ST2 ENSINO DE HISTÓRIA NO TEMPO PRESENTE
Projeto memória PIBID História UFRJ: “narrativas de si”, formação docente e ensino de História | |
Viviane Grace Costa, Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Mariana Oliveira Amorim |
A Educação Patrimonial e a Catedral de São Pedro em Rio Grande/RS: perspectivas através do ensino de História | |
William Adão Ferreira Paiva |
ST3 ESCOLARIZAÇÃO MÉDIA NO TEMPO PRESENTE
Estudos Sociais como área integradora: notas preliminares sobre os Ginásios Vocacionais (São Paulo, 1961-1969) | |
Yomara Feitosa Caetano de Oliveira Fagionato |
Os cantores, a viagem à lua e a favela – uma experiência de ensino de língua portuguesa nos ginásios vocacionais durante a ditadura militar | |
Idê Moraes dos Santos, Daniel Ferraz Chiozzini |
ST4 GÊNERO, FAMÍLIA E INFÂNCIA NO TEMPO PRESENTE
Meios de comunicação, segurança nacional e a defesa da “moral e bons costumes”: uma análise de escritos da Escola Superior de Guerra (1964-1985) | |
Ana Rita Fonteles Fonteles Duarte |
ST5 GÊNERO, SEXUALIDADE E MOBILIDADES NO TEMPO PRESENTE
Gênero, sexualidade e família nos romances da escritora Adelaide Carraro (1964-1985) | |
Adriana Fraga Vieira |
Música, mulher, uísque e folia: a representação da mulher no jornal O Guaíba durante os carnavais da década de 70 | |
Ricardo Figueiró Cruz |
ST6 HISTÓRIA POLÍTICA E TEMPO PRESENTE: BRASIL E AMÉRICA LATINA
Cinquenta Anos do Golpe Civil-Militar: ordem cívica e ilegalidade no início do governo ditatorial no Brasil (1964-1965) | |
Cristina Ferreira |
Verdade de gênero no Brasil: uma análise do acervo do Grupo de Trabalho sobre gênero na CNV (2013-2014) | |
Paula Franco |
Frente Brasileira de Informações: imprensa e resistência no exílio | |
Greyce Falcão do Nascimento |
ST7 MEMÓRIAS DA DIÁSPORA AFRICANA NAS AMÉRICAS
Educação para as relações étnico-raciais: a questão do livro didático | |
Yvie Cristina Favero de Souza |
ST9 TEMPO PRESENTE, POLÍTICAS DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL NAS AMÉRICAS
Redes de saberes e interculturalidade: interconexões entre educação, patrimônio cultural, políticas públicas, decolonialidade e direitos humanos | |
Carla Ferreira Cruz |
"O vandalismo veste todos os trajes": derivas brasileiras e portuguesas do conceito de "vandalismo" e as versões e subversões da ordem patrimonial | |
Diego Finder Machado |