Alfabetização e políticas públicas
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: discursos em disputa | |
| Fernanda de Araújo Frambach |
| A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS INTERFACES FRENTE A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: uma análise do Projeto Alfa em Ação no município de Marituba/PA | |
| Gislayne Carvalho Pires, Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Micheli Silva dos Santos |
| ANÁLISE DA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO “ALFA EM AÇÃO” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARITUBA/PA: impactos e desafios | |
| Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Gislayne Carvalho Pires, Luiz Augusto Soares Mendes |
| MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) | |
| Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes |
| UMA PROPOSTA DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM EM REDE: possibilidades com testagens diagnósticas a partir da psicogênese da Língua Escrita | |
| Carine Daiana Binsfeld, Caroline Leonhardt Romanowsk, Michelle Turra, Laura Pippi Fraga |
Alfabetização e história
| A EMERGÊNCIA DA UNESCO E DE SUA CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO: o ideário de educação fundamental no pós-Segunda Guerra Mundial | |
| Martinho Guilherme Fonseca Soares |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Ser e estar incluso no proceso de alfabetização | |
| Glécia Fernanda Caetano Fernandes Nasario, Tania Regina da Rocha Unglaub |
| INTERCULTURALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE: o lúdico como estratégia de inclusão linguística de migrantes | |
| Lia Gomes e Carvalho e Oliveira, Yasmin Postiga da Fonseca |
Alfabetização e infância
| ALFABETIZAÇÃO PELA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: assunção à cidadania | |
| Silvane Friebel |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| LEITURA LITERÁRIA COMO ESTÍMULO À FORMAÇÃO LEITORA: contribuições do livro didático | |
| Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Anabela Rute Kolmann Ferrarini |
| A ESCRITA DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Louriete Ribeiro de Araújo, Ana Clarissa Gomes de França, Milena Paula Cabral de Oliveira |
| AS NOVAS SUPERFÍCIES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
| Margarete Nunes, Wendell Fiori de Faria, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Tatiane Castro dos Santos |
| Contação de histórias, Artes Visuais e alfabetização: relato de experiência | |
| Miriam Fonte Bôa Ferrraz |
| O UNIVERSO DA LIGUANGEM ORAL E ESCRITA NA EI: Uma questão de direito | |
| Maria Wenny Franco Feitosa, Hadassa Araújo Carvalho, Daniele Dorotéia Rocha da silva de Lima |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: um estudo das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação do Pará | |
| Vitoria Raquel Pereira de Souza, Petrônio Cavalcante, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira |
| ECOS DA LEITURA DE LITERATURA INFANTIL NEGRA NAS VOZES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL | |
| Manoilly Dantas de Oliveira, Gildene Lima de Souza Fernandes, Juliana de Melo Lima, Alessandra Cardozo de Freitas |
| FORMAÇÃO ESTÉTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma questão (para a área da) Didática? | |
| Caroline Fanizzi, Jilvania Lima dos Santos Bazzo |
| Os adultos também aprendem: o lugar das crianças na formação de professores das infâncias | |
| ANA CRISTINA CORREA FERNANDES |
| PROFESSORES ALFABETIZADORES NO BRASIL: uma análise do programa tempo de aprender | |
| CLARA SILVA FRANÇA, JOSIANE DOS SANTOS VILHENA |
| AS PRETINHAS SÃO AS MELHORES QUE HÁ: uma proposta de formação de coordenadores pedagógicos no Município de Santa Maria/RS | |
| Laura Pippi Fraga, Caroline Leonhardt Romanowski, Carine Daiana Binsfeld, Michelle Turra |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MARICÁ: caminhos e diálogos da alfabetização no cenário atual | |
| Alessandra Iguassú da Fonseca |
| FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES EM CURSO: Uma experiência em rede | |
| Rita de Cássia Prazeres Frangella |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| ALFABETIZAR LETRANDO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE SUAS PRÁTICAS | |
| Iure Coutre Gurgel, Adriana Fernandes Ferreira, Marcos Roberto da Silva Cavalcante |
| AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO LIVRO MAIS DISTRIBUÍDO NO ESTADO DE SANTA CATARINA | |
| Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Dalva Maria Alves Godoy |
| NAS ASAS DA LITERATURA INFANTIL: vivências com crianças em fase de alfabetização e o prazer pela leitura, escritura e oralidade | |
| Débora Fernandes Fontes, Izaira Aparecida Da Silva, Aleth Da Graça Amorim |
| O PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO: escrita significativa e desenvolvimento cultural. | |
| Pollyanna Garcia Geraldo Fecchi, Ana Lúcia Horta Nogueira |
| OS ATOS DE LER E DE ESCREVER: concepções e práticas presentes nas aulas do Ensino Fundamental I | |
| Adriana Jesuino Francisco |
| Sequência didática com jogos de alfabetização e textos de tradição oral: um relato de ações do Laboratório de Alfabetização e Letramento em turmas de 2° ano do ensino fundamental | |
| Isadora Cristina Silva Felipe, Letícia Lima da Silva, Daniela Freitas Brito Montuani, Maria José Francisco De Souza |
| TECENDO UMA GINCANA INESQUECÍVEL: quando ler e escrever se tornam uma aventura | |
| CristinaFreund Spolidoro Freund, Andressa Folly Fonseca, Letícia Tavares Cyrillo, Adriane Fernandes da Silva |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
| Pedagogia hospitalar: o planejamento escolar no processo de alfabetização das crianças com câncer | |
| EMANUELLE FERREIRA |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
| OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO COM A COEXISTÊNCIA DO ENSINO REMOTO E O PRESENCIAL | |
| Carmen Regina Gonçalves Ferreira |
| PANDEMIA DA COVID-19: Panorama da educação especial em turmas de alfabetização em cidades de Minas Gerais | |
| Duanne Antunes Bomfim, Flávia Emily Viegas dos Santos, Marco Antônio de Melo Franco |
| PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| sr ECIONE FELIX DE LIMA, SRA Yzynya Silva Rezende Machado, SRA Maria Cristina Leandro de Paiva |
| UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PÓS PANDEMIA | |
| Sra Maria Cristina Leandro de Paiva, sra Yzynya Silva Rezende Machado, Sr Ecione Félix de Lima |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: os desafios para trazer sentido à aprendizagem da leitura | |
| Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Samara Maria Fernandes |
| PROPOSIÇÕES PARA O ENSINO DA ESCRITA E REESCRITA DE TEXTO EM CONTEXTO DE PANDEMIA | |
| CRISTIANE BATISTIOLI VENDRAME, ARRAIS LACANALLO FIGUEIREDO |