | |
| Gildene Lima de Souza Fernandes, Manoilly Dantas de Oliveira |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| A DIMENSÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ALFABETIZAÇÃO: uma construção possível do projeto de escola | |
| Rosimeri Jorge Silva, Patricia de Simas Pinheiro, JIlvania Lima dos Santos Bazzo |
| ECOS DA LEITURA DE LITERATURA INFANTIL NEGRA NAS VOZES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL | |
| Manoilly Dantas de Oliveira, Gildene Lima de Souza Fernandes, Juliana de Melo Lima, Alessandra Cardozo de Freitas |
| FORMAÇÕES EM LINGUAGEM PARA PROFESSORES: O PAPEL DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ALETRA/UFRGS | |
| Ana Paula Rigatti-Scherer, Clarice Staub Lehnen |
| MEMÓRIA E ALFABETIZAÇÃO – CIRCUITOS DA DOCÊNCIA EM APRENDIZAGEM | |
| Gracielle Boing Lyra, nelita Bortolotto |
| PRESSUPOSTOS DA TEORIA DE LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI: interfaces com o processo de alfabetização | |
| Vanda Helena Loureiro |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| Atividades diversificadas para a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: um olhar para além dos níveis de escrita | |
| Flaviana Bernardo Costa, Neidyana Silva Oliveira, Adriana Leite Limaverde Gomes |
| FORMAÇÃO DOCENTE E RESIDENCIA PEDAGÓGICA: Imersão no Campo Da Prática Pedagógica | |
| Wanderléa Damásio Mauricio, Vera Regina Lucio, Andreia De Dem Machado |
| ORIGAMI E (RE)CONTO: DO ENCANTAMENTO À PRODUÇÃO DE SENTIDOS NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL | |
| Flávia Cristina da Silva Lena, JULLIETTE GOMES DA SILVA |
| ABORDAGEM DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO: princípios e concepções | |
| Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Guitel, Rafael Scheidt |
| DE QUAL LINGUAGEM, DOCÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO FALAM OS PROFESSORES E PROFESSORAS? Reflexões acerca do processo de alfabetização de crianças. | |
| Camila Besen Koch, MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR |
| O TRABALHO COM A LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA E INTERDISCIPLINAR | |
| Evanilza Ferreira Silva, Mariete Souza Amorim Lima, Tatiane Castro Santos, Nadson Araujo Santos |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
| ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM E CULTURA ESCRITA : Entre Leituras e afetos | |
| alreny lima da rocha, Elizabeth Orofino Lúucio |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
| PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| sr ECIONE FELIX DE LIMA, SRA Yzynya Silva Rezende Machado, SRA Maria Cristina Leandro de Paiva |
| UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PÓS PANDEMIA | |
| Sra Maria Cristina Leandro de Paiva, sra Yzynya Silva Rezende Machado, Sr Ecione Félix de Lima |
| PRÁTICA DE UMA ALFABETIZADORA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO: "crer que eles são capazes" | |
| Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Silvana Maria Bellé Zasso, Luíse Penning Pereira |