Alfabetização e políticas públicas
| Campanhas nacionais de alfabetização de adultos (1947-1963) | |
| Polyanna Silva Goronci |
| MÉTODO FÔNICO: O “NOVO-VELHO” CAMINHO À ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA NOS DISCURSOS DE ALFABETIZADORES | |
| Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
| REVISITANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROGRAMAS FEDERAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS | |
| Giovanna Rodrigues Cabral, Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
| POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM A LER E ESCREVER NA ESCOLA: relações e reflexões. | |
| Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
| PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: consolidação das práticas proficientes para o alcance de uma aprendizagem significativa | |
| Hislan Gomes de Almeida Rodrigues, Andrea Rodrigues Dalcin, Vanessa Sotelo da Silva, Tatiany Gomes dos Santos, Luciana Ribeiro Teixeira Oliveira, Renata Fernandes Gomes Olaia, Katerine Chagas Camargo Garcia |
| TEMPO DE APRENDER O QUÊ? A luta por significar o alfabetizar na Política Nacional de Alfabetização | |
| Phelipe Florez Rodrigues, Sonia de Oliveria Martins, Emerson Bezerra Vidal Gomes |
Alfabetização, diversidades e inclusão
| Implicações da falta de regularidade na forma de nomear a profissional de apoio escolar | |
| Luíse Robaski Gregory |
Alfabetização e infância
| “NÃO COMPREENDIA BEM O SENTIDO”: as pesquisas sobre a linguagem escrita na Educação Infantil | |
| Elizangela Silva Mesquita, Adriana Leite Limaverde Gomes |
| O QUE AS CRIANÇAS DE 5 ANOS PENSAM SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA? | |
| Maryelen Evilly Reis de Amorim, Elizangela Gonzaga Rosa, Adriana Alves Fausto Gama |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
| CATEGORIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O PROGRAMA DE ESCRITA INVENTADA NA EJA | |
| Juliane Gomes de Oliveira |
| OS ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DE RETORNO PRESENCIAL | |
| Juliane Gomes de Oliveira, Simone de Assis Costa |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
| ASPECTOS GRÁFICO-EDITORIAIS PRESENTES EM OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
| A Carla Maria Gomes Cordeiro |
| FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIIO: a biblioteca comunitária como espaço da cultura escrita para crianças | |
| senhora Santos Gama |
| PEQUENOS AUTORES, GRANDES ESTRELAS: um projeto de letramento onde o aluno é protagonista | |
| Juliane Dias Guillen |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
| LEMBRANÇAS DA ALFABETIZAÇÃO - as escritas de si como potencialidades na formação docente | |
| Josélia Gomes Neves |
| OFICINAS DE JOGOS : posssibilidades formativas no âmbito da alfabetização | |
| Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti |
| CÍRCULO DE LEITURA: a literatura na formação de docentes da Educação Básica | |
| Eliana Guimarães Almeida, Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto, Beatriz Iva de Sales |
| Recriando saberes através dos contos literários: A literatura infantil como mola propulsora para uma alfabetização encantadora. | |
| Keila Aparecida Gonçalves, Rubia Helena Naspolini Coelho, Sarah Oliveira Hiller, Josiane Silva Gomes |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
| A TEORIZAÇÃO DA VIDA VIVIDA PELA LINGUAGEM POR UM ALFABETIZANDO | |
| Fabiana Giovani |
| Alfabetização como processo discursivo: depois das pedras, o verbo | |
| Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani |
| ALFABETIZAR LETRANDO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE SUAS PRÁTICAS | |
| Iure Coutre Gurgel, Adriana Fernandes Ferreira, Marcos Roberto da Silva Cavalcante |
| Emprestando asas para voar através de Manoel de Barros: alçando voos literários na leitura e escrita de crianças | |
| Flaviane Flaviane Silva, Mônica Regina Santos, Keila Aparecida Gonçalves |
| PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO CONBALF | |
| Rafaela Elert Strelow, Laura Vitória Gomes, Camily Alves San Martin |
| VESTÍGIOS DE UMA ESCRITA INICIAL: a constituição dos gêneros discursivos através do Paradigma Indiciário em produções de crianças em fase de alfabetização | |
| Daniela Campregher, Fabiana Giovani |
| ABORDAGEM DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO: princípios e concepções | |
| Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Guitel, Rafael Scheidt |
| ALFABETIZAÇÃO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA. Vivências em uma escola pública de Castanhal-PA | |
| JAQUELINE CASSIA GOMES DO NASCIMENTO, Marinalva Santos Silva |
| Consciência fonêmica para que(m)? | |
| DALVA MARIA ALVES GODOY |
| O INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O PAPEL DO AMBIENTE ALFABETIZADOR | |
| Klegillen Canelas, Isabella Paim, Amanda Gama, Leonan Castro |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
| ENSINO REMOTO: Desafio docente em uma escola do campo | |
| Berwaldt Gowert Gowert Madia Berwaldt |
| ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | |
| Giovanna Rodrigues Cabral, Caroline Souza Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
| IMPACTOS DO PERÍODO PANDÊMICO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM TURMA DE ALFABETIZAÇÃO | |
| Sandra dos Santos Andrade, Luciana Piccoli, Brenda Rosana Goulart |
| ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: a perspectiva de um trabalho híbrido e de formação do professor alfabetizador | |
| Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Elizabeth de Jesus Romeu Garcia, Giovanna Rodrigues Cabral |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: os desafios para trazer sentido à aprendizagem da leitura | |
| Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Samara Maria Fernandes |
| PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: o ensino não presencial no município de Itabirito/MG | |
| Daniela De Carvalho Pena Gonçalves, Paula Cristina De Almeida Rodrigues, Janaína Oliveira Gonçalves |