Alfabetização e políticas públicas
| AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CONSTRUÍDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PÓS BNCC | |
| Welessandra Aparecida Benfica, Renata Paiva Gonçalves |
| OBJETOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS À APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PRECONIZADOS NA BNCC | |
| Leila Nascimento Silva, Érica de Santana Galvão |
| ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: O QUE DIZEM OS SUJEITOS DESSA AÇÃO? | |
| Maély Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Giovanna Rodrigues Cabral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
| NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias | |
| Débora Ortiz de Leão, Helenise Sangoi Antunes, Priscila Michelon Giovelli, Liliane Goreti Portinho Cruz, Thaieni Mazetto Costa |
| A CONCEPÇÃO DE SUJEITO BAKHTINIANA E UM DIÁLOGO SOBRE A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS (CEAA): algumas aproximações | |
| Polyanna Silva Goronci |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS NA PANDEMIA DO COVID-19: análise de vídeos no YouTube | PDF () PDF |
| Tatiane Felix Guimarães, Hector Renan da Silveira Calixto, Fabienne Valença da Rocha |
Alfabetização e infância
| A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL | |
| Laura Correia Guimarães, Stela Victório Faustino |
| Imaginar e Brincar: a leitura literária e as ações imaginárias da brincadeira | |
| Jacqueline da Silva Gonçalves, Vanessa Ferraz Almeida Neves |
| Experiências literárias na primeira infância: relatos de leitura literária no CAp-UFRJ | |
| CRISTIANE SUZART COP GUIMARAES |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: encontros e desencontros | |
| Nakita Ani Guckert Marquez, Dalva Maria Alves Godoy |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| O papel do livro infantil no processo de alfabetização: a leitura e a escrita como apropriação e construção de sentidos | |
| Gabriele Damin de Souza, Fabiana Giovani |
| O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA AS CRIANÇAS: O QUE OS LIVROS DE LITERATURA TÊM A OFERECER? | |
| Letícia Kondo, Cyntia G. G. Simões Girotto |
| HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia | |
| Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| ESCUTA DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES EM CLASSES MULTISSERIADAS EM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO | |
| Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas, Liliane Goreti Portinho Ortiz, Thaieni Mazetto Costa |
| DO ALFABETIZAR AO ALFABETIZAR LETRANDO: UM SALTO QUALITATIVO | |
| Claudia Pereira Gomes, Cristina Sales Cruz |
| DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto? | |
| Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral |
| A PROFISSÃO DOCENTE E A INCLUSÃO OS DESAFIOS E SEUS DILEMAS | |
| Maria Taiza Galdino Vieira |
| CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR ALFABETIZADOR NA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO CURSO DE PEDAGOGIA | |
| Neli neli.gai@unoesc.edu.br Gai Pereira |
| FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A ALFABETIZADOR/A: uma análise da ANPEd Nacional. | |
| Andréa de Souza Gois, Marilane Maria Wolff Paim |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| MÉTODOS PARA ALFABETIZAR: O QUE SABEM E DIZEM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES? | |
| Érica Raiane de Santana Galvão, Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| REFLEXÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
| Natiély Ramyla de Almeida Ferreira Nobre, Tatiane Zabala Gomes |
| ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO: escrita de definição de palavras durante a alfabetização | |
| Eliana Guimarães Almeida, Clenice Griffo |
| MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA COMUNIDADE POMERANA | |
| Berwaldt Gowert Gowert Madia Berwaldt |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
| ENSINANDO A COMPREENDER: frutos da adaptação de um material didático | |
| Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Juliane Dutra da Rosa Silvano, Dalva Maria Alves Godoy |
| RESSIGNIFICANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Suely Norberto Gomes |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: (des)encontro e (re)invenção da prática | |
| Viviane Caline de Souza Pinheiro, Érica Raiane de Santana Galvão, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| Projeto Ananse: Ampliando repertório literário em tempos de Ensino Remoto | |
| Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani |
| Itinerários de alfabetização em tempos de pandemia | |
| Caroline Brandelli Garziera, Mariana de Souza Arieta |
| Projeto Ananse: Ampliando repertório literário em tempos de Ensino Remoto | |
| Ana Lúcia Machao, Fabiana Giovani |
| Alfabetização em tempos de pandemia: desafios enfrentados pelo/as professores/as para ensinar as crianças a ler e escrever por meio da abordagem pedagógica remota | |
| Gabriela Ribeiro Gomes, Lismara Bastos Paiva, Nandyara Souza Santos |
| Ensino Remoto Emergencial: com a voz o gestor municipal | |
| Gabriela Medeiros Nogueira, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Silvana Maria Bellé Zasso, Barbara Cordeiro Borges, Michele Alaise Flores Borges |
| ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: fragmentos de uma experiência vivenciada com turma de 1º ano de uma escola pública | |
| Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
| O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências | |
| Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Leticia Gabrieli Vivian Garcia |