Alfabetização e políticas públicas
Campanhas nacionais de alfabetização de adultos (1947-1963) | |
Polyanna Silva Goronci |
MÉTODO FÔNICO: O “NOVO-VELHO” CAMINHO À ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA NOS DISCURSOS DE ALFABETIZADORES | |
Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos |
REVISITANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROGRAMAS FEDERAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS | |
Giovanna Rodrigues Cabral, Maely Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM A LER E ESCREVER NA ESCOLA: relações e reflexões. | |
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: consolidação das práticas proficientes para o alcance de uma aprendizagem significativa | |
Hislan Gomes de Almeida Rodrigues, Andrea Rodrigues Dalcin, Vanessa Sotelo da Silva, Tatiany Gomes dos Santos, Luciana Ribeiro Teixeira Oliveira, Renata Fernandes Gomes Olaia, Katerine Chagas Camargo Garcia |
TEMPO DE APRENDER O QUÊ? A luta por significar o alfabetizar na Política Nacional de Alfabetização | |
Phelipe Florez Rodrigues, Sonia de Oliveria Martins, Emerson Bezerra Vidal Gomes |
Alfabetização, diversidades e inclusão
Implicações da falta de regularidade na forma de nomear a profissional de apoio escolar | |
Luíse Robaski Gregory |
Alfabetização e infância
“NÃO COMPREENDIA BEM O SENTIDO”: as pesquisas sobre a linguagem escrita na Educação Infantil | |
Elizangela Silva Mesquita, Adriana Leite Limaverde Gomes |
O QUE AS CRIANÇAS DE 5 ANOS PENSAM SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA? | |
Maryelen Evilly Reis de Amorim, Elizangela Gonzaga Rosa, Adriana Alves Fausto Gama |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
CATEGORIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O PROGRAMA DE ESCRITA INVENTADA NA EJA | |
Juliane Gomes de Oliveira |
OS ALFABETIZANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DE RETORNO PRESENCIAL | |
Juliane Gomes de Oliveira, Simone de Assis Costa |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
ASPECTOS GRÁFICO-EDITORIAIS PRESENTES EM OBRAS LITERÁRIAS MAIS REQUISITADAS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
A Carla Maria Gomes Cordeiro |
FORMAÇÃO DE LEITOR LITERÁRIIO: a biblioteca comunitária como espaço da cultura escrita para crianças | |
senhora Santos Gama |
PEQUENOS AUTORES, GRANDES ESTRELAS: um projeto de letramento onde o aluno é protagonista | |
Juliane Dias Guillen |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
LEMBRANÇAS DA ALFABETIZAÇÃO - as escritas de si como potencialidades na formação docente | |
Josélia Gomes Neves |
OFICINAS DE JOGOS : posssibilidades formativas no âmbito da alfabetização | |
Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Andréia Osti |
CÍRCULO DE LEITURA: a literatura na formação de docentes da Educação Básica | |
Eliana Guimarães Almeida, Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto, Beatriz Iva de Sales |
Recriando saberes através dos contos literários: A literatura infantil como mola propulsora para uma alfabetização encantadora. | |
Keila Aparecida Gonçalves, Rubia Helena Naspolini Coelho, Sarah Oliveira Hiller, Josiane Silva Gomes |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
A TEORIZAÇÃO DA VIDA VIVIDA PELA LINGUAGEM POR UM ALFABETIZANDO | |
Fabiana Giovani |
Alfabetização como processo discursivo: depois das pedras, o verbo | |
Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani |
ALFABETIZAR LETRANDO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE SUAS PRÁTICAS | |
Iure Coutre Gurgel, Adriana Fernandes Ferreira, Marcos Roberto da Silva Cavalcante |
Emprestando asas para voar através de Manoel de Barros: alçando voos literários na leitura e escrita de crianças | |
Flaviane Flaviane Silva, Mônica Regina Santos, Keila Aparecida Gonçalves |
PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO CONBALF | |
Rafaela Elert Strelow, Laura Vitória Gomes, Camily Alves San Martin |
VESTÍGIOS DE UMA ESCRITA INICIAL: a constituição dos gêneros discursivos através do Paradigma Indiciário em produções de crianças em fase de alfabetização | |
Daniela Campregher, Fabiana Giovani |
ABORDAGEM DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO: princípios e concepções | |
Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Guitel, Rafael Scheidt |
ALFABETIZAÇÃO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA LÚDICA. Vivências em uma escola pública de Castanhal-PA | |
JAQUELINE CASSIA GOMES DO NASCIMENTO, Marinalva Santos Silva |
Consciência fonêmica para que(m)? | |
DALVA MARIA ALVES GODOY |
O INÍCIO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O PAPEL DO AMBIENTE ALFABETIZADOR | |
Klegillen Canelas, Isabella Paim, Amanda Gama, Leonan Castro |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
ENSINO REMOTO: Desafio docente em uma escola do campo | |
Berwaldt Gowert Gowert Madia Berwaldt |
ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | |
Giovanna Rodrigues Cabral, Caroline Souza Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
IMPACTOS DO PERÍODO PANDÊMICO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM TURMA DE ALFABETIZAÇÃO | |
Sandra dos Santos Andrade, Luciana Piccoli, Brenda Rosana Goulart |
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: a perspectiva de um trabalho híbrido e de formação do professor alfabetizador | |
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Elizabeth de Jesus Romeu Garcia, Giovanna Rodrigues Cabral |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: os desafios para trazer sentido à aprendizagem da leitura | |
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Samara Maria Fernandes |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: o ensino não presencial no município de Itabirito/MG | |
Daniela De Carvalho Pena Gonçalves, Paula Cristina De Almeida Rodrigues, Janaína Oliveira Gonçalves |