Alfabetização e políticas públicas
| ENTRE LIVROS E LEITURAS, A CIDADE QUE SE QUER CIDADÃ: implicações e imbricações da Lei 13.696/2018 com a alfabetização na cidade de Belém | |
| SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO |
Alfabetização e história
| ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL – O ESTADO DO CONHECIMENTO: histórias e memórias no Ceale/FaE/UFMG | |
| Juliano Guerra Rocha, Francisca Izabel Pereira Maciel |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS NA PANDEMIA DO COVID-19: análise de vídeos no YouTube | PDF () PDF |
| Tatiane Felix Guimarães, Hector Renan da Silveira Calixto, Fabienne Valença da Rocha |
Alfabetização e infância
| “O DIREITO DAS CRIANÇAS É FAZER COISAS IMPORTANTES”: o trabalho com a linguagem verbal na Educação Infantil | |
| Adriana Santos da Mata, ALESSANDRA GUIMARÃES RODRIGUES |
| O trabalho pedagógico na Educação Infantil: Alfabtização em foco | |
| Maria Silvia de Moura Librandi da Rocha, CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO |
| MTSK – CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO | |
| Cleonice Terezinha Fernandes, José Carrillo Yánez, Nuria Climent Rodriguez |
| LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – O QUE PENSAM E O QUE FAZEM ALGUMAS PROFESSORAS NESSA ETAPA? | |
| Silvanne Ribeiro |
| LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: intervenções, sentidos e práticas | |
| Andrea Rodrigues Dalcin |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| ALFABETIZAÇÃO PARA SER MAIS: a escrita-autêntica como processo ontológico | |
| DILZA ALVES RODRIGUES, Carlos Jorge Paixão |
| LEITURA E ESCRITA: recursos para o processo de alfabetização | |
| ECIONE FELIX DE LIMA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: lições que aprendi com professoras alfabetizadoras experientes | |
| JULIANA BRUNS, PEDROSO, RITA BUZZI RAUSCH |
| PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
| Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
| A QUEM CABE ALFABETIZAR? Narrativas docentes sobre formação inicial e continuada dos professores das infâncias e suas experiências no cotidiano escolar | |
| Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: a formação inicial diante de novos desafios | |
| EVERTON VIEIRA RIBEIRO, Kerlly Pires Costa Sousa |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS REPERCUSSÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA NO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES | |
| Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Ribeiro |
| ENUNCIADO COMO OBJETO DE ENSINO: observação de aula no 2º ano do Ensino Fundamental | |
| Daniele Aparecida Russo |
| Alfabetização em Sergipe: análise de livro didático com base no Sistema Scliar de Alfabetização | |
| Marileia Silva dos Reis |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
| A CASA DA MINHA INFÂNCIA, UM AMBIENTE ALFABETIZADOR: do abraçar uma letra a outra às reminiscências das memórias afetivas | |
| Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro TORTORELLI, Zelia Inez Lázaro RODRIGUES |
| Alfa e Beto uma proposta didática em questão | |
| Bruna Vanessa Ramos |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
| Aprendendo a ser professor(a) em tempos de pandemia:língua, leitura, literatura, diversidade e contextos humanos. | |
| Lais Tredicci Lopes, Ana Carolina Araujo Ricardo |
| DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DE UMA PROFESSORA INICIANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
| Taís Barbosa Rodrigues |
| ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR: desafios e possibilidades | |
| Katiúscia Pereira da Silva Anjos, Fernanda Reis de Almeida |
| ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA: vivências do estàgio supervisionado no ensino remoto | |
| Rejane souza Ribeiro de Cristo, BRUNA SANTOS ROCHA, MASSAI BARRETO LIMA |
| DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | |
| Marina Quadrado Salva, Rachel Moreira Almeida Rodrigues |
| A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO: o que dizem e fazem os Orientadores Pedagógicos | |
| Lais Ribeiro Canuto, Marcelle Rodrigues, Angélica Silvestre Pereira Ferreira |
| ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS TURMAS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2020 E 2021: construindo trajetórias possíveis | |
| Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Simone Ribeiro, Alesandra Maia Lima Alves |
| PIBID – CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
| Karinne Luzia Rodrigues |
| Problematizando o trabalho com poema no ensino remoto | |
| Syler Jean Vieira Alves Nogueira, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues |
| DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PELO WHATSAPP | |
| MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO |
| SALA DE AULA INVERTIDA: uma experiência de ensino com estudantes dos anos iniciais no ensino remoto em uma escola pública do Distrito Federal, o caso Flor de Mel | |
| Cília Cardoso Rodrigues da Silva, Suene Marques Costa |
| ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: relatos de vivência no Programa Residência Pedagógica em busca de uma educação humanizadora | |
| Rosiane Tavares Santos, Marcia Maria Pereira da Silva, Natátia Alves de Lima Pinto, Rosalina Dias Rodrigues, Silvana Alves da Silva Bispo |