Alfabetização e políticas públicas
ENTRE LIVROS E LEITURAS, A CIDADE QUE SE QUER CIDADÃ: implicações e imbricações da Lei 13.696/2018 com a alfabetização na cidade de Belém | |
SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO |
Alfabetização e história
ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL – O ESTADO DO CONHECIMENTO: histórias e memórias no Ceale/FaE/UFMG | |
Juliano Guerra Rocha, Francisca Izabel Pereira Maciel |
Alfabetização, diversidades e inclusão
LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS NA PANDEMIA DO COVID-19: análise de vídeos no YouTube | PDF () PDF |
Tatiane Felix Guimarães, Hector Renan da Silveira Calixto, Fabienne Valença da Rocha |
Alfabetização e infância
“O DIREITO DAS CRIANÇAS É FAZER COISAS IMPORTANTES”: o trabalho com a linguagem verbal na Educação Infantil | |
Adriana Santos da Mata, ALESSANDRA GUIMARÃES RODRIGUES |
O trabalho pedagógico na Educação Infantil: Alfabtização em foco | |
Maria Silvia de Moura Librandi da Rocha, CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO |
MTSK – CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO | |
Cleonice Terezinha Fernandes, José Carrillo Yánez, Nuria Climent Rodriguez |
LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – O QUE PENSAM E O QUE FAZEM ALGUMAS PROFESSORAS NESSA ETAPA? | |
Silvanne Ribeiro |
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: intervenções, sentidos e práticas | |
Andrea Rodrigues Dalcin |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
ALFABETIZAÇÃO PARA SER MAIS: a escrita-autêntica como processo ontológico | |
DILZA ALVES RODRIGUES, Carlos Jorge Paixão |
LEITURA E ESCRITA: recursos para o processo de alfabetização | |
ECIONE FELIX DE LIMA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: lições que aprendi com professoras alfabetizadoras experientes | |
JULIANA BRUNS, PEDROSO, RITA BUZZI RAUSCH |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
A QUEM CABE ALFABETIZAR? Narrativas docentes sobre formação inicial e continuada dos professores das infâncias e suas experiências no cotidiano escolar | |
Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: a formação inicial diante de novos desafios | |
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, Kerlly Pires Costa Sousa |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS REPERCUSSÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA NO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES | |
Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Ribeiro |
ENUNCIADO COMO OBJETO DE ENSINO: observação de aula no 2º ano do Ensino Fundamental | |
Daniele Aparecida Russo |
Alfabetização em Sergipe: análise de livro didático com base no Sistema Scliar de Alfabetização | |
Marileia Silva dos Reis |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
A CASA DA MINHA INFÂNCIA, UM AMBIENTE ALFABETIZADOR: do abraçar uma letra a outra às reminiscências das memórias afetivas | |
Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro TORTORELLI, Zelia Inez Lázaro RODRIGUES |
Alfa e Beto uma proposta didática em questão | |
Bruna Vanessa Ramos |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
Aprendendo a ser professor(a) em tempos de pandemia:língua, leitura, literatura, diversidade e contextos humanos. | |
Lais Tredicci Lopes, Ana Carolina Araujo Ricardo |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DE UMA PROFESSORA INICIANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Taís Barbosa Rodrigues |
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR: desafios e possibilidades | |
Katiúscia Pereira da Silva Anjos, Fernanda Reis de Almeida |
ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA: vivências do estàgio supervisionado no ensino remoto | |
Rejane souza Ribeiro de Cristo, BRUNA SANTOS ROCHA, MASSAI BARRETO LIMA |
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | |
Marina Quadrado Salva, Rachel Moreira Almeida Rodrigues |
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO: o que dizem e fazem os Orientadores Pedagógicos | |
Lais Ribeiro Canuto, Marcelle Rodrigues, Angélica Silvestre Pereira Ferreira |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS TURMAS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2020 E 2021: construindo trajetórias possíveis | |
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Simone Ribeiro, Alesandra Maia Lima Alves |
PIBID – CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Karinne Luzia Rodrigues |
Problematizando o trabalho com poema no ensino remoto | |
Syler Jean Vieira Alves Nogueira, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PELO WHATSAPP | |
MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO |
SALA DE AULA INVERTIDA: uma experiência de ensino com estudantes dos anos iniciais no ensino remoto em uma escola pública do Distrito Federal, o caso Flor de Mel | |
Cília Cardoso Rodrigues da Silva, Suene Marques Costa |
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: relatos de vivência no Programa Residência Pedagógica em busca de uma educação humanizadora | |
Rosiane Tavares Santos, Marcia Maria Pereira da Silva, Natátia Alves de Lima Pinto, Rosalina Dias Rodrigues, Silvana Alves da Silva Bispo |