Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Alfabetização e políticas públicas

POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA): diálogos sobre a formação docente PDF
Fernanda Duarte Araújo Silva, Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves
A Alfabetização de Crianças No Brasil e o Ods4: Alguns Apontamentos PDF
Alcione Aparecida de Azevedo
“POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)” E O SILENCIAMENTO DO LETRAMENTO PDF
Darlize Teixeira de Mello, Bruna Bissolotti Disegna, Bárbara dos Santos Alves
DIRETRIZES E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização PDF
VIVIENE DE PAULO DE MELO
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL: retrocesso e resistência docente PDF
Gilceane Caetano Porto, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO APROVADO PELO PNLD (2007 – 2016): um estudo sobre o ensino do sistema de escrita alfabética PDF
Risocleide Aparecida Maria Da Silva, Alexsandro Da Silva
O PNLD E OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: algumas reflexões PDF
Helena Santiago de Sant Anna, Taiane Passos da Silva, Andréa Pessôa dos Santos
REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: O currículo como revés e a ideia de qualidade na educação PDF
Nataly da Costa Afonso, Jade Juliane Dias
PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? PDF
Simone Lindolfo da Silva
PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? PDF
Simone Lindolfo da Silva

Alfabetização e história

“Tudo está em tudo”: o desafio da Panecástica na alfabetização no Brasil. PDF
SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE
A ESCOLA NOVA E OS TESTES ABC DE LOUENÇO FILHO PDF
MARIA ADRIANE DA SILVA BARROZO
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: entre histórias e memórias PDF
Terezinha Bazé de Lima, REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, Alan Silus

Alfabetização, diversidades e inclusão

JOGAFRICANDO: o jogo e a arte em prol da alfabetização, numeramento e produção artístico-textual. PDF
Renata Jurema Vieira, Alan Alex de Souza Silva, Anderson Palmela Machado, Glória da Penha Candido Martins, Milena Mansim, Rayane do Prado Gomes da Silva, Alexandre Euzébio Torres
Professor, Monitor e Aluno com Deficiência Intelectual: interações necessárias PDF
MÔNICA MENIN MARTINS, MARIA LÚCIA SUZIGAN DRAGONE
A construção das escritas (in)visíveis no diálogo com alunos(as)do Projeto de Correção de Fluxo idade-série PDF
Simone Andrade D'Oliveira
O ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: inclusão x exclusão PDF
Soraya Gonçalves Celestino da silva, Fábia Souza de Sena, Evangelina Maria Brito de Faria
A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino PDF
Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda
PERCURSO DO ENSINO DE LITERATURA NA RPEMG PDF
Ricardo Pinto de Paula

Alfabetização e infância

“O DIREITO DAS CRIANÇAS É FAZER COISAS IMPORTANTES”: o trabalho com a linguagem verbal na Educação Infantil PDF
Adriana Santos da Mata, ALESSANDRA GUIMARÃES RODRIGUES
ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas em debate PDF
Adriana Santos da Mata, ANA CRISTINA CORRêA FERNANDES, ANDRÉA RELVA DA FONTE
LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo. PDF
MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA, douglas almeida de oliveira, SELMA COSTA PENA
CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ACERCA DA ABORDAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Ana Paula de Jesus Capistrano, Liane Araujo
PRÁTICAS DA CRIANÇA PARTICIPANTE E A ESCUTA DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Queila Cristina de Oliveira
LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência da palavra no espaço PDF
Lilane Maria de Moura Chagas, Caroline Machado
A ESCOLA, FAMÍLIA E EXTREMA POBREZA PDF
Maria Dorotéa Costa de Oliveira

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

“AINDA NÃO”: Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias e Suas Implicações no Processo de Aprendizagem PDF
Wanderléa Pereira Damásio Maurício

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

A apropriação do sistema notacional alfabético por crianças da EMEB Silva Freire: um processo de escuta e interação PDF
Rosa Maria de Albuquerque
O papel do livro infantil no processo de alfabetização: a leitura e a escrita como apropriação e construção de sentidos PDF
Gabriele Damin de Souza, Fabiana Giovani
O USO DO APLUCATIVO EDU EDU NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: CONTRIBUIÇÕES E ENTRAVES PDF
Esther Meireles Do Nascimento
“EU APRENDI A LER NO GOOGLE”: um relato sobre o uso de rotações por estação no ciclo de alfabetização PDF
Nara Meurely Moraes Ferreira, Elaine Vieira de Almeida
APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar PDF
Maria Alice Junqueira de Almeida
APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar PDF
Maria Alice Junqueira de Almeida, Maria Alice Junqueira de Almeida
A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: análises de uma experiência PDF
MARIA APARECIDA DE AGUIAR DEMARIA
HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia PDF
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente
ACERVOS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que contam as pesquisas? PDF
Úrsula Gabriela Dantas de Menezes, Denise Maria de Carvalho Lopes
LEITURA E ESCRITA: recursos para o processo de alfabetização PDF
ECIONE FELIX DE LIMA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: da construção à mobilização de saberes PDF
Francicleide Cesário de Oliveira
ESCUTA DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES EM CLASSES MULTISSERIADAS EM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO PDF
Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas, Liliane Goreti Portinho Ortiz, Thaieni Mazetto Costa
ALFABETIZAÇÃO COMPREENDIDA ENQUANTO PRÁTICA DISCURSIVA PDF
Angela Rita Christofolo de Mello
EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE PDF
Leonor Scliar Cabral, Rosiene Omena Bispo, Silvania Santana dos Santos
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): teoria e prática na formação de Rede para saberes profissionais da docência PDF
Wanderléa Pereira Damásio Maurício, Lourival José Martins Filho
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG PDF
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino
A formação linguística da professora alfabetizadora PDF
Grasiela de Oliveira Darski, Maria Aparecida Lapa de Aguiar
ALFABETIZAÇÃO NO ACRE: cenários, desafios e perspectivas da/para a formação dos professores e práticas escolares PDF
Tatiane Castro dos Santos
PROGRAMA MAIS FORMAÇÃO DOCENTE: experiências de alfabetização multifacetada no ensino remoto PDF
Dedilene Alves de Jesus
PRÁTICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS EM RELATOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO SOMA - PB PDF
Fábia Sousa de Sena, Jocielle Sousa de Alfredo, Soraya Gonçalves Celestino da Silva, Rubeny Ramalho dos Santos, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS NO COTIDIANO DA ALFABETIZAÇÃO PDF
Paula Pires da Silva, Silvana Maria Bellé Zasso
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
DIEGO CAMARA DE LIMA, Shirleide Pereira da Silva Cruz
ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA: reflexões sobre o curso ABC PDF
Cristiane Perol da Silva
LITERATURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: impactos do Pibid e do RP na formação inicial de professores PDF
Kenia Adriana de Aquino, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

O Letramento nas Atividades Remotas da Educação Infantil PDF
Priscila da Rosa Lescano Dias, Thaise da Silva
APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Tatiane Cigott Figueiredo Moritz, Greice Ferreira da Silva
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PDF
FLÁVIA SIMÕES DE MOURA
TRAVESSIAS NO ENSINO REMOTO: relatos sobre possibilidades e desafios em busca de um processo de alfabetização produtor de sentidos PDF
Marta Patrícia Peixoto Duarte de Deco, Elaine de Barros Manhanini Sampaio
TRAJETÓRIAS DE ESCRITA E A DOCÊNCIA: entrelaçando sentidos e práticas no contexto de uma sala de educação infantil PDF
Elaine Vieira de Almeida, Maria Alda de Lavor Freire
MÉTODOS PARA ALFABETIZAR: O QUE SABEM E DIZEM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES? PDF
Érica Raiane de Santana Galvão, Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos
PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO PDF
Regina Maria da Silva Delduque
A PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA SOBRE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO (2013-2019) PDF
Aline Gomes de Souza, Alexsandro da Silva
Alfabetização e Literatura Infantil: um diálogo pai d'égua PDF
Nádia Farias da Silva Pantoja

Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos

ORGANIZAÇÃO DE TURMA HOMOGÊNEA: UMA ANÁLISE DAS ANGÚSTIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO PDF
Aparecida Dias de Oliveira Torres
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CAMPO: uma análise da produção acadêmica PDF
Mikelle Nunes de Lima Meneses, Elaine Luciana Sobral Dantas, Denise Maria de Carvalho Lopes
A GESTÃO PARTICIPATIVA: O CASO DA ESCOLA FRANCISCO XAVIER EM HORIZONTE-CE PDF
Karla Meneses Farias, Maria Dorotéa Costa de Oliveira

Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas

A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência com o primeiro ano PDF
Ariane Simão de Souza
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EM DIFERENTES CONTEXTOS PDF
Danieli Dias da Silva, Tamires Pereira Duarte Goulart
RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO FÍSICO DA SALA DE LEITURA – NOVAS FORMAS DE LER E INTERPRETAR O TEXTO ESCRITO PDF
Idê Moraes dos Santos, Lilian Gracieli Knoblok Rodrigues
TEM ALGUÉM ALFABETIZANDO AQUI?Inquietações de professoras alfabetizadoras frente ao ensino remoto PDF
Magda Dezotti, Patrícia Gonçalves Nery, Welessandra Aparecida Benfica, Daniela Perri Bandeira
OS DESAFIOS PARA ALFABETIZAR NO ENSINO REMOTO: A realidade no Sul do Amazonas PDF
Adriana Francisca de Medeiros
OS DESAFIOS NOS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro, Douglas Almeida de Oliveira, Maria Josefina Ferreira da Silva
A IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS SP E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA PDF
Vania Lizie da Silva Lima, Milka Helena Carrilho Slavez
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: desafios do trabalho pela tela do celular PDF
Maria Alice Junqueira de Almeida
ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA: vivências do estàgio supervisionado no ensino remoto PDF
Rejane souza Ribeiro de Cristo, BRUNA SANTOS ROCHA, MASSAI BARRETO LIMA
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA: percepções e possibilidades vivenciadas por professores de escolas públicas PDF
Helena Cristina da Cruz Ruiz, Neusa Banhara Ambrosetti
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: do planejamento à prática pedagógica virtual PDF
Aurinete Alves Nogueira, Aleandra de Paiva Nepomuceno, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles, Michelly Matos Araújo
A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios em tempos de pandemia PDF
Silvana Bellé Zasso, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Juliane Alves Silveira, Paula Pires da Silva, Milena Severo Estima, Milene Gonzalez Lopez Bandeira
ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM UMA TURMA DO 1º/2º ANOS NO CONTEXTO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE PDF
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Nandyara Souza Santos Sampaio
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: fragmentos de uma experiência vivenciada com turma de 1º ano de uma escola pública PDF
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas
MEMÓRIAS DA/NA QUARENTENA: vislumbrando a autoria na escrita em sala de aula virtual PDF
Cláudia Cristina ANDRADE, Beatriz Donda
O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências PDF
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Leticia Gabrieli Vivian Garcia
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CONTEXTO PANDÊMICO: sentidos e processos de desenvolvimento e aprendizagem da produção do texto escrito como uma atividade social e cognitiva PDF
Flaviana Demenech
ENSINO REMOTO E ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de práticas pedagógicas no contexto de pandemia PDF
ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA, SILVANA DOS SANTOS SILVA
O ALFABETIZAR LETRANDO NAS VIDEOAULAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência do ensino municipal de Curitiba em 2020 PDF
Vânia Gusmão Dobranski, Ana Lucia Maichak de Gois Santos
A EFICÁCIA OU A REMEDIAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTAS: o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos eixos da apropriação do SEA – Sistema de Escrita Alfabética PDF
Rosemeire Reis Ribeiro da Costa