Alfabetização e políticas públicas
| O TRATAMENTO DA ORALIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA NO PNLD 2019 | |
| Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa |
| A influência dos simulados de avaliação em larga escala para a rotina das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental | |
| Rebeca Talia Ximenes Parente, Maria José Barbosa |
| AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: a potencialidade discursiva dos dados e das limitações de uma avaliação em larga escala | |
| Dhietelly Morghana Almeida Santos, Marina Prestes Silva, Renata Sperrhake |
| A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL: retrocesso e resistência docente | |
| Gilceane Caetano Porto, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus |
| O BLOCO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BREVES, PARÁ: PROBLEMAS ADIADOS? | |
| Lenilson Corrêa Pureza, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira |
| LIVROS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: políticas públicas e a questão da qualidade | |
| Mônica Correia Baptista, Mariana Parreira Lara do Amaral, Camila Souza Petrovitch |
| O PNAIC NO CAMPO DAS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: evidências das pesquisas stricto sensu (2014-2019) | |
| Teina Nascimento Lopes, Renata Helena Pin Pucci |
| NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias | |
| Débora Ortiz de Leão, Helenise Sangoi Antunes, Priscila Michelon Giovelli, Liliane Goreti Portinho Cruz, Thaieni Mazetto Costa |
Alfabetização e infância
| LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo. | |
| MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA, douglas almeida de oliveira, SELMA COSTA PENA |
| A LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a prática pedagógica | |
| Taiane Passos da Silva, Helena Santiago dos Santos de Sant Anna, Andréa Pessôa dos Santos |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| CONTRIBUIÇÕES DA EJA PARA A CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DE SUJEITOS ALFABETIZADOS E LETRADOS | |
| Daniela Penha Monteiro Brito Pavini, Filomena Elaine Paiva Assolini |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| ALFABETIZAÇÃO PARA SER MAIS: a escrita-autêntica como processo ontológico | |
| DILZA ALVES RODRIGUES, Carlos Jorge Paixão |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: políticas, concepções e práticas | |
| Vitoria Raquel Pereira de Souza |
| PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
| Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
| ENSINO DA ORALIDADE: abordagem da dimensão Valorização dos Textos de Tradição Oral nos cadernos do PNAIC 2013. | |
| Julia Teixeira Souza, ANA CLAUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA |
| ALFABETIZAÇÃO INDÍGENA: o que dizem os professores alfabetizadores? | |
| Vitoria Raquel Pereira de Souza |
| Formação Continuada: práticas pedagógicas materializadas no processo de alfabetização | |
| Patricia Simas Pinheiro, ROSIMERI JORGE SILVA |
| A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO FORMA DE INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Viviane Dias Pereira, Alba Regina Battisti de Souza |
| Formação de professoras alfabetizadoras no Rio Grande do Sul: análises a partir de uma pesquisa bibliográfica | |
| Renata Sperrhake, Luciana Piccoli |
| FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A ALFABETIZADOR/A: uma análise da ANPEd Nacional. | |
| Andréa de Souza Gois, Marilane Maria Wolff Paim |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| DIREITOS DAS CRIANÇAS: Garantindo aprendizagens no processo de alfabetização | |
| Sérgio Renato Pinto, Walter Silva Braga, Luiza Pereira Silva, Márcia Cristina Nascimento da Silva, Wilson Oliveira Andrade |
| QUAL O LUGAR DA ORALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO? | |
| Márcia Vânia Silvério Perfeito, Vânia Márcia Silvério Perfeito |
| AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO | |
| Vânia Márcia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira-Mendes, Márcia Vânia Silvério Perfeito |
| MÉTODOS PARA ALFABETIZAR: O QUE SABEM E DIZEM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES? | |
| Érica Raiane de Santana Galvão, Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| O TRATO COM A HETEROGENEIDADE NAS AULAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS. | |
| VANESSA BRANDÃO PEREIRA |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
| PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS MULTIFACES: a importância da alfabetização na perspectiva do letramento para as crianças com câncer | |
| EMANUELLE DA SILVA FERREIRA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA |
| O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS | |
| Selma Costa Pena, Ana Lídia da Conceição Ramos Maracahipe |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
| Discursos de Alfabetização no Brasil: do método ao ensino remoto | |
| Alice Oliveira Pacheco |
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: (des)encontro e (re)invenção da prática | |
| Viviane Caline de Souza Pinheiro, Érica Raiane de Santana Galvão, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EM DIFERENTES CONTEXTOS | |
| Danieli Dias da Silva, Tamires Pereira Duarte Goulart |
| ENSINO REMOTO: relato de experiência no ensino fundamental anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino. | |
| MARIA GENI Geni Pereira Bilio, Cleonice Terezinha Fernandes |
| ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR: desafios e possibilidades | |
| Katiúscia Pereira da Silva Anjos, Fernanda Reis de Almeida |
| A avaliação da alfabetização no contexto do ensino remoto: uma análise a partir dos grupos focais da pesquisa Alfabetização em Rede | |
| Luciana Piccoli, Renata Sperrhake, Sandra dos Santos Andrade |
| Alfabetização em tempos de pandemia: desafios enfrentados pelo/as professores/as para ensinar as crianças a ler e escrever por meio da abordagem pedagógica remota | |
| Gabriela Ribeiro Gomes, Lismara Bastos Paiva, Nandyara Souza Santos |
| O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências | |
| Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Leticia Gabrieli Vivian Garcia |
| ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: relatos de vivência no Programa Residência Pedagógica em busca de uma educação humanizadora | |
| Rosiane Tavares Santos, Marcia Maria Pereira da Silva, Natátia Alves de Lima Pinto, Rosalina Dias Rodrigues, Silvana Alves da Silva Bispo |
| ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: recursos para impulsionar a aprendizagem | |
| Michelle Perpétuo Pais Bernardo Pereira |
| PROPOSTAS PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA NO MBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: a consciência fonológica e o ensino da leitura e produção de textos | |
| Melina Poiatti Nogueira, Sulamita Oliveira Sousa |